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Como os Governos podem apoiar melhor os Empreendedores

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Como os Governos podem apoiar melhor os Empreendedores

Existe uma série de áreas a serem analisadas para que as intervenções governamentais possam trazer resultados mais significativos. Conheça essas áreas.  

O apoio público ao empreendedorismo parece causar furor nos círculos políticos atuais, e mesmo assim, em 2011, apenas 8% das empresas norte-americanas eram novas, comparadas a 15% em 1970. Inspirada por este dado frustrante, a Kauffman Foundation produziu um relatório chamado “Guidelines for Local and State Governments to Promote Entrepreneurship” (Diretrizes para Governos Locais e Federais Promoverem o Empreendedorismo), com base em lições aprendidas nos programas de apoio ao empreendedorismo da fundação. Abaixo estão algumas das descobertas mais interessantes:

1. Governos locais e federais deveriam parar de apoiar duas más ideias: Capital de Risco com Fundos Públicos e Incubadoras de Empresas

a) Capital de risco com fundos públicos tem um histórico ruim. Administrar fundos de investimento é arriscado e desafiador, ainda mais um que seja financiado pelos contribuintes. A maioria dos fundos fracassa e aqueles que não fracassam tendem a gerar uma taxa de retorno menor do que a taxa normal da bolsa de valores. Isso, junto à falta de especialização no setor de capital de risco dos funcionários públicos, torna o uso de fundos públicos em capitais de risco particularmente questionável.

b) Centros públicos de incubação de empresas também têm desempenho fraco. Há um conceito crescente de que incubadoras de empresas públicas estão preparadas para preencher todas as necessidades dos empreendedores em relação a investimentos. Mas elas raramente conseguem isso: a menos que uma startup necessite de equipamentos caros, incubadoras físicas não as ajudam, apenas mantêm vivas empresas que não sobreviveriam de outra maneira.

2. Governos Locais Deveriam Aumentar o Apoio a Programas com Alto Desempenho: Construção de Redes de Articulação e Apoio de Acordo com o Estágio

a) Promover conexões e aprender como os empreendedores alavancam o potencial regional. O maior conselho da Kauffman Foundation’s é focar nas pessoas por detrás das empresas, que aprendem interagindo umas com as outras. Empreendedores gostam de aprender com outros do mesmo ambiente de negócios, mas geralmente acham difícil fazer networking para criar essas conexões. É aí que os governos locais podem ajudar: através de eventos e outras plataformas, eles podem reunir os empreendedores.

b) Organizar comunidades de negócios de acordo com os diferentes estágios de empreendedorismo oferece uma ajuda mais relevante. Os programas públicos deveriam direcionar as empresas às comunidades que preenchessem melhor suas necessidades. Enquanto os encontros com outras empresas no mesmo estágio de desenvolvimento (nascent ventures, startups, or scale-ups) pode facilitar o aprendizado técnico e a inovação, encontros com empresários mais experientes podem ajudar os empreendedores a encontrar mentores, investidores e inspiração.

3. Em Geral, as Abordagens Horizontais Funcionam Melhor do que as Estratégias Verticais

Não é uma coincidência que ambas as más ideias descritas acima são estratégias verticais, concebidas nas mentes dos políticos e impostas às indústrias que deveriam teoricamente se beneficiar destas novas instituições. É interessante também notar que as ideias recomendadas são abordagens horizontais. Como também já foi demonstrado em outros estudos, o poder do empreendedorismo está nas conexões entre as empresas: inspiração, mentoriainvestidor anjo (angel investment), empreendedor em série (serial entrepreneurship) e employee spin-off (surgimento de uma nova empresa depois da cisão de um ou um grupo de ex-funcionários de uma empresa já existente). Para aproveitar estas conexões, programas de apoio bem-sucedidos deveriam concentrar seus esforços em reunir as empresas.

Artigo originalmente publicado e gentilmente cedido pela Endeavor Insights

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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