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Jorge Paulo Lemann: “Nosso negócio não é cerveja, nem hambúrguer ou ketchup, é gente”

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Jorge Paulo Lemann: "Nosso negócio não é cerveja, nem hambúrguer ou ketchup, é gente"

Foi como um encontro de sócios: confira as principais lições de Jorge Paulo Lemann sobre cultura de alta performance e gestão de pessoas que inspiraram os empreendedores da rede da Endeavor. 

Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Um dos fundadores do 3G Capital, Jorge Paulo Lemann é conhecido pelas gigantes aquisições realizadas nos últimos anos e pelo apurado senso de oportunidade, que deram a ele e seus sócios o controle de grandes companhias como a Kraft Heinz, o Burger King e a maior cervejaria do mundo: a AB InBev.

Podem passar os anos, mudar o foco dos investimentos e até o valor das aquisições, mas uma coisa Jorge Paulo Lemann sempre acreditou:

Quem faz uma empresa são as pessoas

Com esse tema em mente, não faltaram perguntas relacionadas à cultura e gestão no bate-papo que ele fez com empreendedores e mentores da rede da Endeavor neste ano.

Veja algumas das principais lições desse papo!

1) Nós não criamos novos negócios. Criamos novas oportunidades para as pessoas crescerem

“Nós temos treinamento de trainees e gente muito jovem porque queremos ter pessoas dentro de casa que são capazes de realizar o crescimento que nós acreditamos ser possível. Nossa máquina depende sempre de gerar oportunidades para os jovens que treinamos, que são excepcionais e têm muita sede por desafios. É por isso que nós somos sempre obrigados a inventar novidades que dão oportunidades para as pessoas que trabalham conosco. Talvez seja essa a razão de termos todo ano mais de 100 mil candidatos a trainee para as 40 vagas da Ambev.”

2) Reúna o time certo e você vai andar mais rápido

“É difícil fazer alguma coisa sozinho. Juntando o time certo você anda mais rápido e vai mais longe. Quando eu comecei no mercado financeiro, com grandes bancos dominantes e sem muito espaço, a oportunidade que vi foi atrair a melhor equipe possível: Claudio Haddad, Beto [Sicupira], Marcel [Telles], André Lara Resende…Pessoas excepcionais que ajudaram a construir o negócio.”

3) Em uma cultura, tem que ter competitividade e colaboração

“O ideal é uma mistura das duas [competição e colaboração], mas também é importante mensurar qual você quer ver mais presente. A Ambev atrai quem gosta de competir e esse estilo tem funcionado bastante. Mas, mesmo por lá, os bônus dependem dos resultados gerais, o que faz as pessoas cooperarem entre si para que todos atinjam os resultados. É preciso adaptar sua empresa para a cultura que der mais resultados.”

4) Na aquisição de novas empresas, sempre surge uma cultura híbrida

“Nas empresas que adquirimos, entrevistamos os executivos principais, apresentamos a nossa cultura e eles apresentam a deles. Então, entendemos o que dá para modificar e adaptar. Na Heinz, por exemplo, uma empresa de 10 mil funcionários, levamos 50 pessoas, conversamos com quem estava lá e chegamos em uma cultura comum. Nesse processo, muitas pessoas mais antigas foram embora, por isso foi mais fácil implementar algo mais próximo do que nós somos mesmo com apenas 50 pessoas.”

Confira os melhores momentos da conversa!

“Nosso negócio é gente”

 

“Empreendedorismo e educação fazem um país”

“Adoraria ser um empreendedor de tecnologia”

O que Lemann admira em Beto Sicupira e Marcel Telles

Para se aprofundar:

Guga para Lemann: “Vibra na minha cabeça essa obrigação de trazer coisas boas ao meu país”

Day1 de J. P. Lemann: O que não aprendi em Harvard

Ferramenta | Formação de equipes empreendedoras

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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2 Comentários

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  1. Tarcisio de Negreiros Bomfim - says:

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    JPL, acompanho seu desempenho desde o seu destaque no tênis. Acompanhei o Garantia na aquisição da Brahma. Parabéns pelos resultados alcançados até agora. Considerando que o “seu negócio é gente” como entender “..Na Heinz, por exemplo, uma empresa de 10 mil funcionários, levamos 50 pessoas, conversamos com quem estava lá e chegamos em uma cultura comum..” ? 50 levam 10 mil para uma cultura comum!

  2. Edmour José Saiani Junior - says:

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    Sério? Mas sério mesmo? E alguém acredita nessa manchete? Ouvi o Marcel Telles uma vez dizer que o modelo deles funciona em negócios burros. Esteira e caminhão. Quando gente entra no meio para produzir, entregar e fazer contato com os clientes a coisa é outra. É só olhar para o que acontece nas Americanas. Não evolui e involui há década. Para de brincar com os desavisados.