capa-elsa capa-elsa

ELSA: empoderando o aprendizado de línguas pelo mundo

Endeavor Global
Endeavor Global

A Endeavor é a rede formada pelas empreendedoras e empreendedores à frente das scale-ups que mais crescem no mundo.

O inglês da vietnamita Vu Van era bom o suficiente para levá-la à Universidade de Stanford. Mas, durante as aulas, ela descobriu que suas habilidades com a língua inglesa não eram suficientes.

Minhas opiniões na aula eram frequentemente desconsideradas porque os professores não conseguiam entender o que eu estava dizendo“, conta Vu Van. 

E ela não está sozinha. 

Hoje, mais de 1,5 bilhões de falantes de inglês são não-nativos, que lutam com a pronúncia, ritmo e fluência. Isso pode fazer com que percam grandes oportunidades em suas carreiras – e até na vida. 

Olhando para esse cenário – e sentindo a dor na pele – Vu Van teve uma ideia. 

E quando um desafio se revela ser um problema sistêmico, surge uma oportunidade de negócios de alto crescimento.

A solução do problema

Para resolver esse problema, Vu Van buscou parcerias e talentos no campo da inteligência artificial e reconhecimento de voz

Ela se conectou com seu professor, Xavier Aguerar, que é especialista e engenheiro líder em reconhecimento de voz, e ele topou embarcar nessa jornada com ela.

Em conjunto, fundaram a ELSA – English Language Speech Assistant -, uma assistente de língua inglesa, que usa inteligência artificial e reconhecimento de voz para acelerar a fluência de falantes estrangeiros.

A ELSA usa momentos da vida real – como pequenas conversas no trabalho, fazer uma apresentação, ir para uma entrevista de emprego ou comer em um restaurante – para que as pessoas possam aprender inglês na prática. 

O aplicativo pode reconhecer uma ampla gama de sotaques de língua inglesa e detectar erros de pronúncia com precisão de 95%. 

ELSA

Após o lançamento em 2015, a ELSA já cresceu significativamente. Em 2020, se juntou à rede Endeavor, atingindo quase 13 milhões de usuários, em mais de mais de 100 países. A scale-up agora tem escritórios no Vietnã, Índia, Portugal, Japão e Indonésia.

“A Endeavor foi crucial para ajudar na expansão geográfica no Brasil e no Vietnã e para desenvolver minha estratégia de vendas B2B e GTM“, conta Vu.

Além disso, em 2021, o Endeavor Catalyst estava entre os fundos que participaram de uma rodada da Série B de 15 milhões de dólares. “A Endeavor me apoia de diversas maneiras. Foi ela que me conectou com meu investidor principal do Series B, David Do, que é um Conselheiro da Endeavor Vietnã e Managing Partner da VIG“, completa Vu.

O investimento veio após marcos significativos, quando a ELSA praticamente dobrou sua base de clientes, aumentando a receita em aproximadamente 300% e introduzindo múltiplos aprimoramentos de produtos.

Isso aconteceu por causa do aumento do trabalho remoto. Não só as pessoas, mas também as empresas procuravam melhorar as habilidades de fala inglesa de seus funcionários, dando a oportunidade da ELSA fechar numerosas parcerias com corporações, incluindo a Globant e instituições educacionais em todo o mundo.

Como resultado desse crescimento, os esforços de Van permitiram a criação de espaços de trabalho, escolas e universidades mais diversos e inclusivos, onde pessoas de diferentes cidades, regiões e sotaques podem falar alto e claro.  

*Artigo original publicado no site da Endeavor Global