rd station rd station

Empreender com alto impacto: o grande exemplo da RD Station

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil

A Endeavor é a rede formada pelas empreendedoras e empreendedores à frente das scale-ups que mais crescem no mundo e que são grandes exemplos para o país.

Empreendedoras e empreendedores de alto impacto são as principais alavancas do crescimento econômico sustentável de um ecossistema e do seu país. 

Ao crescerem seus negócios, impulsionam, de forma desproporcional, o crescimento de renda e a criação de empregos de qualidade. Quebram monopólios. Desenvolvem inovação e aumentam a competitividade. 

Também investem, mentoram e inspiram a próxima geração de empreendedoras e empreendedores. Constroem iniciativas de Diversidade & Inclusão em suas empresas. E encontram formas de gerar impacto positivo no planeta.

Essa é a tese de impacto da Endeavor. São as nossas empreendedoras e  empreendedores que constroem grandes negócios, mas também compartilham a responsabilidade de construírem um grande país. 

Há mais de 10 anos o Guilherme, o Bruno, o Eric e o André são grandes exemplos do que é empreender com alto impacto. A seguir, contaremos a história da RD Station, do scale-up até o giveback.

Scale-up: a construção de um grande negócio

2005 foi o ano em que Eric saiu da faculdade de tecnologia e fundou seu primeiro negócio, a Praesto, uma empresa de desenvolvimento de soluções mobile. 

O André, o Guilherme e o Bruno foram contratados para trabalhar na Praesto junto com o Eric. Eles sofriam para crescer a startup e viram o quanto era difícil promover um negócio com altos custos e ineficiências do marketing tradicional. 

Na busca por soluções inovadoras de marketing, Eric descobriu o que mudaria sua vida para sempre: o inbound marketing. Ele ajudaria mais empresas a reinventarem suas estratégias de marketing. Foi assim que, em 2011, surgiu a Resultados Digitais, hoje RD Station. Uma dor. Um mercado não atendido. Uma oportunidade. 

Encantados com a ideia por trás da RD, o André, o Bruno e o Guilherme se juntaram ao Eric nesse novo empreendimento sem nem pensar duas vezes. O começo do negócio foi turbulento, mas eles nunca deixaram de acreditar e não mediam esforços para dar forma ao negócio.

Para ajudar empresas a acelerarem suas vendas, a RD desenvolveu um software robusto para pequenas e médias empresas gerenciarem suas estratégias de marketing. 

Em 2011, fecharam o ano com sete clientes. Em 2012, 100 e o primeiro investidor anjo. Conforme foram crescendo, viram outra necessidade: a educação de um novo mercado. Por isso, lançaram uma série de conteúdos gratuitos e criaram o RD Summit. Na primeira edição, em 2013, foram 300 pessoas. Hoje, é o maior evento de marketing digital da América Latina, e que consolidou Florianópolis como um ecossistema de inovação, principalmente de negócios digitais e SaaS.

2014 foi o ano em que lançaram o Código de Cultura inspirado no Netflix. Como pioneiros, foi um grande exemplo para todo o ecossistema e até hoje é elogiado por empreendedoras e empreendedores.

Em 2016, a Endeavor chega, oficialmente, na história da RD. Esse foi o ano em que foram aprovados no no ISP #65 em Bali, Indonésia. Depois disso, celebramos marcos importantes em conjunto:

A Endeavor está com a gente desde o começo da RD. Não fomos aprovados nos primeiros programas, depois nos realinhamos, e passamos. Mas a gente era fã da Endeavor desde o inicio”, Bruno Ghisi

Ao longo dos anos, a RD passou de 5 pra 35 mil clientes, chegou a mais de mil pessoas empregadas e captou mais de US$ 76M em rodadas de investimento. O  capital ajudou a scale-up a superar R$200M de faturamento em 2021 e se tornar uma das maiores referências em SaaS na América Latina.

Aqui, você confere em detalhes a trajetória da RD Station

Giveback: a construção de um grande país

Os Empreendedores Endeavor, além de terem feito sua doação para o Endowment depois da venda para a TOTVS, também são investidores do Scale-Up Ventures. E também são investidores anjo em startups brasileiras. Uma dessas startups investidas, a Movidesk, foi comprada pela Zenvia, do Empreendedor Endeavor Cassio Bobsin. 

O Eric, além de ser Conselheiro da Endeavor Brasil, também participou de diversos ISPs como painelista. 

Eles também mentoraram mais de 50 empreendedoras e empreendedoras e foram palestrantes em mais de 180 em mentorias coletivas, totalizando mais de 300 horas em mentorias para a nossa rede. 

Além disso, ex-RDoers (pessoas que trabalham na RD), inspirados pelo exemplo dos empreendedores, saíram para construir suas próprias empresas, sejam tech, como a Prevision, Mettzer, Merlin e Imobles etc e agências dentro do nosso ecossistema, como o caso da Conexorama.

Desde que se tornaram Empreendedores Endeavor, eles entenderam a responsabilidade que têm na transformação do país. O que eles têm feito é reinvestir na próxima geração de empresas de SaaS que vão nascer.

O André, Empreendedor Endeavor da Involves, foi transformado pelo exemplo da RD. Ele disse para a nossa rede: “o Guilherme, o Bruno, o André e o Eric são uma inspiração para mim e meus co-founders. O maior e melhor exemplo que tivemos na nossa jornada empreendedora. Obrigado por tudo o que fizeram, seja na execução dentro da RD Station, seja na nossa comunidade empreendedora. As ações de vocês reverberam em proporções que a visão não é capaz de alcançar”. 

É exatamente o exemplo do André, do Guilherme, do Bruno e do Eric que transforma a missão da Endeavor em realidade: aceleramos empreendedoras e empreendedores que transformam o país. 

E temos certeza que ainda vamos escrever muitos capítulos juntas e juntos nessa história de impacto.