Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

ISO 9000: Gestão da Qualidade na prática

LoadingFavorito

Você sabe o que é e para que serve a ISO 9000? Entenda como essa certificação pode agregar muito valor para a sua empresa. 

Quando pensamos em melhorar processos de produção, estamos pensando em algo chamado gestão da qualidade. Quando você tem uma gestão voltada para a qualidade, significa que sua empresa se preocupa em desenvolver os processos mais econômicos e eficientes, mas também que a empresa opera dentro de elevados padrões de rigor técnico. A ISO 9000 é uma certificação que atesta o padrão de qualidade da sua empresa.

A ISO 9000 é composta por um grupo de normas técnicas que estabelecem esse modelo de gestão da qualidade. Para quem está com a dúvida, ISO é uma sigla para “International Organization for Standardization”, que significa Organização Internacional de Normalização. Trata-se de uma respeitada organização mundial, com sede em Genebra, que cuida mundialmente de padrões de normatização de procedimentos.

De maneira geral, a ISO tem normas para diferentes segmentos – de normas e especificações para produtos, matérias-primas, processos, e até mesmo serviços. Mas, o que popularizou a organização no mundo empresarial foi a norma 9000, que aborda normas para sistemas de gestão e garantia de qualidade dentro de empresas.

As normas previstas pelo ISO 9000 já passaram por uma série de revisões. Aqui no Brasil, a ABNT vem revisando essas normas e a previsão é que em outubro deste ano seja definida uma nova revisão da norma, para que seja cada vez mais moderna e alinhada às estratégias de cada negócio.

Sou obrigado a ter a ISO 9001?

Não, ninguém é obrigado. Ter ou não essa certificação é uma escolha de cada empreendedor. E ela também não tem nenhuma restrição quanto ao tamanho da empresa. Agora, estamos falando de uma norma internacionalmente reconhecida e respeitada e que, portanto, pode agregar muito para a imagem da sua empresa em relação aos seus stakeholders.

Outra coisa: se você compõe a Supply Chain de outra empresa maior – ou tem esse objetivo de vender para uma grande empresa – a possibilidade de ser cobrado pelo mercado em relação à essa certificação é grande. Isso pelo simples motivo de que as empresas que contratam fornecedores com ISO gastam menos com inspeção e controle de qualidade, por exemplo.

E vale o inverso: na hora de escolher um bom fornecedor, use como critério, também, se ele é certificado pela ISO 9000. Essa pode ser uma boa forma de passar a régua e levantar a qualidade do que lhe será ofertado.

OK, gestão para qualidade. Mas ainda estou confuso sobre para que serve, exatamente a ISO 9000?

Pode-se entender “qualidade” como o quanto a empresa foca sua operação na satisfação do cliente. A partir daí, podemos destrinchar os critérios de avaliação da certificação nos seguintes pontos:

  • comprometimento da empresa com a qualidade em todos os níveis da operação;
  • gerenciamento adequado e sustentável de Recursos Humanos e insumos para a operação;
  • procedimentos operacionais sistematizados e formalizados; e
  • monitoramento dos processos por meio de indicadores que possibilitem uma avaliação correta do desempenho

Como faço para me certificar e quanto vai custar?

Tudo isso depende do que precisará ser feito na sua empresa. Algumas já estão praticamente prontas, com processos bem definidos e uma cultura já estabelecida voltada para a qualidade. Outras nem tanto. E então, o processo de adequação às normas pode ser mais demorado e custoso.

Quando falamos custoso, estamos falando tanto de investimentos financeiros em treinamento da equipe e modernizacão de maquinário, quanto da contratação de um consultor especializado para orientar você e sua empresa nesse processo todo.

Nesse ponto, uma dica importante é escolher muito bem quem será esse seu consultor. Busque referências e converse com outras empresas que já estão certificadas e foram clientes da consultoria. Este não é um processo simples e óbvio, e você precisa estar bem assessorado.

Uma vez feito isso, a certificação só virá após a submissão à auditoria. Quem faz isso são empresas certificadoras (em geral empresa ligadas ao INMETRO), autorizadas pela ISO. Sim, é um processo bem rigoroso.

Histórias de sucesso do ISO 9000

Essa matéria da PEGN, traz uma história muito interessante de empresário que investiu para conquistar a certificação e saiu na frente. Em 1998, observando os resíduos das montadoras de automóveis da região metropolitana de Curitiba, o engenheiro florestal Humberto Cabral percebeu que poderia aproveitar embalagens descartadas para produzir novas caixas de madeira e dar uma guinada na sua empresa. Assim, a Embafort, sob a liderança do empreendedor, se empenhou para conquistar as certificações ISO 9000 e ISO 14.001 e ganhou como clientes as empresas que queriam valorizar os seus produtos.

De 1999 a 2005 a empresa dobrou o faturamento ano a ano e, em 2006, veio o reconhecimento internacional, quando a Embafort ficou entre as cinco melhores empresas do setor no ranking mundial elaborado pela London School of Economics. A empresa foi eleita referência em econegócios ao ser classificada em primeiro lugar na área de meio ambiente e em segundo na de desenvolvimento de projetos.

Bom, agora você já sabe o que é ISO 9000 e como essa certificação pode trazer vantagens para sua empresa. Boa sorte!

Leia mais:
Qualidade Total: o objetivo de todo empreendedor
O que realmente é qualidade do produto?

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: