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Headhunter: como ele pode te ajudar a formar grandes times

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Headhunter é um profissional especializado em encontrar a pessoa ideal para as necessidades da sua empresa. Saiba mais sobre isso.

Contratar bons funcionários é um dos grandes desafios do empreendedor. Quando estamos falando de uma pequena empresa, é fundamental montar times com competências complementares e que estejam aptos a desenvolver as atividades que a empresa precisa. Agora, onde encontrar essas pessoas qualificadas, motivadas com a missão da empresa, que se adaptem à cultura e que tenham as competências necessárias para desenvolver todas as atividades que o trabalho demanda não é tarefa simples. Muitas vezes um headhunter pode ajudar muito o empreendedor nesta tarefa.

O que é um headhunter? Este termo em inglês significa “caçador de cabeças”. Este é um profissional especializado em ajudar as empresas a encontrar os melhores talentos do mercado para preencher suas vagas. A ideia é que ele consiga casar as necessidades da empresa com a qualificação do profissional e assim encontrar a pessoa certa para a vaga ideal. Ele se torna um mediador entre empresa e profissional.

Algumas dicas para avaliar se um headhunter é um bom profissional

Agora, o headhunter também é um prestador de serviços, um fornecedor. E antes de sair por aí contratando um, você precisa saber como encontrar o profissional ideal para essa função também. Antes de mais nada, é importante confiar nele. E, além disso, você precisará expor para ele as reais necessidades da sua empresa, pontos fortes e fracos. Enfim, detalhes bem íntimos.

Nesta matéria da Época Negócios, você confere alguns pontos importantes para avaliar o trabalho de um headhunter. Listamos os principais pontos para você:

1. O headhunter precisa entender e conhecer muito bem a sua empresa 

Para que um Headhunter possa trabalhar bem, ele deve conhecer a empresa para quem está trabalhando. Ele deve atuar como um CEO ou um diretor de RH. É preciso entender o trabalho deles, a estratégia, os processos, os padrões, a cultura da empresa e, dessa forma, ajudar a encontrar o candidato que mais se encaixa à necessidade do cliente.

Na maioria das vezes, a empresa não sabe exatamente o que busca. Por exemplo, uma multinacional que está desembarcando no Brasil pode não ter intimidade com o mercado local a ponto de entender sutilezas necessárias no perfil de um diretor geral. Então, um bom headhunter, em primeiro lugar, ajuda o empreendedor a entender o contexto local e qual sua necessidade para depois atuar na busca pelo profissional.

2. Quanto tempo demora essa busca?

Não é uma trabalho de resultado imediato, pois a resposta não virá de bate pronto. E se vier, desconfie. Para achar um bom profissional, ele precisará primeiro entender como funciona a sua empresa e entender sua necessidades. Em seguida, ele deverá entrevistar candidatos para só então apresentar uma lista com alguns nomes. Em média, leva-se entre três e seis semanas para que o especialista encontre alguns candidatos adequados à vaga. Uma média de cinco nomes compõem a pequena lista, apresentada à empresa cliente.

3. Ele deve estar atendo aos novos perfis de liderança

Seja qual for a área de atuação da sua empresa e o cargo em questão, o headhunter deve estar atento às tendências e novidades do mercado, inclusive em relação ao perfil de uma boa liderança. Hoje, o líder precisa ter um pensamento crítico, habilidade para resolver problemas, flexibilidade e adaptabilidade a realidades que mudam o tempo todo.

Seja você o seu próprio headhunter

Nem todos têm recursos para dispor de um profissional como esse. Mas, talvez você não precise disso. Nesta outra matéria da Época Negócios, trazemos para você dicas de Tim Stevens, autor de “Fairness Is Overrated: And 51 Other Leadership Principles to Revolutionize Your Workplace” (Igualdade é superestimada: e outros 51 princípios para revolucionar seu espaço de trabalho – ainda sem edição em português) para não errar na hora de fazer uma contratação.

De acordo com ele, informações que currículos tradicionais trazem – como educação e experiência – são as menos importantes para determinar se um profissional está apto ou não para determinada vaga. “As habilidades de uma pessoa e sua personalidade — coisas por trás do currículo — são muito mais importantes. Você precisa saber se a pessoa tem aptidão para liderança, como encara o fracasso, como trata os outros diante de um desentendimento, e se a função para que você está contratando é mesmo a paixão do candidato ou só um ‘trampolim’ para outra coisa.”

Uma dica para saber um pouco mais sobre a personalidade de algum candidato é olhar suas redes sociais. Um estudo publicado no “Journal of Applied Social Psychology” revelou que o perfil de uma pessoa no Facebook mostra mais sobre o tipo de funcionário que ela é do que um teste de QI.

Outra dica do especialista é, durante a entrevista, sentir como é passar o tempo com aquela pessoa. A entrevista é um bom momento para sentir se “há liga” entre você e o candidato ou não. Vocês vão trabalhar juntos, então é muito importante que se deem bem.

A última dica de Tim Stevens  para escolher um candidato é não fazer a entrevista sozinho. Trazer outros membros da equipe para participarem das entrevistas é uma boa iniciativa. Duas pessoas pensam melhor do que uma. Quando você entrevista um candidato junto com outra pessoa, pode ter certeza que vocês detectarão muito mais características sobre eles do que se você estivesse sozinho.

Bom, agora você já conhece e entende um pouco mais o papel de um headhunter, e como ele pode te ajudar na sua empresa. Mais do que isso, conferiu dicas para ser você mesmo seu próprio headhunter. Boa sorte com a formação da sua equipe!

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