Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Jamais desista do seu propósito

LoadingFavorito

O preparo e uma base sólida são a receita para superar os desafios e alcançar o sucesso.

Chegamos ao segundo semestre e a pergunta que paira no ar é: “Será que alcançaremos a meta anual da nossa empresa?”. Para compartilhar com vocês este momento de dúvidas e expectativas, farei um paralelo com o que enfrentei, enfrento e enfrentarei ao longo da minha carreira como colaborador, gestor, diretor e empreendedor.

Desde o início da minha formação, carrego comigo uma frase proferida pelo meu principal mentor: “Filho, trate sempre com igualdade qualquer pessoa independente da classe social, credo, religião…”. E até hoje tenho esta lição como alicerce em minha vida.

Por que iniciei o texto desta forma? Pois, para que possamos alcançar e superar quaisquer desafios, precisamos ter ao nosso lado pessoas que confiem em nós e que acreditem em um propósito maior, o qual se traduz no sucesso de todos a nossa volta.

Quando qualquer pessoa ingressa em uma empresa, sem dúvida possui um sonho. Este sonho, de alguma forma, será alcançado por meio do emprego, da sociedade empresarial, ou por outra forma de inclusão em uma organização.

Desse momento em diante, o que contará serão as atitudes: tanto as nossas quanto as de nossos líderes e subordinados, que estão e estarão ali para dar o melhor de si, desde que a recíproca seja verdadeira.

Algo que observo constantemente são os líderes tentando fazer com que as pessoas se insiram por si mesmas no contexto da organização e que se auto planejem, auto motivem, auto etc. No entanto, cada um de nós precisa ter aquele brilho nos olhos, aquele ídolo profissional, aquela pessoa que nos inspira e que a cada segunda-feira nos faz sair de casa pensando: “Quero um dia ser igual ou melhor do que aquela pessoa”, mesmo que ela não esteja dentro da nossa empresa.

Quando alcançamos esse nível de paixão pelo que fazemos, o desafio de atingir metas audaciosas torna-se uma diversão – com muita responsabilidade, claro – mas tendo a certeza de que, com a força de todos ao nosso lado, tais desafios serão superados.

É preciso considerar também que a vida algumas vezes nos prega peças, descontinuando algo que estávamos construindo, mudando uma regra que até então estava clara, modificando todo um ambiente econômico estável, gerando um impacto inesperado na vida pessoal, entre outras mudanças, que, de uma forma ou de outra, tentam desviar o rumo do nosso propósito.

Neste momento, lembre-se de que o vento pode soprar em diversas direções e quem decide o rumo do barco é você! O comando do leme é seu, o comando das velas é seu. Portanto, jamais desista do seu propósito, por mais que o vento tente tirá-lo da rota.

Saiba ser flexível quando necessário, rígido quando a situação demandar e sempre sincero consigo mesmo. Entenda quais são os benefícios gerados por determinadas atitudes e quais são as alternativas, analise os custos para que algo seja realizado e ainda se, dentro de todo esse ambiente, a meta da organização será alcançada.

Diversas vezes, a solução está na nossa frente, mas, como não paramos para pensar e olhamos com muita frequência para o passado, nós nos esquecemos do futuro. Então, quando nos damos conta, muitos dias já se passaram – e não se assustem quando esses dias tornarem-se meses e o fim do ano uma realidade.

Para concluir, ainda há tempo de tomarmos o leme e as velas do nosso barco, jamais desistindo de nosso propósito. Lembrem-se do que nos ensinou Raul Seixas: “Um sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”.

Eduardo Bezerra é CEO da Exection, e conta com mais de 15 anos de experiência em conusultoria em gestão empresarial.

Leia mais:
Criando processos mais previsíveis
Os números falam. Como ouvi-los?
Executar é questão de sobrevivência!
Como envolver a equipe na Definição de Metas
Base de dados é a base de tudo

, Exection, CEO

Eduardo conta com mais de 15 anos de experiência em consultoria em gestão empresarial focada na busca por resultados perenes e execução dos projetos junto com os empreendedores e gestores, desde a Estruturação Organizacional até a Modelagem dos Processos que sustentam a estratégia. Sua experiência inclui ainda cargos de liderança em projetos em empresas de consultorias consagradas como INDG e TOTVS, é parceiro da Endeavor desde 2004. Ao longo de sua carreira atuou nos segmentos: manufatura, energia, bancos, saúde, logística, tecnologia, comunicação e mídia, entretenimento, luxo, educação, transporte aéreo, turismo e automotivo. Atualmente, é CEO da consultoria Exection - Executive In Action.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: