5 Dicas para um Negócio Focado em Inovação

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil Endeavor Brasil - Time de Conteúdo

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

A inovação constante é a melhor estratégia de sobrevivência para qualquer negócio, de startups a empresas tradicionais. Confira 5 dicas para inovar sempre.

Hoje em dia, o fluxo de novas informações é muito mais intenso do que anos atrás. Novidades surgem o tempo todo, solucionando problemas e permitindo o uso de recursos que jamais imaginaríamos em décadas passadas. Portanto, inovação é a palavra constante no mundo atual. Mas como criar um negócio que tenha como principal característica o “novo” em seu serviço ou produto?

Nesta lista de cinco conteúdos do Portal Endeavor, separamos para você algumas dicas imprescindíveis para quem quer inovar em seu modelo de negócio e fazer da sua empresa uma referência. As dicas vão desde como encarar a cultura e a forma de trabalho, captar recursos e identificar oportunidades até como manter-se em constante processo inovador. Confira!

1. Entenda as principais formas de se captar recursos. Atualmente, entre as principais linhas de fomento e apoio ao empreendedor, temos a FINEP, o BNDES e o CNPq. Roberto Alcântara, fundador da Angelus, explica as vantagens de desvantagens de cada uma delas. Leia mais!

2. Compreenda o potencial inovativo de seu produto. Procure analisar qual a relevância de seu produto regionalmente. Se é um exemplo trazido de fora e adaptado ao mercado brasileiro, por que ele não pode ser considerado tão inovador assim? Humberto Matsuda, da Performa Investimentos, dá sua opinião. Leia mais!

3. Identifique como tornar seu negócio mais rentável. Não tem como falar do que é novo sem pensar em termos como sustentabilidade e economia circular. Esse tipo de compromisso está atrelado aos negócios atuais mesmo que eles não sejam essencialmente voltados para causas sociais. Ana Ester Rossetto mostra quatro fatores que agregam valor ao produto. Leia mais!

4. Defina os KPI’s de inovação. Como transformar sua empresa em uma constante produtora de soluções inovadoras? O que é relevante em uma avaliação do nível de inovação de um negócio? O especialista em startups André Bianchi admite que é complicado, mas apresenta como estruturar essas métricas. Leia mais!

5. Aprimore sua cultura de inovação. Dave Goldberg, CEO do SurveyMonkey, tem muita experiência de quem vive a rotina da região mais próspera quando o assunto é empreendedorismo inovador: o Vale do Silício, nos EUA. Mas, como ele mostra nesta e-Talk em São Paulo, esta cultura não está presente em um só lugar, ela é um estado de espírito. Assista:


 

Por Vinícius Victorino, da equipe de Cultura Empreendedora – Endeavor Brasil.