facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Gestão de metas: Como implementar a metodologia OKR?

LoadingFavorito
Metas OKR

Nós temos um objetivo com este artigo, caro leitor: fazer com que você entenda a metodologia de OKR (Objectives and Key Results) e que isso te ajude a aplicá-la em sua organização. Faremos isso através de um texto de até 800 palavras, utilizando uma linguagem informal e direta ao ponto, trazendo exemplos para ilustrar o que queremos transmitir. Simples assim.

Acredite ou não, acabamos de definir um OKR. Incrível, não? Eles devem ser sempre assim, simples o suficiente para que você os entenda e se sinta entusiasmado a alcançá-los. Agora que temos nosso objetivo estabelecido, vamos ao que interessa. Quais são os passos para a implementação de um sistema eficaz de OKRs?

1. Entender que OKRs são parte da cultura da Empresa.

Uma cultura de OKR se estabelece quando há um interesse real de uma empresa em estabelecer um processo estruturado para o alcance das metas. Imaginamos que ao ler a palavra “cultura”, alguns pensamentos negativos do tipo “minha empresa não está preparada para isso” ou “não sei por onde começar” possam ter vindo à sua mente. Não se preocupe se isso aconteceu, o Google também passou pela mesma situação no início. Inclusive, essa metodologia foi implementada quando o Google ainda não era o “Google”. Apenas um grupo de profissionais no primeiro ano de nascimento da empresa, mostrando que é possível sim que qualquer empreendimento possa estruturar seus OKRs, independente de seu tamanho.

2. Entender que OKRs ajudam a classificar o que é prioridade.

OKRs nada mais são do que um conjunto de objetivos inter-relacionados que, alcançados de forma individual ou coletiva, vão contribuir para os objetivos macro de uma organização. Dessa forma, eles são vitais para que o profissional entenda o seu escopo de trabalho e saiba onde direcionar seus esforços e onde não gastar energia. Podemos afirmar sem medo de errar que uma gestão objetiva de OKRs eleva a produtividade e reduz de forma grandiosa o tão temido stress no ambiente de trabalho. Além disso, ao produzir mais, a auto estima do funcionário aumenta, reduzindo problemas relacionados à saúde e falta de motivação. Ou seja, todos ganham.

3. Entender que OKRs são mensuráveis e devem ser simples.

Parece óbvio, mas não é. OKRs devem ser bem objetivos e existe uma regra de ouro para criá-los: (a) todos devem, obrigatoriamente, conter números. (b) todos devem ser mutualmente acordados entre gestor e profissional. (c) cada pessoa deve possuir, no máximo, 5 objetivos macro com 4 resultados chave para cada objetivo macro. (d) ao menos 60% dos objetivos devem ser definidos bottom up, ou seja, pelo próprio profissional que trabalhará neles (falaremos disso no próximo item).

4. Entender que OKRs seguem duas vias: Top Down e Bottom up.

Isso é muito importante e gostaríamos de enfatizar. O modelo tradicional de formação de objetivos é feito exclusivamente de cima pra baixo, muitas vezes acordados em reuniões de diretoria, sem envolvimento de todo o grupo de funcionários. Nós trabalhamos com uma proposta diferente: 40% são OKRs definidos por nossos Vice Presidentes e Diretores, que nos passam a direção, enquanto 60% são OKRs definidos por cada indivíduo na empresa, que define como será o caminho. Para exemplificar, seria como o presidente de um clube de futebol definisse em seu OKR a meta de “ser campeão brasileiro de futebol da série A”, e o técnico desse clube, ao receber 40% desse OKR (a direção é ser campeão), define os 60% faltantes que devem ser feitos para isso acontecer: “importar táticas consagradas da Europa, contratar jogadores de peso, etc.”. Como você pode ver, o presidente não deve pensar em detalhes de como o clube será campeão, mas ele deve garantir que há alguém pensando no que deve ser feito para que isso aconteça. O mesmo raciocínio serve para qualquer organização. Além disso, se você planeja elevar o engajamento dos profissionais de sua organização, experimente envolvê-los no processo de elaboração de objetivos e se surpreenda com os resultados.

5. Entender que OKRs são públicos para toda a empresa e promovem o engajamento de todos.

A ideia de gerenciar OKRs não públicos soa tão ineficaz quanto ler um livro no escuro. Manter a cultura de OKRs viva é uma tarefa de todos, e internamente todos os Googlers (termo utilizado a quem trabalha no Google) registram seus OKRs trimestrais em nossa intranet, tornando-os acessíveis a qualquer interessado. Ao fazer isso cria-se um sentimento de engajamento ao perceber que todos os objetivos estão relacionados tanto verticalmente quanto horizontalmente, dando-nos a percepção de que caminhamos todos no sentido certo, como um grande time.

Leia Mais:

13 passos do Roadmap para adoção de OKR

[Ferramenta] Gerencie as metas da sua equipe com o método do OKR

, Google, Diretora de Recursos Humanos
Mônica Santos é Head de Recursos Humanos para America Latina do Google, onde trabalha desde Julho de 2008. Durante este período o Google foi eleito por 5 anos seguidos a melhor empresa para se trabalhar pela Great Place To Work e Melhor Empresa para Você Trabalhar pela FIA/Você S.A. em 2013. Em 2014, Google foi escolhido como a Empresa dos Sonhos dos Jovens e também dos Executivos.

Deixe seu comentário

24 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
  1. 0 curtidas
     
    Curtir

    excelente artigo sobre OKRs.

  2. Aline Julião da Costa - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Parabéns pela matéria =)

  3. Aluísio de Paula - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Se o Google usa a metodologia OKR e se tornou a empresa mais valiosa do mundo…

  4. Bruno Gennaro - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Parabéns pelo artigo!

    Fiz um post no meu blog que mostra como identificar oportunidade de melhoria na gestão da sua empresa! http://bit.ly/1Kd3QJn

  5. GEORGE IFFARRAGUIRRE - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Publicamos recentemente um ebook gratuito: Guia Definitivo de OKR – Do conceito a implementação.
    segue o link:
    http://promo.coblue.com.br/okr-guia-definitivo

  6. Eduardo Fonseca - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Estamos iniciando em OKR’s em nossa empresa. O processo não é tão simples de se começar, mas certamente já vem engajando e muito cada indivíduo. Parabéns pelo artigo.

  7. GEORGE IFFARRAGUIRRE - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Publicamos recentemente um ebook gratuito: Guia Definitivo de OKR – Do conceito a implementação.
    segue o link:

    http://promo.coblue.com.br/okr-guia-definitivo

    Um abraço

  8. Ricardo Castanheira - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Ótimo texto, bastante elucidativo. A metodologia OKR, no entanto, nada mais é do que uma repaginação de outras já existentes. Por exemplo, no BSC (Balanced Scorecard). a partir das diretrizes das 4 perspectivas, todos são convidados a criar ações táticas alinhadas. A diferença principal, ao meu ver, está na preocupação de gerar conhecimento público de tudo isso.

  9. atamkt@gmail.com - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Muito instrutivo. Obrigada!

  10. Beto Ferreira - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Opa, muito bom, informações de primeira qualidade!

    Parabéns!

  11. João Gabriel Alves da costa - says:

    2 curtidas
     
    Curtir

    Fenomenal. Adorei!

  12. Tiago Aparecido Perez Vieira - says:

    2 curtidas
     
    Curtir

    Que legal, sério mesmo! Parabéns, Google! e Parabéns pela Matéria, Mônica!

  13. 2 curtidas
     
    Curtir

    Estamos no início aqui na pegueeei e utilizamos um modelo parecido com o OKR. Definimos os objetivos top down (não temos funcionários, são todos sócios) que são 20% do problema e os outros 80% são as atividades que cada um deve realizar. Tanto a escolha das atividades e os prazos são determinados pelo seu sponsor. Só dá certo aqui porque o sucesso do negócio é nosso objetivo comum. pegueeei.com

  14. Sergio Luiz da Fonseca - says:

    2 curtidas
     
    Curtir

    Monica, muito bem colocado, OKR’s Simples assim.
    Parabéns Googlers pela estruturação e utilização trimestral de OKR’s.

  15. VINNICIUS MENDES VENTURA - says:

    2 curtidas
     
    Curtir

    O envolvimento dos colaboradores no processo de desenvolvimento institucional é fundamental.

  16. Willian Silva - says:

    2 curtidas
     
    Curtir

    Muito bom artigo, eu mesmo ainda não tinha ouvido falar neste termo, mas se olharmos na prática é uma bela maneira de definir projetos, engajar a equipe nos mesmos, etc., isso contribui até para o desenvolvimento profissional de toda a equipe interna, como foi dito no artigo. E ajuda na área que deve ser importante dentro da empresa, a de definição de projetos. Muito bom…

  17. murilo baihé - says:

    2 curtidas
     
    Curtir

    A metodologia parece interessante, mas o texto é enxuto demais para explicá-la a contento, quais são a maiores dificuldades na implatação de um OKR? Os funcionários da google definem seus objetivos sem serem questionados e a gerencia aceita ser alterá-los?

  18. LUIZ FELIPE COSTA GOUVEIA - says:

    2 curtidas
     
    Curtir

    Muito boa metodologia Sra Mônica Santos. PARABÉNS !!!
    Atte. Luiz Felipe Gouveia.

  19. Jerdion Damasceno - says:

    2 curtidas
     
    Curtir

    Mônica, bom dia!

    Parabéns por esta matéria extremamente importante para as Empresas.

    Obrigado!

    Jerdion Damasceno

  20. murilo baihé - says:

    3 curtidas
     
    Curtir

    A metodologia parece interessante, mas o texto é enxuto demais para explicá-la a contento, quais são a maiores dificuldades na implatação de um OKR? Os funcionários da google definem seus objetivos sem serem questionados e a gerencia aceita sem alterá-los?

    1. GEORGE IFFARRAGUIRRE - says:

      0 curtidas
       
      Curtir

      Olá Murilo. você pode baixar um guia de implementação neste link: http://promo.coblue.com.br/okr-guia-definitivo

      Um abraço

  21. Rafael Leite - says:

    4 curtidas
     
    Curtir

    OKR realmente gera resultados marcantes. Desde alinhamento das equipes na busca de objetivos comuns, até cadência na gestão do desempenho organizacional, OKR é um sistema de gestão que influencia em toda a cultura organizacional.
    Este material explica mais sobre a metodologia, além de um vídeo sobre OKRs: http://bizstart.com.br/atinja-metas-ambiciosas-com-a-metodologia-okr/

  22. Eduardo Junqueira - says:

    4 curtidas
     
    Curtir

    Mônica;

    Quanto temos um painel de OKR da Presidência/Diretoria que contém números de faturamento e receita da empresa, eles também devem ser publicados de maneira irrestrita para todos da empresa?

    Parabéns pelo artigo.

    Obrigado.

  23. GEORGE IFFARRAGUIRRE - says:

    8 curtidas
     
    Curtir

    O OKR é muito interessante e gera resultados surpreendentes, que quiser saber mais tem um eBook gratuito neste link:

    http://www.coblue.com.br/blog/okr-a-ferramenta-para-gestao-empresarial-utilizada-pelo-google/

    Valew.

Parceiros
Criação e desenvolvimento: