facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Fundador x Time fundador x CEO fundador: qual é seu papel?

LoadingFavorito
Fundador x Time fundador x CEO fundador: qual é seu papel?

“Ele que não tem estômago para essa luta, deixe-o partir… Nós poucos, nós felizes poucos, nós bando de irmãos” – William Shakespeare, Henrique V.

Muita coisa tem sido escrita sobre as características individuais que definem um grande fundador, mas pouco se fala sobre o que faz um grande time fundador e como isso é diferente de um grande CEO fundador.

Acho que nós fomos imprecisos na definição de três diferentes papéis. E ao fazê-lo, não conseguimos ajudar fundadores a entender o que é preciso para construir um grande time fundador. Aqui estão as minhas definições:

Fundador: quem tem a ideia

O fundador é a pessoa com a ideia original, a descoberta científica, a inovação técnica, a visão, a descrição do problema, a paixão, etc. Um fundador normalmente recruta cofundadores e, em seguida, passa a fazer parte da equipe fundadora envolvida nas operações da empresa no dia a dia. No entanto, em algumas indústrias, como a de ciências biológicas, os fundadores podem ser professores que não querem encerrar suas atividades como docentes, de modo que, muitas vezes, se tornam chefes do conselho científico de uma startup, mas não fazem parte da equipe fundadora.

Algumas advertências sobre os fundadores com “ideias”. É importante diferenciar entre as ideias que foram ou podem ser patenteados e ideias criadas em uma noite entre colegas.

Um dos conceitos mais difíceis de entender para os meus alunos é o de que uma ideia não é uma empresa.

A realidade é que, na maioria dos casos, sem a empresa para comercializá-la, a ideia é totalmente inútil (exceto para fazer um troll de patente).

Mesmo que eles se tornem parte do time fundador, não é preestabelecido que o fundador, que entrou com a ideia, assuma garantidamente um papel de liderança (CEO ou VP) na nova empresa. Para alguns empreendedores, a ideia de que o fundador não é necessariamente o CEO é uma surpresa. Quando eu ouço: “Como assim eu não sou CEO? A ideia é minha!”, tenho medo de que o fundador não saiba absolutamente nada sobre o que faz com que o CEO fundador seja especial e o que mais é realmente necessário para construir uma empresa. Leia mais para ver a diferença nos papéis de cada um:

Time fundador: o primeiro tijolo na construção da empresa

Um time de fundadores inclui o fundador e alguns outros cofundadores com habilidades complementares às do fundador. Esse é o grupo que vai construir a empresa. Seu objetivo é pegar a ideia original e procurar por um modelo de negócios replicável e escalável — primeiramente encontrando o fit de produto/mercado e, em seguida, testando todas as partes do modelo de negócios (preços, canais de aquisição/ativação, parceiros, custos, etc).

Em startups relacionadas ao universo web ou mobile, a visão tradicional é a de que o time fundador é formado por um hacker, um excelente vendedor e um designer. Em outras áreas, os conjuntos de habilidades são diferentes, mas a ideia fundamental é a de que você deve buscar uma equipe com competências complementares.

Não há nenhuma fórmula mágica com o número “certo” de fundadores para um time fundador, mas entre 2 e 4 parece ser o ideal.

Um dos maiores erros na montagem de uma equipe fundadora é não refletir sobre a necessidade de habilidades, contentando-se com quem está disponível à sua volta.

Os dois testes para descobrir se uma pessoa pertence a uma equipe de fundadores são:

  • “Será que teríamos uma empresa sem essa pessoa?”; e
  • “Podemos encontrar alguém igual a ela?”

Se ambas as respostas forem “não”, você identificou um cofundador. Se alguma das respostas for “sim”, então contrate essa pessoa um pouco mais tarde, como um dos seus primeiros funcionários.

Os principais atributos de um empreendedor em um time de fundadores são paixão, determinação, resiliência, tenacidade, agilidade e curiosidade. É claro que ajuda se o time tiver tido uma história de trabalho conjunto, mas o que é essencial mesmo é o respeito mútuo. E o que é crítico é a confiança. Você precisa ser capaz de confiar em seus cofundadores para fazer o que eles dizem que vão fazer e para te apoiar.

A maioria das startups que fracassam por problemas no time o fazem porque os cofundadores não se conheceram bem antes (passaram algum tempo juntos em um Startup Weekend, trabalharam juntos em uma incubadora, etc) e já caíram na cama para fazer uma empresa.

Todo mundo tem ideias. É a coragem, paixão e tenacidade do time fundador que transforma ideias em negócios.

CEO fundador: campo de distorção da realidade e conforto no caos

Fundadores idealistas que tentam gerir uma empresa com liderança coletiva, sem uma única pessoa no comando, descobrem que essa é a maneira mais rápida de fechar as portas. Velocidade, ritmo e tomada de decisões destemida são a vantagem estratégica das startups. Frequentemente, as condições do terreno vão mudar tão rapidamente que a necessidade de decisões imediatas impede um processo de decisão coletiva.

O CEO do time fundador, então, precisa ser o primeiro entre iguais na equipe. Ironicamente, eles quase nunca são a pessoa mais inteligente ou tecnicamente astuta no time. O que os diferencia do resto da equipe é que eles conseguem visualizar um campo de distorção da realidade que eles usam para fazer recrutamento e seleção, levantar fundos, pivotar e posicionar a empresa. Eles são quem realmente acredita na empresa e têm a visão, paixão e habilidade para comunicar por que essa ideia aparentemente maluca vai funcionar e mudar o mundo.

Além disso, o CEO fundador cresce operando no caos e na incerteza. Ele lida com a crise diária do desenvolvimento de produto e aquisição de clientes iniciais. E à medida que o desenvolvimento do produto e o entendimento do cliente se encontram, os fatos mudam tão rapidamente que o plano de produto original, por mais bem-elaborado que seja, torna-se irrelevante. Enquanto o resto da equipe está focada em seus postos de trabalho específicos, o CEO fundador está tentando resolver uma equação complicada, em que quase todas as variáveis ​​são desconhecidas: clientes desconhecidos, características desconhecidas que vão fazer aqueles clientes comprar, preços desconhecidos, atividades desconhecidas que irão levá-los para o seu canal de vendas, etc.

Eles tendem à ação e não ficam esperando alguém dizer o que eles devem fazer. Grandes CEOs fundadores vivem para esses momentos.

Descubra quem você é

Muitos times fundadores fracassam porque nunca tiveram nenhuma conversa sobre fundador, equipe fundadora e CEO fundador. Passe um tempo analisando quem está nessa com você.

Lições aprendidas:

  • Fundador, equipe fundadora e CEO fundador: todos têm a palavra “fundador”, mas cada um tem funções diferentes.
  • O fundador é quem tem a ideia inicial. Ele pode ou não estar na equipe fundadora ou de ter um papel de liderança.
  • As habilidades complementares no time fundador são o que constrói a empresa.
  • O CEO fundador lidera a empresa por meio do campo de distorção da realidade e do conforto no caos.

Artigo originalmente publicado no blog do Steve Blank

Leia mais:

Como encontrar os co-fundadores certos?

Os 9 pecados capitais das startups

Por que ser pioneiro pode não ser tão bom assim

Steve Blank é um empreendedor serial que se tornou educador e está mudando a forma como startups são construídas e como empreendedorismo é ensinado. Ele criou a metodologia Customer Development (Desenvolvimento de Cliente), que gerou o movimento Lean Startup, e escreveu sobre o processo em seu primeiro livro, Os Quatro Passos para a Epifania. Seu segundo livro, Startup: Manual do Empreendedor, é um guia passo a passo para montar um negócio de sucesso. Blank já deu aula em Stanford University, U.C. Berkeley, UCSF, NYU, Columbia University, the National Science Foundation e the National Institutes of Health. Ele escreve regularmente sobre empreendedorismo em www.steveblank.com.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: