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Guerra por Atenção

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Descubra os 3 desafios do profissional de marketing 3.0 para atrair a atenção dos clientes.

Nos últimos anos, muito se falou sobre a Sociedade da Informação. Um novo paradigma da vida social, com diversos grupos buscando se estabelecer na vanguarda deste novo cenário.

A internet e outras evoluções tecnológicas foram fatores preponderantes para que a informação fosse democratizada, propagada e amplamente difundida. Temos experimentado uma variedade e um volume de informações sem precedentes, por várias mídias e múltiplas plataformas.

De forma colateral, este cenário causou efeitos não desejados sobre as pessoas. Estamos saturados por um volume gigantesco de conteúdo na TV, no computador, no celular, tudo ao mesmo tempo demandando nossa atenção. Este efeito sobre as pessoas teve consequências também para os profissionais de marketing. Diante de tanta informação, é cada vez mais difícil conseguir a atenção do seu público.

Aqueles que atuam no mercado de marketing de maneira mais inovadora já buscam formas de quebrar o status quo e descobrir novas alternativas para obter a tão preciosa atenção do público na era pós-digital. A seguir falaremos de alguns dos desafios para se obter sucesso neste objetivo.

Inovar na definição dos meios com foco nas pessoas

Note que estamos falando em “definição” e não “escolha” dos meios. Não é por acaso. É preciso ir além da mera escolha entre os canais de mídia já existentes no sentido de criá-los. Para isso é fundamental observar o comportamento e a rotina das pessoas.

É muito mais eficiente promover um produto no momento em que o seu potencial cliente está próximo da experiência relacionada ao seu universo, do que quando ele está envolvido em outras atividades não relacionadas à sua marca, como assistindo a um filme ou acessando suas redes sociais. A propensão à conversão para adotar a sua marca é muito maior quando ela está próxima do seu consumo. Na vida real.

Dentro deste raciocínio, sua marca deve estar presente na rotina de consumo do seu cliente de forma planejada, no contexto ideal, sendo útil, relevante e sem parecer invasiva, como veremos a seguir.

Anunciar sem invadir e com propósito

As mídias tradicionais são espaços cada vez mais disputados pelas marcas e ignorados pelas pessoas. Há muitos anos a publicidade na TV tenta se reinventar, pois depois que colocaram um controle remoto nas mãos do telespectador, ele não aceita mais tão facilmente ser interrompido por um anúncio no meio do seu programa favorito. A internet conseguiu reduzir esta interrupção em alguns aspectos se utilizando do Inbound Marketing, mas há muito a explorar além desta estratégia.

Um dos grandes desafios do profissional de marketing 3.0 é justamente esse: anunciar sem parecer inconveniente. É preciso inserir a publicidade de forma planejada, num contexto adequado para que ela soe mais como uma conveniência do que como uma invasão. Se você conseguir surpreender o cliente com um produto certo no momento ideal, ele se sentirá agradecido ao invés de importunado, como muitas vezes se sente diante de um anúncio.

Mais do que não interromper e roubar o tempo das pessoas, as marcas devem desempenhar um papel fundamental na transformação da sociedade em que vivemos, tornando a vida das pessoas melhor, mais feliz e mais prática. Se você conseguir conquistar os seus clientes dessa forma, eles próprios farão a sua publicidade.

A mensagem certa, para a pessoa certa no momento certo

Sem dúvida trata-se de um grande desafio, mas o profissional que conseguir equilibrar essa tríade terá uma possibilidade muitas vezes maior de obter sucesso em suas ações de marketing.

Conhecer o seu consumidor é o ponto inicial para entender em quais circunstâncias ele está mais disposto a prestar atenção na sua mensagem. Analise a rotina da vida real do seu público e identifique o contexto ideal em que seu produto deve participar. É importante que esse contexto tenha associação com o consumo ou experiência da sua categoria, caso contrário sua publicidade será apenas mais uma paisagem.

E finalmente, entendendo as pessoas e o momento ideal, deve-se comunicar adequadamente a mensagem.

Digamos que você queira divulgar uma nova marca de maquiagem. Colocar a sua publicidade no intervalo da novela pode não surtir grande efeito, pois naquele momento a mulher está totalmente concentrada na história e não está pensando necessariamente em beleza. Que tal aproximar sua mídia do momento de consumo de beleza, como lojas de grife e salões? Enfim, nestes locais elas estão mais propensas a considerar a compra de produtos que as deixem mais belas. Confira esse exemplo.

Rafael Cordeiro é empreendedor Endeavor, co-fundador da Enox On-life e trabalha a 10 anos materializando a comunicação de marcas no horário nobre da vida das pessoas.

 

, Enox, Empreendedor Endeavor
Diretor de comunicação e marketing na Enox, Rafael é o responsável pelo Marketing e pelo Desenvolvimento de Conteúdo para as redes EnoxTV, e também esta a frente das principais iniciativas de inovação da empresa. Desde 2003, a Enox estruturou uma rede com mais de 5.000 pontos de contato. Nesta rede circulam milhões de consumidores de diferentes estilos de vida, para quem entrega comunicação e proporciona experiências marcantes.

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