Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Capital, experiência e relacionamento: com um investidor anjo, sua empresa está sempre bem acompanhada

LoadingFavorito
Capital, experiência e relacionamento: com um investidor anjo, sua empresa está sempre bem acompanhada

Um profissional experimentado, com espírito empreendedor e muito bem relacionado: conheça a figura do investidor-anjo, cuja contribuição para sua empresa vai muito além do capital financeiro

Se você acabou de montar um negócio, saiba que o assunto deste artigo te interessa – e muito. Na verdade, interessa mesmo se não for esse o seu caso. Pois aqui falaremos de um profissional experiente, com negócios já consolidados, que dispõe de capital para investir em novos empreendimentos e que, em troca deste aporte, espera um porcentual da empresa em que acreditou: é o investidor anjo, ou angel, nos Estados Unidos.

Nos EUA, os primeiros investidores anjo de uma empresa são simpaticamente denominados 3 Fs – family (família), friends (amigos) e fools (trouxas). Ou seja, pessoas que, com talvez a exceção dos trouxas, geralmente compõem o ciclo íntimo do empreendedor, mas que dificilmente contribuirão com algo além do dinheiro.

Aqui no Brasil, a figura do investidor-anjo ainda não é muito comum. São poucos os que correspondem a este perfil, mas o número vem aumentando lentamente, acompanhando o crescimento do mercado. De modo que esta tem se tornado uma tendência mais e mais recorrente.

Como um investidor anjo pode ser útil para mim?

Bem, digamos que a referência do nome às figuras celestiais, tocadoras de harpa e nossas companheiras e protetoras, não é por acaso. Afinal, o investidor-anjo é uma pessoa física que não apenas pode investir, por meio de capital próprio, na sua empresa nascente – desde que ela apresente um alto potencial de crescimento. O investidor anjo é alguém que preferencialmente vá te acompanhar, vá te apoiar no sentido de aumentar suas chances de sucesso.

Quão importante pode ser essa figura? Digamos apenas que, ao conseguir um investimento anjo, seu negócio receberá um enorme impulso, já que o investidor anjo contribui com muito mais do que apenas o capital financeiro.

Qual é o perfil ideal de um investidor anjo?

Investidores anjo costumam ser (ex-)empresários, empreendedores ou executivos que, após trilharem uma carreira de sucesso, acumularam capital suficiente para alocar uma parte a novos empreendimentos. Este número costuma variar entre 5% a 10% de seus patrimônios.

Porém, como dissemos, a ideia é que, além do investimento, o anjo agregue valor também com a própria experiência, com o conhecimento no campo dos negócios, e sobretudo com uma valiosa rede de relacionamentos. O investidor anjo deve ser participativo, conhecer a sua empresa e seu modo de gerenciar para contribuir de forma efetiva – afinal, o interesse (e o capital) é dele também.

Mas é importante enfatizar que este movimento não tem nenhum caráter filantrópico ou assistencialista. O investidor anjo vê a possibilidade de investir na sua empresa como negócio – pensando também, claro, no impacto econômico e social positivo causado pela geração de novas oportunidades de trabalho e renda.

No final, você vai perceber que as características mais valorizadas em um investidor anjo são mesmo a experiência e o networking. A conjunção destas características e do investimento é o que se chama smart money, ou dinheiro inteligente, já que isto poderá acelerar o crescimento da empresa que o recebe.

O que preciso fazer para receber um investimento anjo?

Nesta página do site Anjos do Brasil, encontramos algumas dicas importantes sobre como proceder para submeter seu projeto a um investidor anjo. Primeiro, alguns pré-requisitos.

1 – Geralmente, investidores anjo costumam investir em um negócio que:

  • Apresente algum tipo de inovação – seja no produto ou serviço, no processo de fabricação ou prestação, ou no modelo de negócio. Significa que seu negócio deve ter alguma diferenciação em relação a concorrentes diretos e indiretos.
  • Tenham um mercado potencial significativo. É necessário que se possa atingir um mercado grande o suficiente para valer a pena.
  • Tenha bom potencial de crescimento e de alta rentabilidade, também chamado de “escalável”. Isto significa que seu negócio deve poder crescer e ser replicado sem depender de profissionais especialistas ou de aumento no número de funcionários proporcional ao seu crescimento.
  • Não seja facilmente copiável, ou tenha uma “barreira de entrada” para concorrentes, isto é, que seu diferencial competitivo possa ser mantido frente a possíveis concorrentes.
  • Cujo valor do investimento não supere o limite de R$ 1 milhão; se o valor do investimento que procura é superior a R$ 1 milhão, o ideal é que você submeta seu projeto a fundos de investimento.
  • Precise do investimento exclusivamente para aporte da empresa; o capital não deverá ser usado para comprar participação de outros investidores e/ou dos sócios, nem poderá ser utilizado para pagamento de dívidas já existentes.

2 – Outra recomendação importante: o business plan é indispensável.

Afinal, para obter investimento, não basta ter apenas uma ideia e/ou um projeto de produto/invenção. É necessário um plano ou modelo de negócio bem estruturado.

E é altamente recomendável que você tenha ao menos um protótipo ou prova de conceito do seu produto (recomendamos a leitura deste artigo sobre MVP), e que ele tenha sido validado junto a potenciais clientes. Assim, além de aumentar o interesse dos investidores anjo, você valoriza seu negócio.

3 – Demonstre que conhece bem o seu negócio.

Isso implica realizar uma apresentação rápida (pitch) de 2 a 3 minutos e elaborar um sumário executivo de uma a duas páginas com as principais informações do negócio (produto, mercado, equipe, concorrentes, uso do capital). Só assim o potencial investidor poderá ter uma dimensão da oportunidade.

4 – Tenha um ou mais conselheiros

Esta é uma prática muito bem sucedida nos Estados Unidos. Ter um conselheiro significativo pode aumentar a chace do investidor anjo aportar capital para seu negócio.

Algum exemplo de investidor anjo no Brasil?

Claro. Como dissemos, esta ainda não é uma prática tão difundida no país. Mas felizmente cada vez mais empreendedores estão acreditando no potencial de nossas empresas nascentes, de modo que temos observado um número crescente de investidores anjo atuantes. De acordo com este artigo do investidor anjo Yuri Gitahy, temos os seguintes exemplos no Brasil, entre outros:

Nesta ferramenta do Movimento Empreenda é apresentado uma espécie de roteiro para facilitar o acesso a esse tipo de investidor e aumentar as chances de captação de recurso

Esperamos que este artigo tenha te ajudado. Agora, é ir atrás daquele que pode ser o investidor anjo do seu negócio!

Leia Mais:

Principais passos para ter um Investimento-Anjo

Passos para o Investimento-Anjo – II

O investimento-anjo no Brasil

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

3 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
  1. AGOSTINHO NETO - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Boa tarde, tenho comercio em Londres, quero transformar-lo em franquia, procuro investidores para me ajudar nessa nova fase. http://www.ifoodbrazil.com

  2. Aloisio Pombo de Miranda Santos - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Estou com dois livros prontos para editar e procuro alguma empresa que se interesse em patrocinar a impressão de 3000 livros cada.
    Ofereço a contracapa para a empresa expor seus produtos, além de: as páginas 4 e 5 uma para falar sobre os produtos e o prefácio.
    Títulos:
    A Estratégia e a Criação de Valor.
    Treine Vender.
    Prof. Adm. Aloisio Pombo, MSc.
    mova@aloisiopombo.com.br

  3. Joao Alvarez - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Boa tarde, sou desenvolvedor de produtos, gostaria de um investidor Anjo como eu faço??

Parceiros
Criação e desenvolvimento: