Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

As características que todo investidor procura nos empreendedores

LoadingFavorito

Os olhos dos investidores estão voltados para empresas de alto crescimento! Os empreendedores que acessam fundos de growth capital não tem medo de atingir um novo patamar de negócios.

Dados do IBGE mostram que, das mais de 4 milhões de empresas Brasileiras, apenas 11 mil são consideradas de grande porte, e aproximadamente 52 mil de médio porte (faturamento em R$ 5 e R$ 50 milhões / ano).

Preview

Analisando a história dessas organizações e tomando como base a lista das 130 maiores, iremos nos surpreender com o fato que dessas 130 quase 65% passaram a figurar nessa categoria nos últimos 10 anos. Mais surpreendente ainda é que uma grande quantidade delas entrou nesse “clube” nos últimos 5 anos.

Empresas como essas são as chamadas High Growth Organizations ou Organizações de Alto Impacto, e são grandes oportunidades de investimento, principalmente em mercados, como o Brasileiro, que também apresentarão grandes taxas de crescimento no futuro.

Fundos de Growth Capital tem os seus radares voltados para esse tipo de organização, que normalmente apresentam as seguintes características:

  1. Empreendedores Excepcionais à frente do negócio, querendo continuar no mesmo e crescer mais,
  2. Histórico de crescimento agressivo com potencial de atingir um novo patamar de organização,
  3. Modelos que podem ser “escaláveis”, nacional e internacionalmente,
  4. Inovação,
  5. EMPREENDEDORES QUE QUEREM DOMINAR O MUNDO e,
  6. Necessidade da empresa e do Empreendedor, não apenas de capital, mas de buscar competências de governança, gestão, rede de relacionamento e aconselhamento.

A tese de investimento desse tipo de fundo, formas de participação, entre outros, podem variar, mas o que normalmente atrai muito um investidor dessa categoria é que o potencial investimento seja basicamente “cash-in”, ou seja, dinheiro para dentro da empresa.

Antes de buscar um Growth Capital, o Empreendedor tem que se perguntar se ele e suas expectativas se enquadram nesses parâmetros e, mais ainda, se esta disposto a receber um sócio.

Se a resposta for positiva, deverá saber mostrar, através de informações históricas e projeções futuras, que a sua empresa tem todas as condições de ser uma das lideres do futuro. Se o negócio tiver realmente as características mencionadas, não será difícil abordar e atrair um fundo de Growth Capital.

No entanto, isso não será suficiente para que essa atração se transforme em algo mais sério. Organizações nessa etapa de crescimento são extremamente dependentes de seus empreendedores e, mais até que a análise do negócio, a análise do empreendedor, suas capacidades e virtudes será fundamental para a tomada de decisão do investimento.

Digo isso porque, na grande maioria das vezes, o que se busca em um investimento como esse é potencializar as habilidades do empreendedor, liberando a energia que passou a ser “dispersada” com aspectos associados a governança e gestão, aportando não apenas dinheiro, mas essas competências, associadas a uma poderosa rede de relacionamento com investidores / empreendedores.

Ou seja, o que se busca, não são apenas excelentes negócios (isso é a condição básica), mas empreendedores excepcionais com o famoso brilho nos olhos.

Carlos Alberto Miranda é sócio-fundador da BR Opportunities, gestora de Private Equity com foco em empresas de rápido e alto crescimento.

, BR Opportunities, Fundador
Carlos Alberto Miranda é sócio-fundador da BR Opportunities, gestora de Private Equity com foco em empresas de rápido e alto crescimento. É Mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC RJ. Participou do programa de Gestão e Estratégia para Executivos da Kellog School of Management da Northwestern University, Chicago - USA. Carlos trabalhou durante 21 anos na Ernst & Young, sempre nas áreas de Corporate Finance e Gestão Estratégica. 

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: