empreendedores de sucesso empreendedores de sucesso

Conheça 5 empreendedoras e empreendedores de sucesso

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil

A Endeavor é a rede formada pelas empreendedoras e empreendedores à frente das scale-ups que mais crescem no mundo e que são grandes exemplos para o país.

Empreendedoras e empreendedores de sucesso confiam em seus sonhos. Conheça 5 grandes exemplos e como transformaram suas ideias em empresas referência.

Há muito tempo a sociedade nos ensinou que o empreendedorismo é uma das formas mais essenciais para impulsionar a economia de um país, criando ideias e projetos que vão de encontro a necessidade de uma população. Dessa forma, vamos entender, nesse texto, algumas características essenciais de empreendedoras e empreendedores de sucesso e como através do tempo construíram os nomes de suas empresas, inspirando novas empreendedoras e empreendedores nos mais variados ramos. Essa experiência mostra o que não é ensinado em sala de aula, mas é aprendido apenas com a prática.

Veja alguns dos grandes exemplos da rede Endeavor:

Conheça 5 empreendedoras e empreendedores de sucesso

1. Roberto Nogueira

José Roberto Nogueira nasceu em 1965 em uma zona rural de Pereiro, cidade cearense que na época tinha apenas 5.000 habitantes, em uma casa sem vizinhos: ali na região só moravam ele, os pais e os dez irmãos. A família vivia isolada, sem energia elétrica, e cultivava o próprio alimento –se não houvesse safra, passava-se fome. Uma vida sem conexão.

51 anos depois, é na mesma Pereiro, a apenas alguns quilômetros de distância, que Roberto empreende a Brisanet, a empresa de capital aberto que permite que moradores de 115 mil residências de 150 cidades de Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba se conectem ao mundo em alta velocidade –em 95 mil delas, o acesso a Netflix, YouTube e o que for que os olhos queiram ver, é por fibra óptica, tecnologia que ainda está se disseminando mesmo em grandes capitais.

2. Fabiana Salles

De aparelhos de eletrocardiograma por telefone a um negócio escalável para resolver o problema da saúde no Brasil, Fabiana sempre buscou, de forma resiliente, um modelo de negócio que pudesse gerar um impacto significativo no mundo.

Ela fundou a Gesto em 2002 como uma empresa focada em gestão de planos de saúde corporativa. Porém, percebeu que nesse meio existia uma abundância de dados pouco explorados, como, por exemplo, um banco enorme de atestados médicos e dados de pacientes contendo os exames por eles já feitos e os remédios consumidos.  Tendo isso em seu radar, em 2010 a oportunidade bateu na porta e percebeu que era hora de investir nesses dados: a Gesto se tornava o primeiro BI de saúde corporativa do Brasil. 

Hoje, a Gesto possui 6 milhões de vidas na base de dados e faz parte do ecossistema Dasa, que tem a missão de transformar a saúde brasileira.

3. Luiza Helena Trajano

Luiza Helena Trajano é uma das mulheres empreendedoras mais poderosas do Brasil. Por 24 anos, esteve à frente do Magazine Luiza, uma das maiores marcas do varejo do país, com e-commerce e 113 lojas físicas, distribuídas por 819 cidades, de 21 estados. Só em 2019, as vendas totais do Magalu foram de 27,3 bilhões de reais.

Além disso, a empresa está no ranking das “Melhores empresas para se trabalhar” há 22 anos consecutivos. Hoje, ela atua como Presidente do Conselho de Administração do Magalu e é Embaixadora Endeavor, e divide suas horas em inspirar, mentorar e investir em empreendedores e empreendedoras por todo o Brasil.

Durante seus quase 30 anos de trajetória, recebe centenas de reconhecimentos e premiações como empreendedora, empresária, mulher e líder – ficou em 1º lugar, nos dois últimos anos, como líder de negócios com melhor reputação no Brasil, de acordo com a Merco, e também como a única executiva brasileira na lista global do WRC – World Retail Congress.

4. Abílio Diniz

Esse é um dos empreendedores famosos tanto no Brasil como no mundo. Filho de imigrantes portugueses, começou sua caminhada abrindo uma doçaria chamada Pão de Açúcar. Ficou dividido durante sua juventude entre a prática de esportes e os estudos (se formou em administração na Escola de Administração de Empresas de São Paulo). Aos 20 anos continuou sua caminhada em busca de conhecimento ingressando como gerente de vendas na empresa do pai e adquiriu conhecimentos importantes, em estudos pelos EUA, que o fizeram investir na fundação do seu primeiro supermercado em 1959.

Abílio é um persistente por natureza. Sofreu diversos reveses junto a economia brasileira, foi sequestrado, teve de fechar lojas e até demitir mais de 20 mil funcionários. Porém, sua coragem e insistência o fizeram buscar soluções práticas no mercado para que suas empresas mantivessem força e progresso.

Além de tudo, sua capacidade para enxergar novas oportunidades o fizeram expandir seus negócios como nenhum outro. Além de presidente do Conselho de Administração da BRF, foi sócio da Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar, Extra e Assaí), além das eletros Ponto Frio e Casas Bahia através da sua empresa Globex S/A.

5. Pedro Chiamulera

Chiamulera também simboliza outro nome entre os grandes exemplos. Um atleta excelente, participou de duas olimpíadas, trouxe toda a disciplina do aprendizado nos esportes para a vida como empreendedor. Sendo assim, Pedro é um aprendiz nato apaixonado pelo empreendedorismo.

Com os estudos em San Diego, nos EUA, criou um sistema de gestão para grandes varejistas brasileiros. E dessa forma, com o sócio Bernardo Lustosa, criou a ClearSale, líder no assunto gestão de fraudes no e-commerce brasileiro. Sua história marca pela sua dedicação como ser humano, atleta e constante caçador de conhecimento.


Quer conhecer mais exemplos? Clique aqui e leia as histórias das nossas empreendedoras e empreendedores de sucesso.

relatório de impacto 2021