Insurgentes e as disrupções silenciosas

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Como usar ataques de incumbentes a seu favor? Conheça o caso do Hilab!

A relação com a disrupção e o status quo é o que diferencia insurgentes de incumbentes. Incumbentes focam em sustentar a inovação: eles se preocupam em melhorar seus produtos e serviços para a parcela de clientes que gera mais demanda e lucro, superam as expectativas desse segmento e ignoram as necessidades de outros.

Aí vêm os insurgentes. Aqueles que olham para esse mercado mal endereçado e geram algo novo — uma solução disruptiva. Pra sobreviver, uma reação natural dos incumbentes é atacar, encontrar formas de deslegitimar ou proibir a solução melhor.

Foi o que aconteceu com Marcus Figueiredo, cofundador da Hi Technologies, quando eles lançaram o Hilab — um aparelho de diagnóstico remoto que permitiria a qualquer pessoa realizar exames em farmácias por baixo custo, e receber seus resultados em poucos minutos.

Marcus esperava realizar um lançamento cuidadoso, controlado, mas a notícia logo se espalhou. Para completar, uma pequena nota na IstoÉ Dinheiro se tornou uma das matérias mais lidas de 2017. Seu título? “Hilab, o terror dos laboratórios”.

E os grandes se sentiram ameaçados. Travaram uma batalha que culminou na apreensão dos aparelhos Hilab de todas as farmácias do Brasil, autorizada pela Anvisa.

Marcus poderia ter ido para a briga armado — com mobilizações agressivas e textão na imprensa, como qualquer um teria vontade de fazer. Mas ele conta que só venceu essa guerra (pelo menos por enquanto) por conta de três aprendizados desse processo, que durou dois anos: manter a transparência, a cabeça fria, e esperar o momento certo para contra-atacar.

“Estamos em 138 cidades. Tem Hilab em São Paulo, mas também no meio da Amazônia. E eu não teria conseguido nada disso se não fossem os laboratórios incumbentes.”

No vídeo com sua fala no Scale-up Summit 2019, conheça a história da vitória do Hilab e as dicas de Marcus para se manter insurgente frente às adversidades.