facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Do Instagram à Rock Content: 5 podcasts que revelam os bastidores de grandes negócios

LoadingFavorito
Do Instagram à Rock Content: 5 podcasts que revelam os bastidores de grandes negócios

Escute conversas exclusivas no podcast Canary Cast, do fundo Canary.

Criar um grande negócio, que gere impacto e tenha uma legião de clientes/consumidores/usuários/fãs é o sonho de muitos dos empreendedores. Só que, nessa jornada, há muitos percalços: pode ser que aquela ideia original não seja bem-recebida pelo mercado, obrigando a empresa a “pivotar” o negócio. Ou pode ser que o mercado nem exista direito na região, fazendo com que os empreendedores tenham a missão de “evangelizar” seu público sobre a validade da solução para um problema que as pessoas ou empresas nem pensavam que tinham. E, no meio disso tudo, é um desafio recrutar gente boa para materializar e executar o sonho.

A boa notícia é que outros empreendedores já passaram pelas mesmas situações e estão dispostos a compartilhar a experiência. Ouça alguns desses conselhos no Canary Cast, o podcast criado pelo fundo Canary, que tem entre os fundadores os Empreendedores Endeavor Florian Hagenbuch e Mate Pencz.

Você vai conhecer os bastidores de negócios como Instagram, Rock Content e DogHero, da boca dos próprios empreendedores, além de ouvir dicas sobre investimento e formação de times.

Confira os episódios e dê o play!

Mike Krieger (Instagram) — os bastidores da criação de um fenômeno

O Instagram, usado hoje por 800 milhões de pessoas por mês, surgiu de um projeto que não deu certo, o app Burbn (algo similar ao Foursquare). Mas não dá para dizer que a experiência é mal sucedida: os empreendedores Kevin Systrom e Mike Krieger perceberam que, se as pessoas não pareciam muito interessadas em fazer “check-in” nos lugares em que estavam, usavam bastante a função de colocar filtros nas fotos e compartilhá-las. Daí surgiu a ideia de fazer o pivot que deu origem ao app.

Neste bate-papo exclusivo, o brasileiro Mike Krieger compartilha os bastidores do crescimento do app e sua escalada rumo à escala global e dá conselhos sobre desenvolvimento de produto, gente (como atrair talentos sendo uma startup) e investimento.

“O empreendedor precisa sair do escritório, encarar as pessoas que vão ser seus usuários. O que nos mostrou que o Burbn não estava dando certo foi teste no mercado, sair para conversar.”

Fernando Gadotti (DogHero) — os segredos de criar um produto escalável

Criar um negócio escalável (em que a atividade — produção, vendas — cresce sem que os custos aumentem no mesmo ritmo) é o projeto de muitos empreendedores. Por isso, é comum que eles já pensem em automatização e ferramentas tecnológicas. Só que, no início da empresa, dada a falta de recursos (tanto financeiros quanto de gente), é preciso se concentrar justamente em “fazer coisas que não são escaláveis”, como ensina Paul Graham. O que vai ser automatizado e escalável no futuro tem que funcionar muito bem manualmente.

Neste podcast, o empreendedor Fernando Gadotti, cofundador da DogHero, algo similar a um Airbnb para cachorros, conta como fez isso na prática. Botando a mão na massa.

Diego Gomes (Rock Content) — o desafio de implantar um novo setor no Brasil

Nesta edição do podcast, Diego Gomes, cofundador da Rock Content, a principal empresa de marketing de conteúdo do Brasil, fala sobre o trabalho de praticamente fundar o setor no país. Um dos principais desafios foi atrair profissionais para uma atividade muito nova, com pouquíssima gente qualificada. Daí surgiram dois valores da companhia: aprender o tempo inteiro e também ensinar (tanto as pessoas quanto o mercado em si). A companhia, fundada em 2013, deve terminar o ano com 300 funcionários.

Ouça a conversa e veja as lições de Diego para formação de time, investimento e a estruturação das vendas de um negócio SaaS (Software as a Service).

Rodrigo Schmidt (ex-diretor de engenharia do Facebook e Luxe) – como estruturar um time de tecnologia

Como atrair talentos de tecnologia sendo uma empresa iniciante, sem os benefícios que podem ser oferecidos por uma grande organização? E que tipo de profissionais começar a recrutar: profissionais mais experientes ou apostar em novos talentos, que você possa treinar? E como motivar esse time?

Rodrigo Schmidt, profissional com passagens por Facebook, Instagram e Luxe, dá dicas preciosas sobre como cuidar do recurso mais precioso do seu negócio: gente.

Renata Quintini (sócia do fundo Lux) — o olhar do Vale do Silício sobre investimentos

Com grande experiência em investimentos em negócios de tecnologia, Renata Quintini compartilha, nesta edição do podcast, conselhos sobre a relação entre investidor e empreendedor. E quais são as possíveis ciladas dessa relação. Por exemplo, quem quem colocou dinheiro no negócio acabe interferindo demais na gestão. “Quem toca a empresa é o empreendedor. Meter-se demais é ruim”, aconselha ela. Veja as dicas dela sobre como iniciar e manter um relacionamento que seja benefício para as duas partes.

Para se aprofundar, veja também:

eBook | 5 Conselhos para se tornar um Empreendedor de Alto Impacto

Ferramenta | Planejamento Estratégico Pessoal

Autoconhecimento -CTA do Porta - 740x120 copiar 3

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário