facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Quando parece que tudo sobre inovação já foi dito, o que fazer? Inovar!

LoadingFavorito
Quando parece que tudo sobre inovação já foi dito, o que fazer? Inovar!

Empreendedorismo e inovação sempre caminharão lado a lado. E é para fomentar o seu espírito inovador que reunimos, aqui, alguns dos conteúdos mais bacanas sobre o assunto 

Pois é. Parando para analisar todos os artigos, e-books, workshops e demais conteúdos sobre inovação que já compartilhamos por aqui, a pergunta é inevitável: será que ainda sobra algo para falar a respeito do assunto? É cultura da inovação para cá, KPIs de inovação para lá, poder da inovação para cima, prática da inovação para baixo… sem dúvida a lista é longa. São mais de cem itens! Mas não poderia ser de outra forma, já que a natureza empreendedora está intimamente associada à prática de inovar, de pensar diferente.

Por isso, ao constatar que o assunto sempre esteve na nossa pauta, reunimos aqui o crème de la crème dos conteúdos que, ao longo destes últimos anos, viemos compartilhando. Uma retrospectiva, mesmo; um best hits.

Então, encare este texto não tanto como um artigo, mas como um guia para tudo aquilo de mais bacana sobre inovação que há no portal da Endeavor. Boa viagem!

A inovação no Vale do Silício

Comecemos por esta memorável palestra de Dave Goldberg, CEO da empresa de pesquisa online SurveyMonkey. Nela, Goldberg apresenta os fatores que fazem do Vale do Silício a atual Meca da inovação – e também discute como empreendedores brasileiros podem ser influenciados por esta cultura inovadora.

Inovação é sinônimo de…

Pois é, não dá para se falar do assunto sem mencionar aquele que talvez seja o melhor exemplo de aplicação da cultura de inovação em uma empresa: a Amazon. A multinacional americana de e-commerce consiste em um dos mais estudados e significativos casos de sucesso de todos os tempos. E, certamente, muito deste patrimônio se deve à mentalidade inovadora de seu criador, Jeff Bezos.

Neste artigo imperdível, Luis Vabo Jr, professor e CEO da Sieve, uma empresa de inteligência de preços e dados de e-commerce para lojas virtuais, reflete sobre como a Amazon tem utilizado estratégias inovadoras para dominar o marketplace nos quatro cantos do planeta.

Inovação por eliminação

O que é inovação, quase todo mundo sabe dizer. Agora, o que não é? Neste interessante artigo, Luiz Eduardo Serafim, Head de Marketing da 3M, pondera sobre as diferenças que existem entre inovação, ideia e invenção.

Repassando o trajeto que vai da ideia à concretização de um negócio, o executivo reflete sobre cada etapa. Sobre os testes – a “prototipagem”, para se usar um termo que está na moda – sobre a importância de um plano de negócios e, enfim, sobre tudo o que determina que se criará, comunicará e entregará valor ao usuário, ao mesmo tempo em que se gera resultados sustentáveis para a empresa. Na opinião de Serafim, esta é a regra mais importante da inovação. Tanto que se aplica ao desenvolvimento das mais distintas organizações, desde a NASA à Cacau Show.

O poder da inovação

Mais um vídeo que você não pode perder. Talvez até para descansar um pouco os olhos da leitura – quem sabe deixar só o áudio para inspirar suas ideias.

Trata-se de um encontro de craques no assunto: Alexandre Hohagen, CEO do Google na América Latina, Artur Grymbaum, Presidente da O Boticário e Amaury Olsen, Presidente da Tigre. Os três discutem a questão da inovação, e compartilham quais os métodos e as abordagens que permitem a difusão da cultura inovadora em suas empresas. Dá uma olhada:

A palavra de um acadêmico

E bota acadêmico nisso. Em mais um vídeo obrigatório para qualquer empreendedor que busque inovar na gestão, o reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Carlos Américo Pacheco, reflete sobre como a inovação pode ser uma peça-chave na produtividade das empresas. Pacheco também faz importantes comentários sobre o cenário brasileiro de políticas públicas relacionadas à inovação.

Colocando inovação em prática

Neste artigo, André Ribeiro Coutinho, professor e sócio-diretor da Symnetics, compartilha três formas como empresas têm colocado a inovação em prática.

De acordo com ele, estes caminhos são (resumidamente):

1. Um processo contínuo por meio do qual pessoas e equipes são estimuladas via programas ou concursos de ideias a melhorarem as operações. Em geral, este modo promove melhorias na empresa tanto internamente (maior eficiência, produtividade e qualidade) como externamente (maior valor percebido pelos clientes).

2. Por meio de processos estruturados com pessoas dedicadas, infraestrutura e tecnologia. De acordo com Coutinho, é o caso dos métodos de Pesquisa e Desenvolvimento ou de Design, que têm objetivos estratégicos e metas claras de realizar análises aplicadas. Levantamentos indicam que empresas inovadoras gastam 50% de tempo e recursos a mais com pesquisa do que empresas não inovadoras. 

Como exemplo, ele cita a empresa de transportes Marcopolo, que expandiu o Design Center e o transformou em um Innovation Center: de projetos de ônibus, passaram também a criar conceitos futuros para mobilidade urbana.

Outro exemplo é o da Siemens, que no Brasil e no mundo já trabalha há 10 anos com o Pictures of the Future, um processo sistemático de criação de ideias para produtos e serviços a partir de imagens de como será futuro daqui a vinte ou trinta anos.

3. Por meio de projetos especiais, incubados e acelerados por equipes dedicadas. Estes projetos recebem recursos especialmente alocados para a criação e a experimentação das novidades; e muitas delas não consistem no negócio principal das empresas. O exemplo citado é o do Google X Lab, divisão da Google dedicada a estes projetos que ficou conhecida por ter antecipado o Google Glass, o carro autoguiado e balões que oferecem conexão à internet.

E, por fim… a inovação no modelo de negócio

Não faria sentido reunir tantos conteúdos bacanas sobre inovação sem relacioná-la a um dos momentos mais importantes para qualquer empreendedor: o desenvolvimento do modelo de negócio. É o momento em que você deve responder a três perguntas capitais: Quem é o seu cliente? Qual a proposta de valor para responder às necessidades dele? Quais são os processos e recursos necessários para se obter esta proposta?

Neste artigo bastante didático, Solange Mata Machado, professora e diretora da Imaginar Solutions, fala sobre como responder estas perguntas com base na inovação. E também reflete sobre as principais barreiras que os empreendedores enfrentam na hora de inovar para executar seu modelo de negócio de forma inovadora.

De forma geral, estes são alguns dos conteúdos sobre inovação que podem dar aquele insight que você está procurando. Há muitos outros que valem uma pesquisa, e novos virão no futuro.

Então, sempre que precisar de uma forcinha para dar um up na inovação da sua gestão, não deixe de passar por aqui!

mini curso formando times para projetos inovadores

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: