facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Hora-bar: a construção de uma rede de relacionamentos

LoadingFavorito

Quanto do seu tempo você usa para fazer novos contatos e fortalecer relacionamentos? Saiba como investir nessa atitude pode ajudar a resolver os seus problemas e o que o Iluminismo tem a ensinar sobre isso.

O Iluminismo foi um movimento global, filosófico, político, social, econômico e cultural, que defendia o uso da razão como o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação. O centro das ideias dos pensadores iluministas era Paris. Este movimento surgiu como reação ao absolutismo europeu, que tinha como características as estruturas feudais, a influência cultural da Igreja Católica, o monopólio comercial e a censura das “ideias perigosas”. O nome Iluminismo fazia alusão ao período vivido até então, desde a Idade Média, período das trevas, na qual o poder e o controle da Igreja regravam a cultura e a sociedade.

Muito bem, o que este breve preâmbulo tem a ver com o tema central deste texto? O movimento iluminista surgiu nos bares e cafés parisienses, onde os intelectuais se encontravam para debater ideias, angústias e inquietudes da época. Nestes momentos de “hora-bar”, brotavam as novas ideias em meio aos diálogos de vários pensadores. Esses encontros eram regulares e aconteciam em horários e locais distintos, não somente em bares. Passaram-se mais de 300 anos, as épocas são outras, mas as angústias e inquietudes dos homens de negócios apenas mudaram de nome: mercados, concorrência, carreira, lideranças, ameaças, oportunidades etc.

Hoje, atribuo a mais de 60% dos meus problemas a qualidade de inéditos. Eu nunca havia enfrentado nada igual na minha vida e não há literatura sobre a sua resolução. A melhor forma que tenho encontrado para solucioná-los é recorrer à minha rede de relacionamentos, que venho construindo ao longo da minha carreira e que se potencializou muito com advento das redes sociais. Recorrentemente, questiono os meus alunos sobre os meios que eles utilizam para se atualizar e a resposta da grande maioria é a internet, as revistas e a televisão. Em raríssimos casos, citam os bons contatos. Na lista interminável de meios que uso para me manter atualizado, disparado e a minha principal fonte tem sido a “hora-bar”, que acontece durante almoços, cafés, eventos, seminários, aulas, telefonemas, às vezes também nos bares. Aprendi com o Iluminismo que boas conversas e discussões podem gerar grandes ideias e fortalecer relacionamentos com pessoas interessantes.

No mundo competitivo e complexo dos negócios, o mais importante é o que você sabe versus quem você conhece. O extenuante dia-a-dia não pode se apoderar das nossas carreiras e negócios, temos que nos disciplinar para fazer de forma sistemática a construção de uma boa rede de relacionamentos, que requer um grande esforço, pois na rede ora você é ponta ora você é centro, ou seja, ora você ajuda ora você é ajudado, e é muito comum as pessoas recorrerem aos outros somente no momento da dor.

Você construirá uma potente rede se for um grande acolhedor de solicitações alheias. Gosto muito de recitar uma frase do Carlos Drummond de Andrade que diz: “Entre a raiz e o fruto há o tempo”. Hoje, as redes sociais nos permitem manter sempre os bons relacionamentos, azeitados com atitudes muitos simples, como dar um “curtir” em um comentário relevante, mandar uma mensagem de aniversário dependendo do grau de intimidade no inbox e não no timeline, compartilhar um feito de destaque, etc. Esses pequenos gestos que demandam poucos minutos do seu valioso tempo estão no que considero momentos de “hora bar” e ajudam a construir uma importante rede de relacionamentos, ativo indispensável para qualquer empreendedor e carreirista no dinâmico e caótico mundo dos negócios.

Romeo Deon Busarello é diretor de marketing e ambientes digitais da Tecnisa e professor dos cursos de MBA e pós-graduação da ESPM e do Insper.

Veja também:

Uma legião de novos empreendedores
Deficra-me ou lhe deleto
Nunca foi tão fácil!

, Tecnisa, Diretor de Marketing
É Diretor de Marketing e Ambientes Digitais da Construtora TECNISA. Responsável pelo desenvolvimento de trabalhos de grande importância para o mercado brasileiro de comunicação e internet, como vendas de apartamentos pela internet e os atuais conceitos de open innovation e Fast Dating, que permeiam as iniciativas de inovação da companhia. Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing e mestre em Administração de Empresas, Romeo atua também como Professor nos cursos de MBA e Pós-Graduação da ESPM e Insper.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: