facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Gestão de caixa: o arroz e feijão que precisa ser bem feito

LoadingFavorito
Aprenda a fazer uma boa gestão financeira do seu caixa. Confira as dicas!

Todo empreendedor sabe que o caixa precisa ser gerido com maestria para que o negócio caminhe bem, mas nem sempre é fácil ter o controle necessário sobre o financeiro

Quanto saiu e quanto entrou no ano passado? Quais são as projeções para os próximos anos? São essas as respostas que precisam estar na ponta da língua para o bom andamento da empresa, pois é bem aí que o perigo mora! Percebendo esse grande desafio dos empreendedores, Alexandre Cricci, mentor da Endeavor, engenheiro e administrador, explicou minuciosamente, em uma mentoria para o programa Braskem Labs 2016, como organizar seu fluxo de caixa e saber o que esperar do gestor financeiro.

Fizemos um levantamento das dicas mais valiosas do mentor. Dá uma olhada porque, com certeza, muitas delas servirão também para você:

  • Entendendo o temido Fluxo de Caixa

Antes de qualquer coisa, você precisa conseguir colocar no papel o seu balanço resumido. Então, comece separando o que entra e o que sai de sua empresa. De um lado some seu caixa, as contas a receber, o estoque e seus ativos fixos (como mesas e equipamentos). Do outro lado, liste as contas a pagar com os impostos empréstimos e os outros valores a pagar.

Para fazer a projeção do fluxo de caixa, parta da nossa conta de resultados de um ano que já esteja fechado e depois faça a previsão dos próximos anos. A previsão pode ser semestral, anual ou dentro do período que você desejar. O ideal é que você faça uma previsão anual para ver quanto de dinheiro você precisa para pagar a sua operação durante o ano, e depois variar esse tempo em curtos períodos para ter uma previsão orçamentária.

Dicas importantes: trabalhe apenas com números relevantes e com médias. Use sempre a pior situação para o seu caixa para que existam boas surpresas, e não o contrário. Na dúvida, coloque uma margem de segurança para cima (quanto maior sua experiência menor a margem de segurança). Toda a tabela vai depender da capacidade de previsão do seu fluxo de vendas.

Alexandre ressaltou que o pior engano do gestor de negócios é ter o seguinte pensamento “vou crescer 20% no próximo ano, eu ponho 20% a mais de dinheiro entrando no caixa e estou resolvido”. É preciso realmente calcular cada variação para chegar nos números corretos.

  • Por que calcular as projeções?

Quando você calcula a necessidade de caixa para os próximos anos, consegue saber se será necessário financiar alguma necessidade futura. Decidir com antecedência como será levantado esse capital é fundamental para conseguir as melhores condições de empréstimos e financiar essa necessidade.

Cada empreendedor tem que saber qual a especificidade do seu negócio. Essas dicas fornecem ferramentas para você descobrir quais são as suas dores e como resolvê-las sem grandes sustos. Uma empresa endividada, por exemplo, deve ter como missão financiar o negócio dentro dessa situação. O gestor financeiro tem que desenvolver bom relacionamento bancário, além de saber negociar para garantir liquidez e passar confiança no mercado para ter acesso ao capital.

Uma empresa que não tem acuracidadena previsão das vendas, por exemplo, tem que trabalhar com maior saldona previsão de caixa (qualquer derrapada em vendas, o caixa pode cobrir sem grandes sustos).

Se você quiser aprofundar um pouco no assunto, que tal conferir nosso mini curso por e-mail de finanças?

Oferecimento:

braskem-certo

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Criação e desenvolvimento: