Incentivando a Inovação: Como Energizar seu Time

Este conteúdo já ajudou 3 empreendedores
Incentivando a Inovação: Como Energizar seu Time

Todos numa empresa precisam se sentir donos de uma ideia. Veja boas práticas de incentivo à inovação entre os funcionários.

Inovação é um tema recorrente e de fórmula ‘desconhecida’. Como algumas empresas conseguem criar um DNA de inovação e outras padecem à margem da tentativa? Sem tentar responder a todas as facetas dela, vou tentar trazer alguma luz às boas práticas de incentivo à inovação entre os funcionários.

Claro que a remuneração financeira, como bônus e stock options, são elementos importantes no alinhamento dos colaboradores com as metas globais da empresa, mas não são suficientes na criação de um ambiente de criatividade e inovação. Por vezes até, incentivos financeiros muito focados no curto prazo prestam um desserviço à inovação e à saúde da empresa no longo prazo.

Fundamental, então, é a criação de um ambiente positivo, que estimule a geração de novas idéias, sem penalizações por conceitos absurdos. O time, como um todo, deve se sentir co-criador e dono da empresa ou produto, responsável pelo seu sucesso ou fracasso e candidatos a receber a glória pela superação das expectativas no mercado.

Agora, como fazer isso? Na minha experiência, é tudo questão de cultura e atitude, muito determinada pelas ações e postura dos ‘chefes’. Aqui cabe a diferenciação entre o líder e o gerente. O líder estimula a inovação, trazendo sua visão e incentivando, energizando e inspirando seu time, enquanto o gerente tende a mandar fazer do jeito dele. Ou seja, a postura do gerente é um inibidor natural à criação.

Portanto, na próxima vez que você estiver tocando uma reunião, analise um pouco sua postura:

• Criei um ambiente positivo e não ameaçador para novas idéias?

• Fui como um líder ou um gerente?

• Estimulei, energizei, inspirei aos colaboradores em compartilhar a visão da empresa?

• Consegui deixar a sensação do projeto ser de todos e não só minha?

• Tenho sido um catalisador ou inibidor da inovação?

Aproveito para deixar um pensamento que levo comigo. O gerente tenta segurar a sua cadeira e seu título na empresa, se sentindo ameaçado que tomem seu lugar. O líder vive para tornar sua posição obsoleta, dando espaço para o crescimento de sua equipe e assim, naturalmente, ser alçado pelo seu time à busca de novos voos.

André Bianchi Monte-Raso é especialista em estratégia, start-ups e desenvolvimento de negócio, consultor de grandes grupos de mídia, tecnologia e Telecom, e também escreveu sobre inovação em Startups Vs. Gigantes.

 

Leia mais:

O Futuro dos Negócios Digitais no Brasil
Davi e Golias

 

Este conteúdo ajudou você?
, Mobi9, Fundador e CEO
Especializado em estratégia, start-ups e desenvolvimento de negócios, tem prestado consultoria a grandes grupos de mídia, tecnologia e telecom. Foi responsável pela unidade de negócios digitais do Grupo Estado, por 2 anos onde liderou o relançamento digital do grupo incluindo estadao.com.br, limao, território eldorado, ilocal, zap, aeinvestimentos, paladar.com, diretodafonte.com e link.com. Anteriormente, esteve ligado ao Grupo Oi/Telemar por 5 anos, realizou o start-up da Oi (mobile) como consultor e posteriormente como executivo liderou a área de estratégia e novos negócios, no qual coordenou lançamento do portal Oi Internet (Mundo Oi) e estratégia de conteúdo, mídia e TV do grupo. Antes foi consultor de estratégia por mais de 15 anos, principalmente com a McKinsey, tendo trabalhado nos escritórios de Milão, São Paulo e Tóquio servindo clientes globais nas áreas de Telecom, Consumo, Varejo, Mídia, entre outros. Engenheiro elétrico pela Poli-USP e MBA pelo INSEAD, cidadão global, viveu em vários países e fala 7 idiomas, português, italiano, inglês, espanhol, francês, alemão e japonês.

Deixe seu comentário

Conteúdo Relacionado

Parceiros
Criação e desenvolvimento:

Termos de compromisso

Utilização do e-mail do usuário

O e-mail do usuário será utilizado apenas para o envio de e-mails da Endeavor (Boletim Informativo, Convite para os Workshops, Comunicados Institucionais etc.). Caso o usuário não queira receber os e-mails da Endeavor, ele pode desabilitar esta função no seu cadastro.

Utilização dos dados cadastrais do usuário

Os dados fornecidos em cadastro do usuário serão utilizados para:

A melhoria constante do conteúdo do Portal da Endeavor; e a geração de dados estatísticos sobre os usuários do Portal que poderão ser divulgados a parceiros e a apoiadores da organização, sem que sejam reveladas informações que permitam a identificação individual do usuário.

A Endeavor não divulgará os dados cadastrais dos usuários a terceiros, a não ser que os usuários autorizem. A autorização ou a desautorização para a divulgação desses dados pode ser feita, a qualquer momento, pelo próprio usuário, em seu cadastro.

Autorização para divulgação de dados cadastrais a terceiros

A autorização para a divulgação dos dados cadastrais significa que a Endeavor pode fornecer informações como: nome, e-mail, sexo, estado, cidade, idade, entre outras a empresas parceiras e a apoiadoras da organização. IMPORTANTE: Em nenhum momento, informaremos o seu CPF ou o seu endereço.

Não obstante o descrito acima, havendo solicitação formal por qualquer Autoridade Pública, devidamente fundamentada, a Endeavor poderá encaminhar os dados cadastrais do(s) usuário(s) envolvido(s), independentemente de autorização deste(s), estando desobrigada de notificá-lo(s).

Alteração de dados cadastrais

Os usuários podem fazer a alteração das suas informações cadastrais a qualquer momento. Veja como:

1 – Entre no site da Endeavor pelo endereço http://www.endeavor.org.br

2 – No canto superior direito da tela, identifique-se, utilizando o e-mail e senha cadastrados

3 – Após a identificação, acesse o link "Meu Perfil" e altere as informações desejadas

Cookies

A Endeavor pode utilizar “cookies” (informações enviadas pelo servidor da Endeavor ao computador do usuário, com o objetivo de identificá-lo). Se, no seu cadastro, o usuário optar por “Lembrar minha ID no computador”, será gerado um cookie no computador do usuário. Esse cookie será lido todas as vezes que o usuário acessar o Portal da Endeavor, e, dessa forma, não precisará mais identificar-se para acessar os recursos do site.

Doações

A Endeavor garante a privacidade de identidade dos usuários que fazem doações por meio do Portal da Endeavor.

Vídeos

Os vídeos do Portal da Endeavor não podem ser hospedados em website de terceiros, uma vez que todos os palestrantes dão autorização para que a Endeavor divulgue os vídeos das palestras apenas em seu Portal. No entanto, os vídeos da Endeavor podem ser recomendados em websites de terceiros, por meio de “link” que aponte para o site da Endeavor.

Artigos

Os artigos do Portal da Endeavor não podem ser reproduzidos em website de terceiros, pois o acordo com os Parceiros do Conhecimento estipula que o material só poderá ser disponibilizado no Portal da Endeavor. No entanto, os artigos da Endeavor podem ser recomendados em websites de terceiros, por meio de “link” que aponte para o site da Endeavor.

Exploração comercial

A exploração comercial por parte de terceiros do conteúdo do Portal da Endeavor é expressamente proibido.

Recomendação de Vídeos e Artigos

Como a Endeavor tem por objetivo disseminar conhecimento para empreendedores, a recomendação dos vídeos e artigos do Portal da Endeavor em website de terceiros é fortemente encorajada. A sugestão é que a recomendação seja feita por meio de links que apontem para o website da Endeavor.

Política Anti-Spam

É importante esclarecer que o armazenamento das informações dos usuários do Portal da Endeavor é tratado de acordo com o código de ética da ABEMD – Associação Brasileira de Marketing Direto (para conhecer o código de ética, visite o site da ABEMD) e que a qualquer momento, o usuário pode optar por não mais receber os e-mails da Endeavor ou mesmo de parceiros e apoiadores da organização.