Podcast Scale-Up Transforma | Hand Talk: tecnologia para escalar o impacto

Esse é um conteúdo oferecido por:   Dell | Intel

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

No último episódio do Podcast Scale-Up Transforma, oferecido pela Dell e Intel, conheça o empreendedor que combinou tecnologia e comunicação para transformar a vida das pessoas surdas por meio da linguagem de sinais.

Repare bem. Na história das melhores invenções, o sonho vem antes da tecnologia. Primeiro, o empreendedor visualiza, imagina, questiona. Depois, a tecnologia viabiliza e materializa o que já existia em forma de ideia. Assim aconteceu com a Hand Talk, uma plataforma mineira de traduções automáticas para a língua de sinais através de um intérprete virtual, o Hugo.

O fundador, Ronaldo Tenório, demorou para se encontrar. Durante a faculdade de Publicidade e Propaganda, fez do projeto final uma ideia de aplicativo. Todo mundo achou a ideia fantástica, mas impossível de ser executada. Por isso, Ronaldo deixou o projeto engavetado por 4 anos.

“Eu não tinha ninguém com deficiência auditiva na família. Foi uma questão de sensibilidade. Olhei para o lado e percebi que a Tecnologia poderia ajudar as pessoas a terem vidas melhores.”

Ronaldo Tenório, empreendedor do Scale-Up Transforma

Fó só em 2012, quando seu sócio fez um curso de desenvolvimento de aplicativos, que aquela ideia voltou à tona. Ele queria desenvolver um app e Ronaldo tinha a ideia perfeita. Os dois montaram o protótipo, inscreveram o produto em um prêmio e saíram de lá com um investimento anjo que ajudou a consolidar os primeiros passos da HandTalk.

A tecnologia torna as coisas melhores para as pessoas sem deficiência. Mas para as pessoas com deficiência ela consegue tornar as coisas possíveis.

O que aconteceu de lá para cá, Ronaldo conta no último episódio da temporada do Podcast Endeavor. 

Nesses quatro episódios, contamos a história de um empreendedor participante do Scale-Up Transforma, um programa de aceleração patrocinado pela Dell, Intel e Omidyar Network. Durante sete meses, esses empreendedores estão se conectando com uma rede de mentores que ajudam nos principais desafios de crescimento das empresas em encontros coletivos, mentorias individuais e formando uma comunidade que se ajuda a crescer. Além disso, com a parceria da Dell e da Intel eles também têm acesso a soluções de infraestrutura em tecnologia, o que faz os negócios escalarem mais rápido, gerando mais impacto e transformando o mercado em que estão.

Dê o play no podcast abaixo e confira o episódio final dessa temporada com Ronaldo Tenório, empreendedor da HandTalk.

A partir desse ano, o desafio da Hand Talk é levar essa tecnologia para o mundo. Depois de receber um aporte de R$ 2,5 milhões, a scale-up prepara as bases para expandir para os Estados Unidos levando a tecnologia de acessibilidade à linguagem de sinais para outros idiomas.

“Com tecnologia tem muito disso, pensamos em fazer um negócio local e, de repente, ele ganha uma proporção que não imaginávamos.”

Para Ronaldo, o contato próximo com os usuários, que já somam 6 milhões de pessoas impactadas no Brasil, ajuda a orientar todas as decisões de crescimento, reforçando a cada dia o quanto a tecnologia é capaz de transformar a vida das pessoas.

O Podcast da Endeavor é um oferecimento Dell e Intel, que ajudam empreendedores de alto crescimento a escalarem seu impacto através de soluções de tecnologia, consultoria e parceria.