facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

6 ideias de negócios promissoras para 2015

LoadingFavorito
6 ideias de negócios para te inspirar em 2015

Onde se inspirar para colocar em prática suas ideias de negócios em 2015?

2015 é um ano muito inspirador para novas ideias de negócios. Pode ser que seja um ano difícil, mas também pode marcar novos tempos. Enquanto alguns choram pela crise, outros vendem lenços de papel. Wilson Poit, por exemplo, vendia geradores de energia elétrica na época do apagão e vendeu sua empresa por mais de R$400 milhões. A Localiza viu, em plena crise do petróleo, a oportunidade de alugar carros, até se tornar a maior rede de alugeis de automóveis da América Latina. É assim que podemos aproveitar tendências do mercado, boas ou ruins, para colocar essas ideias em prática. O que esse ano reserva para os empreendedores?

Veja agora 6 ideias de negócios que têm tudo para decolar em 2015.

1. Impressão 3D

A tecnologia de impressão de objetos em três dimensões nos faz lembrar de brinquedos. Em alguns casos, é isso mesmo que ela faz – como a 3D Mini, empresa que produz bonecos muitos fiéis de seu cliente e nos mínimos detalhes, como cores, fisionomia e as roupas. Mas a mesma técnica também pode ser usada para outras ideias de negócios e startups nesse setor. A Sirona, por exemplo, produz uma máquina que pode fazer uma prótese dentária em 30 minutos. O paciente chega ao consultório, o dentista escaneia sua boca com uma peça de mão, e na mesma consulta ele já sai com a prótese personalizada implantada na boca – sem necessidade de aguardar a fabricação em laboratório nem voltar para uma segunda consulta. Novos negócios que saibam usar a impressão 3D para realizar tarefas mais rápido têm grandes oportunidades de crescimento.

2. Gestão na nuvem

Depois da onda das compras coletivas, uma outra vem tomando as ideias de negócios baseadas na internet: os aplicativos de administração na nuvem (conceito de cloud computing), como ZeroPaper, ContaAzul, Nibo e muitos outros. Os sistemas prometem facilidade de uso e baixo custo, e, por serem voltados para micro e pequenas empresas, têm grande potencial de crescimento, dado o número potencial de clientes. Mas fluxo de caixa, controle de estoque e emissão de notas fiscais e boletos não são os únicos atrativos dos serviços “na nuvem”. Por cobrarem mensalidades suaves em vez de uma cara licença anual, e também por serem acessíveis de qualquer lugar (incluindo o computador de casa, o laptop e o smartphone), vários novos negócios “na nuvem” estão atraindo clientes individuais e empresas. É o caso de serviços de gerenciamento de tarefas como Trello e Asana e também aplicativos de finanças pessoais como o Magnetis.

3. Vida frugal

O custo de vida cresce – do aluguel a serviços como internet, plano de dados para smartphone e TV paga. Ao mesmo tempo, o custo da eletricidade sobe e cresce a preocupação ambiental. Nesse ambiente, proliferam novos negócios que ajudem as pessoas a compartilhar objetos e reduzir custos. O Casa Virtual de Furnas, por exemplo, ajuda a monitorar (e portanto reduzir) a conta de luz. Já o Tem Açúcar? facilita as trocas e empréstimos de objetos entre vizinhos, ao mesmo tempo em que preserva a privacidade dos usuários. Na Suíça, existe o Pumpipumpe, uma espécie de versão low-tech do mesmo projeto. As pessoas colam na própria caixa de correio adesivos correspondentes aos objetos que podem emprestar. A economia compartilhada veio mesmo para ficar. Até quartos disponíveis para aluguel no Airbnb ganham reformas e destaque na imprensa. O desafio, claro, é monetizar o negócio e ganhar escala.

4. Segurança

O setor de segurança é o que registrou micro e pequenas empresas com crescimento mais acelerado entre 99 segmentos, segundo a pesquisa Estatísticas de Empreendedorismo. Há várias boas razões para apostar em ideias de negócios relativos à segurança. Com a proliferação dos smartphones, das redes sociais, dos aplicativos de bancos e da navegação na internet sem fio, nunca a privacidade das pessoas esteve tão vulnerável – incluindo informações como compras, número do cartão de crédito e outros dados pessoais. Episódios de vazamento de dados volta e meia disparam o alerta sobre a necessidade de produzir senhas fortes, navegar de forma segura e evitar spam e phishing. Fora do mundo virtual, empresas de vigilância, circuitos fechados de TV e cercas elétricas podem ser muito atraentes em grandes centros urbanos. Um ótimo exemplo é a Avantia, empresa de dois Empreendedores Endeavor, que desenvolve e opera sistemas proativos de monitoramento de imagens e alarmes capazes de proteger grandes empresas e até cidades inteiras.

5. Comidinhas

Temakerias, itens “gourmet”, food trucks, paletas mexicanas e espetinhos: é forte a tendência de novos negócios que apostam em refeições rápidas, localização conveniente e produtos de elevada margem de lucro. As razões são várias. Uma é o aumento dos aluguéis em pontos comerciais tradicionais, o que tem afastado os lojistas. Nesse cenário, os food trucks, que além de evitar o aluguel ainda podem se deslocar em busca de pontos mais movimentados, têm grande margem de manobra. A Diletto, por exemplo, garante a presença de seus gelattos com carrinhos abastecidos, que podem estacionar em lojas, shoppings e até eventos. Só em 2013, a empresa faturou R$50 milhões.

6. Experiências

A atual geração de consumidores é bem diferente da anterior. Bens como carros e imóveis são sonho de consumo para menos gente. Os carros próprios tendem a perder espaço para bicicleta, transporte público, car sharing e aplicativos de táxi. Já os imóveis, além do custo proibitivo, dão lugar a um estilo de vida mais móvel – com carreiras menos estáveis e a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, mais gente tenta optar por estilos de vida como o de trabalhar remotamente por um ano, ou de trabalhar menos horas na semana. Nesse sentido, crescem oportunidades para novos negócios que exploram experiências e eventos em vez de bens de consumo. A EventBrite ajuda a criar eventos inesquecíveis. Já a 4bts aposta no turismo de experiência, como aquele voltado para eventos esportivos. O sucesso de eventos como Color Run e a crescente vinculação de marcas de bebidas a festas específicas diz muito sobre o valor crescente dado à frase “eu estive lá”. Por causa das constantes atualizações no Facebook com notícias de viagens e festas de nossos amigos, o mal da atual geração já recebeu até um nome – “FOMO”, ou “fear of missing out”, isto é, o receio de que não estamos aproveitando plenamente a vida. Ideias de negócios baseadas em criar experiências diferentes e/ou aproveitar melhor o tempo têm tudo para decolar em 2015 e além.

Qual a sua grande ideia de negócios para 2015? Entre na conversa deixando um comentário.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

24 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. 0 curtidas
     
    Curtir

    Gostei Deste Site: http://crisenocasamento.info/

  2. Fidelimax - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Crie o seu programa de fidelização de clientes com a nossa plataforma. Aumente suas vendas já!

    A Fidelimax criou uma plataforma destinada aos pequenos negócios e redes de franquias. Agora você terá o seu programa de fidelização, totalmente personalizado e de baixo custo.

    Acesse: http://www.fidelimax.com.br

  3. Wendryk Silva - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Gosto desse site aqui: http://www.ideiasdeempreendedor.com/blog/

  4. 0 curtidas
     
    Curtir

    Estou desenvolvendo uma plataforma no meio musical porém estou com um pouco de dificuldade em pesquisa de valores de mercado, quanto é gasto com publicidade nesse meio, saberiam me dizer aonde posso encontrar essa informação.

    Att.

  5. regiane zarzan - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Gostei muito das palestras de vcs,faco um curso tecnico de nutrição e estou no ultimo módulo tenho que desenvolver um produto eu já faco salgados pra fora ,agora quero desenvolver um salgado de massa de cará com carne seca usando farinha de Arros,preciso fazer uma pesquisa de mercado mas não sei o que perguntar vcs poderiam me ajudar?

  6. maria marlene cardoso alves - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Gostei muito, inovação é o carro chefe desses novos tempos.

  7. Cláudio araujo - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Estava precisando encontrar umas dicas (lições) como estas…

  8. Ana Avila - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

  9. Alessandra dos Santos - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Olá, iniciei meu negocio próprio com vendas diretas dos produtos de beleza da empresa Mary Kay e foi a melhor coisa que poderia ter acontecido em minha vida, o investimento é baixo e os lucros são muito bons, o ramo de cosméticos é o que mais cresce no Brasil. Quem quiser conhecer melhor a empresa, como se tornar consultora e como seguir carreira terei prazer em ajudar,

    Whatsapp: 51 9658.2203

  10. carlos aguiar martins cerqueira aguiar - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    como vender uma idéia?

  11. Eduardo Peçanha de Oliveira - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Boa noite! Meu nome é Eduardo Peçanha, possuo uma Empresa de representações comerciais Ltda- EPP. Após alguns anos no mercado de Importação/Exportação com o mercado da China X Brasil, construí um plano de negócio que tem como foco “Lampadas de LED”. E tenho prospectado no mercado. O investimento de 7 milhões de reais, retorno em até 12 meses. Email oliveiraecorrea@gmail.com/ tel.(21)98045-6878

  12. Bruno Gennaro - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Muito legal o artigo!

    Você tem uma agenda lotada e não consegue tempo nem para cuidar da gestão da sua empresa? Pra facilitar sua vida, a Esag Jr. em parceria com a Gestools separou um eBook gratuito com 10 ferramentas simples, modernas e algumas até gratuitas que com certeza ajudarão você a gerir sua empresa de uma forma prática e com resultados reais. Baixe grátis aqui: http://bit.ly/1LdCWF9

  13. Angelo Sá Motta Pinheiro - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    tenho um protótipo de aparelho para tratamento e economia de gás glp, redução de emissão de poluentes em veículos automotores e redução de emissão de CO em sistemas de gás natural. Preciso de estudos e recursos para comprovação e evolução da ideia . Tem como receber este apoio ?
    Algum grupo de investidores se interessa ? temos resultados significativos na aplicação em empilhadeiras , fogões etc.

  14. Dirceu de oliveira nascimento - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Boa noite:
    Meu nome e Dirceu estou em busca de uma empresa que possa aceitar minha ideia, auxiliando no andamento do projeto no ramo automobilístico, que ira mudar a segurança dos carros.

  15. Carlos moraes - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Vcs já viram ou conhecem o Airbnb de Jantares? http://www.dinneer.com
    Nasceu aqui no Brasil a uns 2 meses e estão arrebentando

  16. Renato Cavalcanti - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Creio que a serviços também irá oferecer grandes oportunidades

  17. Camila Palazzi - says:

    2 curtidas
     
    Curtir

    Bom dia! Sou fisioterapeuta em um país onde saúde não é uma prioridade. Estou estudando para começar um negócio, talvez com alimentação saudável para não fugir muito da minha profissão, mas ainda preciso estudar mais sobre o assunto.

  18. Angelo Sá Motta Pinheiro - says:

    2 curtidas
     
    Curtir

    Temos protótipo de aparelho para tratamento de gás glp/natural , combustíveis que proporciona economia significativa no consumo e aumento de potência em motores a combustão. Eficiência comprovada em empilhadeiras e fogões industriais e residenciais.
    Reduz consumo e emissão de poluentes na natureza.
    Buscamos parceiros e investidores para certificação e produção em escala para lançar no mercado .

  19. Danilo Altie - says:

    2 curtidas
     
    Curtir

    Tenho pesquisado muito sobre novos negócios. Vi que tem um segmento que parece a crise ainda não chegou, aliás, está crescendo. É o de rastreamento de veículos, pessoas, cargas, crianças, motos, frotas e etc via GPS. Tem algumas empresas, como a ARA SOLUTION, http://www.arasolution.com.br, que montam a empresa toda de rastreamento e preparam as pessoas para esse mercado, como se fosse uma franquia, mas s

  20. Marcelo Pimenta - says:

    2 curtidas
     
    Curtir

    Ótimas dicas!
    O site da Endeavor está cada dia melhor, parabéns!

  21. Marcelo Alves da Silva Alves - says:

    3 curtidas
     
    Curtir

    …só preciso de um investidor.

  22. Eunice C. Almeida - says:

    5 curtidas
     
    Curtir

    Bom dia.
    Adoro a Endeavor, apesar de estar planejando a abertura da minha empresa ha mais de 7 anos. Ja participei de inumeras palestras e foruns. Parabéns pela iniciativa Endeavor.
    Tenho planos para montar uma agencia de turismo, vocês poderiam me ajudar com a implantação dessa ideia?
    Muito obrigada
    Eunice Teixeira

  23. 7 curtidas
     
    Curtir

    Zara Nunes, é aí que vai entrar em ação o seu tino empreendedor: adaptar uma dessas ideias à sua realidade atual. Essas ideias são dicas de tendências para 2015, mas caso você veja que realmente não se aplica à sua situação, você pode usar o seu tino empreendedor novamente para identificar oportunidades na sua região. Sempre há um jeito!

    Desejo sucesso e bons negócios! Pense fora da caixa! Abs!

  24. zara nunes - says:

    14 curtidas
     
    Curtir

    As idéias de bons negócios para 2015 não me ajudou pq moro em uma cidade pequena e acho que não funcionaria estes tipos de negócios

Parceiros
Criação e desenvolvimento: