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Infográfico: Como Montar um Plano de Crescimento

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Infográfico: Como Montar um Plano de Crescimento

Ao infinito e além! Se essa é a direção que você quer dar ao seu negócio, veio ao lugar certo. Para fazer sua empresa alçar novos vôos, montar um plano de crescimento é um bom primeiro passo.

Esteja você precisando traçar o caminho da sua estratégia de expansão ou seduzir seus investidores que financiem essa expansão, é preciso entender o passado e olhar para o futuro para colocar em prática os sonhos que você tem para sua empresa! O infográfico abaixo reúne tudo que você precisa saber para montar um plano de crescimento completo. E assim começamos a contagem regressiva para seu negócio decolar!

10, 9, 8, 7, 6…

Plano de Crescimento

O que é?

Se você está pensando nele, deve ser um empreendedor que sonha grande! O plano de crescimento é o que vai te fazer olhar para o futuro, colocar as ambições no papel para conquistar seu espaço e transformar seu negócio em um daqueles de alto impacto!

Para que serve?

1. O empreendedor e sua equipe. O plano é a materialização da sua estratégia, é a bússola que você deverá consultar no dia a dia dos negócios. Ao fazê-lo, é certo que o empreendedor ampliará o nível de conhecimento que tem do próprio negócio – o que se tem e para onde se vai. Às vezes, ao elaborar o plano, você descobrirá as melhorias que precisam ser promovidas em seu negócio a fim de prepará-lo para crescer. E quanto antes, melhor!

2. O mercado – sejam os bancos, os fundos de investimento ou os investidores que compram títulos ou ações comercializadas em bolsa. O plano precisa convencê-los. Seduzi-los, até. Precisa conquistar sua confiança e não deixar o mais simples traço de dúvida em relação à estratégia e à natureza da empresa. Deve demonstrar que o investidor pode ter um retorno compatível com suas expectativas.

Escolha o caminho para sua expansão

Uma vez que o empreendedor visualiza seu desejo de crescer, vale decidir que direção tomar. Usemos um exemplo: o varejo. Nesse setor, crescer significa, na maioria das vezes, expandir o número de lojas ou pontos comerciais. Há três maneiras comuns de se fazer isso:

1. Abrir lojas próprias
2. Formar uma rede de franquias
3. Montar uma loja virtual

Tendo feito essa decisão, chega o momento de calcular o custo dessa expansão.

Imagine que o caminho escolhido seria abrir lojas próprias.

Além dos custos sob controle (aluguel, estrutura, contratações, estoque, back-office), é importante considerar fatores fora do controle:
- Como é a demanda e a concorrência do mercado da região?
- Qual deve ser o retorno do investimento?
- Quanto tempo leva até as receitas superarem as despesas?

Dica de ouro: confronte o padrão de comportamento de seu negócio com os números que mostram a realidade do mercado para o qual quer expandir

A partir dessas reflexões, reflita:

Quem banca a sua expansão até o amadurecimento das novas frentes do negócio?
Para isso, você deve escolher uma fonte de recursos. E caso opte por buscar investimentos externos, seu plano de crescimento será primordial.

Leia mais: [eBook] Financie seu sonho

Que informações levantar para montar o plano de crescimento?

Passado, presente e futuro: para crescer, entenda antes de onde você está vindo e aonde quer chegar.

Você vai precisar ter em mãos o histórico, retrato atual e projeções desses pontos:

1. Mercado

• Tamanho do mercado
• Dados sobre consumidores (demografia, comportamento, necessidades, sazonalidade)
• Volume de vendas
• Participação de mercado no setor
• Índices de satisfação
• Concorrentes diretos e indiretos

2. Finanças

• Balanço patrimonial
• Demonstrativos de resultados
• Necessidades de investimentos
• Contingências trabalhistas, tributárias e outras

3. Operação

• Tamanho da força de vendas
• Tamanho do corpo total de funcionários
• Informações de produtos ou serviços oferecidos
• Número de marcas e patentes
• Capacidade de produção ou de oferta de serviços
• Economias obtidas com ganhos de escala
• Cadeia de fornecedores e custos dos suprimentos

4. Empresa

• Natureza do negócio
• Diferenciais competitivos
• Frentes de atuação
• Vantagens em relação aos concorrentes

5. Controle e governança

• Estrutura legal do negócio
• Situação das participações
• Como é o acordo de acionistas
• Como é o Conselho de Administração e/ou de Família

6. Pessoas

• Quem compõe a gestão
• Planos para a equipe envolvida com a gestão,
• Índices de rotatividade
• Índices de satisfação dos colaboradores.

7. Políticas e estratégias de vendas e marketing

• Caminho da expansão (aquisições, franquias, lojas próprias, novos produtos, novos mercados)
• Direção da expansão (horizontal, vendendo o mesmo para mais clientes, ou vertical, vendendo mais para os mesmos clientes?)

8. Produtos e serviços

• Quais
• Como atendem a necessidades dos clientes
• Situação de direitos e patentes
• Pesquisa e desenvolvimento e seus resultados

9. Recursos

• Capital necessário
• Origem do capital necessário
• Termos da interação com investidores
• Aplicação do capital
• Geração de caixa
• Retorno dos investimentos

10. Gestão de riscos

• Pontos fracos da empresa
• Ameaças do mercado
• Plano B para situações de prejuízo

Com essas informações detalhadas, resta estruturá-las, definir ações e prazos e você estará pronto para decolar!

Saiba mais sobre esse processo no Guia “Como Crescer”, realizado pela EY em parceria com a Endeavor

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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5 Comentários

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    Preciso é de um investidor de potencial, pois a empresa já está pronta e atuando no mercado, mas a demanda está crescendo muito rápido, no último mês cresceu 60%

  2. jose renato vianna - says:

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    Grato pelas valorosas informações! Um grande abraço.

  3. Carlos Antonio Bezerra - says:

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    Obrigado pela oportunidade, parabéns pelo trabalho. conteúdo de alto nível.

    Carlos Bezerra

  4. Airton Celso - says:

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  5. Maurício Pinheiro - says:

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    Esse plano se aplica, para a criação de uma empresa? Ou seja empresa na fase extremamente inicial, sem capital financeiro e humano ainda!

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