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Um bate bola com o Grêmio: o que esse time pode ensinar à sua empresa

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O modelo de negócio do Grêmio é fazer dinheiro com futebol. E o modelo de gestão é um sucesso.

Se você costuma confundir modelo de negócio com modelo de gestão, pode acreditar: você não está sozinho(a). Essa confusão é bem comum. Muita gente acredita que modelos de negócio e de gestão são termos diferentes para nomear os mesmos processos.

Então, para acabar de vez com as suas dúvidas, resolvemos preparar um artigo bastante elucidativo. A ideia é não apenas apontar as diferenças entre esses dois conceitos fundamentais do mundo dos negócios, mas também compartilhar algumas dicas para te ajudar a se orientar melhor.

Para fechar, ilustramos tudo isso com um case um tanto inusitado: o do Grêmio, time de futebol.

E quando você conhecer os golaços que o tricolor gaúcho vem marcando dentro e fora do campo, vai entender o porquê.

  • Focinho de porco não é tomada

Pois é, as semelhanças entre modelo de gestão e modelo de negócio estão só no nome. Na timeline de uma startup, o primeiro, de negócios, vem antes, já que define como uma empresa vai atuar. Ou, nas palavras mais esclarecedoras de Alexander Osterwalder (autor do imperdível “Business Model Generation”, disponível em português aqui), o modelo de negócioé a descrição da lógica de como uma organização cria, distribui e captura valor.

De acordo com o Venture Capitalist Fred Wilson, a definição do modelo de negócio é a terceira etapa da criação de uma empresa — deve acontecer após as definições do produto e da estratégia.

Leia também: Produto > Estratégia > Modelo de negócios

Osterwalder também propõe algumas perguntas cruciais para você fazer na hora de desenvolver um modelo:

  • A sua proposta de valor: o que você oferece que é único no mercado?
  • Os segmentos de clientes: quem é o cliente final?
  • Suas atividades chave: o que exatamente você realiza que irá consistir no produto ou serviço ofertado?

Neste artigo do Sebrae, você encontra mais informações imperdíveis a respeito do tema.

Quanto aos modelos de gestão: são os processos pelos quais as empresas transformam objetivos em resultados no dia-a-dia. Esses processos compõem o ato de gerir um negócio por meio de padrões já existentes. Fazem-se apenas as modificações necessárias para as necessidades de cada organização. Os modelos de negócio costumam ser elaborados com base em metas agressivas, ações de impacto e altas expectativas de desempenho.

  • Alguns exemplos sempre ajudam

Claro, vamos a eles. Alguns modelos tradicionais de negócio são:

  • o de franquias, no qual um empreendedor paga uma taxa para usar uma marca e processos comerciais já consolidados;
  • o de recarga, como o dos celulares pré-pagos e impressoras, em que o equipamento é somente um meio para se obter uma receita recorrente, seja em créditos de celular ou na compra de toners e cartuchos de tinta;
  • o de classificados, em que há o uso de um meio impresso ou digital para mostrar anúncios e o cliente paga proporcionalmente ao destaque que deseja;
  • o de assinatura, usado tanto por jornais e revistas quanto TV. Nele garante-se a receita previamente ao vender informação em pacotes, dando um desconto para o consumo repetido.

Quanto aos modelos de gestão, são de classificação mais abrangente e complexa. Como dependem essencialmente das características de cada empresa e são muito vinculados aos hábitos e comportamentos de períodos específicos, estão sempre mudando.

Atualmente, um modelo que faz muito sucesso é o da holocracia, mais conhecido como a estrutura “sem chefes”. Zappos e Valve, nos Estados Unidos, são as principais portadoras desta bandeira. Aqui no Brasil, a Vagas.com é um bom exemplo.

  • Fazer caixa sem se desfazer de jovens craques: o gol de placa do Grêmio

O universo dos modelos de negócio é tão vasto que, muitas vezes, a inspiração vem de fora dos escritórios. Neste caso, vem do futebol.

É inegável que, dentro de campo, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense tenha apresentado uma constância invejável, faz tempo que o time está entre os mais competitivos do Brasil. Mas é fora das quatro linhas que o clube vem impressionando e inspirando. O Grêmio apertou o cinto e vem reequilibrando as finanças sem ter que recorrer a um expediente muito comum no futebol nacional: a venda de jovens craques.

Esta matéria do Globo Esporte lista alguns motivos pelos quais o modelo de gestão do tricolor gaúcho se transformou em case. E nós não poderíamos deixar de compartilhá-las com você:

  • Olé no aumento de gastos

Incluindo salários, encargos e direitos de imagem, a folha de pagamento gremista seguiu caminho inverso daquela dos clubes rivais: foi reduzida. E em quase R$ 3,5 milhões de 2014 para 2015. Graças à política de austeridade pregada pelo presidente Romildo Bolzan, o Grêmio formou seu grupo com jovens talentos e segue brigando pelas primeiras posições do Brasileirão.

O assunto é oportuno, porque a diminuição de gastos deve estar sempre nos planos do seu modelo de gestão. Para isso, manter as finanças sob controle é fundamental. Neste artigo você encontra dicas e ferramentas para isso.

  • Lapidando e retendo as pratas da casa

Uma rápida olhada na escalação do Grêmio já mostra: o plantel é muito jovem. Isso ocorre porque o clube tratou de valorizar as joias de suas categorias de base. Dos 37 jogadores do elenco atual, metade foi formada lá dentro.

E os garotos se destacam pela qualidade. O principal exemplo é Luan: o jovem de 23 anos foi o artilheiro isolado do Grêmio em 2015, com 15 gols em 44 jogos. E teve seu contrato ampliado, mediante bonificação salarial.

Apostar em jovens talentos para formá-los pode ser um ótimo caminho para sua gestão. Mas retê-los será, sem dúvida, um grande desafio. Neste artigo, você encontra algumas dicas para te ajudarem a não perder aquele ou aquela funcionária com imenso potencial.

Enfim, esse é o inspirador exemplo do Grêmio. Quer conhecer outros, além de se informar a respeito do que há de novo sobre modelos de gestão? Inscreva-se na Mentoria Online sobre o tema, que vai acontecer em 07 de julho. Será imperdível!

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