facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Governança corporativa em empresas familiares

LoadingFavorito

É importante dividir a função do proprietário da família do gestor da empresa.

Empresas de controle familiar enfrentam desafios adicionais em relação às demais empresas. A questão central diz respeito ao estabelecimento de uma disciplina que regule o relacionamento da família com o negócio. Quando isso não é bem feito, eventuais disputas e conflitos familiares podem ser levados para dentro da empresa e comprometer seu funcionamento, trazendo prejuízos para os resultados dos negócios.

A origem de boa parte dos conflitos está, em geral, relacionada ao direcionamento dos negócios, participação em resultados e aspirações de poder na companhia, por parte dos seus diversos membros. É comum, por exemplo, que herdeiros tenham aspirações de ocuparem cargos na companhia. Caso não existam regras claras para isso, basta que um membro da família ocupe um posto para que os demais se sintam no direito de também fazê-lo.

Um dos propósitos do sistema de governança corporativa é exatamente fazer uma distinção clara entre propriedade e gestão. Assim, herdeiros têm direitos como proprietários, mas isso não lhes confere o direito de serem gestores, necessariamente.

Gestãorequer competências que não se transferem por laços consanguíneos. Assim, é necessário que a família organize o seu relacionamento com a empresa através de processos disciplinados.

Uma boa prática é a criação de um conselho de família, que não deve se confundir com o conselho de administração (CA). O conselho de família não integra o sistema de gestão da empresa, como é o caso do CA, mas tem o propósito de organizar as expectativas da família em relação à sociedade. Deve funcionar fora da empresa, com um fórum para que a família discuta e resolva eventuais temas de conflito permitindo levar posições de consenso para a sociedade.

Dentre os temas que podem ser tratados por esse conselho destacam-se a definição de critérios para a sucessão e participação na sociedade, direcionamento geral dos negócios, preservação dos princípios e valores da família que deverão orientar o negócio, a definição dos limites entre interesses da família e da empresa, relacionamento com demais sócios e até critérios para a indicação de membros para o conselho de administração. Deve ter como grande propósito fazer com que a empresa seja um fator de agregação e fortalecimento dos laços familiares evitando, portanto, que eventuais conflitos de interesses nos negócios destruam esses laços.

 

Carlos Airton Pestana Rodrigues é Diretor Presidente da Governance Solutions

Leia mais:
A transparência pode criar valor?
O Código de Conduta Corporativa
Princípios e Valores: A Base da Boa Governança
A Importância de Conselhos em Governança Corporativa
Governança Corporativa Atrai Grandes Clientes

, Governance Solutions

Prof. Carlos Airton é Diretor-Presidente da Governance Solutions, empresa de consultoria e treinamento em Governança, Conselheiro de Empresas e Professor de programas de MBA da BSP- Business School de São Paulo, onde leciona disciplinas de Governança Corporativa e Governança de Tecnologia da Informação. Por mais de 2 décadas atuou como CIO de organizações internacionais e nacionais como Laboratórios Wyeth, ABB- Asea Brown Boveri e Braskem.  É bacharel de Administração de Empresas pela USP e possui MBA pelo IMD - Institute of Management Development em Lausanne- Suiça. É mentor da Endeavor desde  2003.

Deixe seu comentário

1 Comentário

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. C[assia Zirondi - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Olá, Sr. Carlos!

    Estou escrevendo minha monografia da pós graduação justamente no tema de governança corporativa em empresas familiares, gostaria de saber se o Senhor tem doutrina ou algum material de apoio para indicar.

    Agradeço desde já,

    Cássia Zirondi.

Parceiros
Criação e desenvolvimento: