i.systems i.systems

I.Systems: tecnologia para um mundo mais eficiente

Igor Santiago
Igor Santiago

Co-fundador da I.Systems e Empreendedor Endeavor

A I.Systems nasceu com o sonho grande de ser a maior scale-up de Inteligência Artificial para a indústria do globo. 

Maior, não pelo tamanho, mas pelo seu impacto. E nós buscamos cumprir esse propósito desenvolvendo e aplicando tecnologias que ajudam a tornar o mundo mais eficiente. É por meio de softwares que conseguimos gerar impacto positivo no mundo.

Mas, nem sempre o “como faríamos isso” estava muito claro para mim ou para meus sócios Danilo e Ronaldo

Quando conhecemos a Endeavor 

Nós conhecemos a Endeavor em 2013, no primeiro programa de aceleração. Naquela época, éramos os menores, com quatro pessoas no nosso time. Estávamos ainda germinando. E o apoio da Endeavor foi essencial para que a gente se tornasse uma scale-up e, de fato, Empreendedores Endeavor. 

Entre 2013 e 2016, nos preparamos para o Painel Internacional de Seleção de Empreendedoras e Empreendedores Endeavor. 

Esses três anos foram cruciais para que chegássemos onde estamos hoje.

Conhecemos muitos empreendedores de sucesso no processo e vimos que também estávamos em um bom caminho. Sempre tivemos um pouco de Complexo de Vira Lata, mas ganhamos confiança quando nos reconhecemos enquanto pares.

Tivemos muita clareza do que deveríamos fazer em termos de estratégia e modelo de negócio para concretizar nossa visão. Foi nesse processo que um Mentor nos disse que deveríamos transformar nossa solução em um SaaS – software como serviço.

Parafraseando o Danilo: se a gente não tivesse passado na Endeavor, talvez não estaríamos aqui hoje.

Endeavor nos deu confiança. Nos deu maturidade. Nos tornou empreendedores melhores.

Quando viramos um SaaS

Em 2017, já como Empreendedores Endeavor, decidimos ser SaaS. 

Antes, atuávamos em um modelo de venda de licença. Era um projeto por vez e, uma vez instalada a aplicação, dávamos a manutenção naquela versão da tecnologia.

Com o SaaS, o cliente compra um serviço. Além de facilidades de pagar um aluguel mensal ou anual, oferecemos um processo de evolução constante da tecnologia, o que permite estreitar ainda mais a parceria que temos com nossos clientes.

Passamos três anos remodelando o nosso negócio e, com isso, lidando com desafios, aprendizados e evolução. 

Graças a todo apoio que tivemos da rede da Endeavor conseguimos realizar uma virada exitosa no modelo de negócio.

Nessa mesma época, tivemos a saída do fundo de investimento que nos apoiou na primeira parte de nossa jornada. Passamos por um período de forte amadurecimento em nossa gestão, tão importante quanto a mudança do modelo de negócios.

Isso abriu caminho para o nosso crescimento. Captamos investimentos e, com capital, conseguimos crescer, em time e em receita, encontrar clientes que nos ajudaram a co-criar o nosso produto e amadurecer o nosso propósito com assertividade. 

Hoje, vejo o quanto essa jornada, da venda de licença para o modelo SaaS, foi fundamental.

Com esse modelo, antecipamos tendências para ajudar empresas a otimizarem processos industriais e trazer eficiência à operação por meio de nossas tecnologias exclusivas de inteligência artificial.

Também por conta disso, o Leaf se consolidou como uma plataforma robusta e ganhou mercado. Tanto que hoje, a solução já apoia mais de 50 grandes grupos empresariais, controlando e trazendo eficiência para mais de 150 processos industriais.

Transformamos nossos desafios e aprendizados em eficiência e nosso nível de serviço e compromisso com o sucesso dos clientes sempre acompanhou nossa evolução. 

Construímos junto com o cliente, temos um cuidado e atenção que fazem a diferença na retenção. Estamos perto até quando as empresas parceiras acham que não precisam. É a nossa cara, nós somos assim.

Também aprendemos muito sobre o nosso produto. Tanto em relação ao onboarding, a necessidade do seu uso e o impacto dele na grande empresa. 

Quando tivemos clareza do nosso novo produto

Nós somos uma scale-up bem nerd. Passamos os últimos anos trabalhando em dezenas de iniciativas de aplicação de Inteligência Artificial em processos industriais para nossos parceiros. 

Mas, para além da nossa experiência, o mundo está mudando para scale-ups como a I.Systems. Há dois anos, nosso produto era visto como redução de custo. Agora, com um processo intenso de modernização e adoção de tecnologias de Indústria 4.0, interesse maior por inovações que tragam real impacto a operações, e uma muito bem-vinda inclinação das organizações para temas de ESG, nossas soluções sobem cada vez mais na escala de prioridade para todos os nossos clientes.

Hoje, estamos desenvolvendo um portfólio de inovações que olha para toda cadeia produtiva, propondo aplicações que gerem valor e contribuam para a criação de uma Indústria Inteligente.

O novo produto que estamos trabalhando, uma solução de previsão de demanda, atua justamente nesse ponto. O que ele faz, basicamente, é permitir que empresas prevejam o futuro.

O propósito e proposta de valor da nossa solução é que empresas mais eficientes e assertivas na previsão de demanda conseguem estruturar melhor sua produção, seus estoques e reduzir os desperdícios de toda a cadeia. Dessa maneira,  tornamos o mundo mais eficiente ainda mais rápido.

Na construção desse nosso novo produto, conversamos com muitas mentoras e mentores da rede de Empreendedoras e Empreendedores Endeavor. Lembro que fui a uma mentoria com o Eric Santos, do RD Station, e ele disse que as próximas grandes empresas serão aquelas que usam Inteligência Artificial atuando em parceria com pessoas para gerar mais performance. Isso foi um bálsamo para nós, que estamos há tão pouco tempo de lançar essa solução. 

Quando a tecnologia torna o mundo mais eficiente 

A I.Systems é um grande giveback. 

Quando nós começamos a scale-up, era muito claro que precisávamos retornar para a sociedade o investimento que ela fez na gente. Eu e meus sócios estudamos com bolsa e em faculdades públicas, só assim foi possível adquirir conhecimento técnico e construir uma empresa. 

A I.Systems foi criada para contribuir, mais do que qualquer realização financeira. 

O Leaf, nosso produto carro-chefe atual, já economiza energia elétrica e evita o desperdício de diversos insumos/recursos valiosos para a indústria e para o mundo. 

Nós treinamos um algoritmo para entender a variabilidade do combustível da caldeira e melhorar a geração de vapor, isso favorece a qualidade da energia gerada, garantindo entre 0,5 e 1,5% a mais de eficiência energética. Somando os clientes que usavam a nossa tecnologia até setembro de 2021, percebemos que essa economia é suficiente para abastecer uma cidade de 126 mil habitantes com energia.

Considerando todos os nossos clientes, constatamos que nossa tecnologia permite uma redução aproximada de 26.271 toneladas de CO² por ano. Isso representa 3.679 árvores, o que corresponde a aproximadamente 22.100 m² de área reflorestada todos os anos.

Com o novo produto, esse impacto só tende a aumentar. Conseguimos fazer a previsão não só para a empresa, mas em toda a cadeia de produção. A sociedade, como um todo, será mais eficiente. 

Nosso objetivo, com esse produto, é conseguir impactar o país e o mundo de maneira positiva.

E sabemos que, com os clientes certos e com o apoio da rede Endeavor, isso tem tudo para dar certo. Vemos que o mundo precisa do que estamos construindo. Nos últimos 10 anos temos tornado os processos industriais mais eficientes. Agora vamos tornar toda a cadeia produtiva mais eficiente, ampliando exponencialmente nosso impacto. 

Ser Empreendedor Endeavor significa compromisso com a sociedade. A sociedade não existe como uma entidade separada do ecossistema empreendedor, então precisamos garantir que estamos contribuindo mais do que estamos consumindo.