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Franquias de sucesso: da criação à expansão do negócio

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Franquias de sucesso: da criação à expansão do negócio

Afim de abrir uma ou expandir seu negócio com franquias de sucesso? Confira onde estar atento.

Os números do franchising no Brasil indicam que o segmento está em crescimento exponencial. Segundo a Associação Brasileira de Franchising – ABF, o país tinha, em 2003, apenas 678 empresas franqueadoras. Uma década depois, chegamos a impressionantes 2.700 organizações que seguem esse modelo de negócio, cedendo sua marca mediante parceria entre franqueador e franqueado. No que diz respeito ao faturamento, a mesma pesquisa mostra que a receita das redes saltou de R$ 29 bilhões para R$ 115 bilhões. Nenhuma dúvida que uma franquia, se bem administrada, pode ser um ótimo negócio, certo? Baseada nas inúmeras oportunidades que esse formato tende a criar, elaboramos um raio-x do segmento, mostrando as franquias de sucesso, alguns segredos dos vencedores do setor e quais os cuidados que devem ser tomados nesse sistema! Quem sabe hoje você não sai daqui com ótimas ideias de negócio?

Só pra constar: você sabe o que é e como funciona uma franquia?

Uma franquia é um sistema de negócio em que um franqueador cede ao franqueado o direito de utilização da marca, além do direito de distribuição exclusiva de produtos ou serviços, seguindo, no entanto, o padrão de gestão do primeiro (e mediante repasse de um determinado percentual de lucro). Por meio de contrato, o franqueado tem acesso também a todo o sistema de implementação de negócio do franqueador, além de receber seu apoio, o que garante a padronização dos processos, atendimento e produtos oferecidos. É este know-how que explica o segredo de muitas franquias de sucesso.

A franquia empresarial é regulada pela Lei 8.955/94, além do contrato firmado entre as partes e o COF (Circular de Oferta de Franquia), documento em que constam os objetivos e as informações mais importantes do franqueador (e que serve de orientador sobre procedimentos e processos a serem adotados na empresa).

Quais são os principais pilares para o sucesso do modelo de negócio em franquias?

1- Marca e imagem do negócio

Entre os pilares que sustentam franquias de sucesso, estão a força e a credibilidade transmitida pela marca, cuja essência deve ser associada na mente da clientela como ícone de excelência no atendimento e qualidade dos produtos. O que o consumidor vê na marca será replicado nas franquias, o que implica no cuidado extremo com a imagem da empresa por parte do franqueador.

2- Modelo de negócio

Franchising é parceria. O franqueador empresta know-how, auxílio na gestão e a solidez de sua marca, em troca de expansão e boa margem de lucro do franqueado (isso porque parte desse lucro retornará ao franqueador). Dessa maneira, as franquias de sucesso são envolvidas em um sistema de retroação constante (em via de mão dupla), trocando informações em um universo de crescimento mútuo.

Franquias que são abandonadas pelos seus franqueadores dificilmente sobrevivem no médio prazo.

3- Padronização dos processos

É a padronização nos processos internos, na qualidade de atendimento e nas estratégias de apresentação do produto que fazem a franquia “herdar” o sucesso do franqueador. As franquias que não respeitam essa padronização confundem o cliente, o que resulta na perda de força no mercado.

4- Potencial de crescimento do negócio

Essa variável é alcançada após cálculos minuciosos sobre quantas unidades “replicadas” o mercado é capaz de absorver, quais pontos são mais atrativos e qual o potencial de atração de investidores.

5- Know-how do franqueador

A experiência no produto, bem como na gestão da empresa deve ser transmitida aos franqueados, sob o risco de criar “empresas diferentes com a mesma marca”. A consultoria e assistência plena ao franqueado é essencial para consolidar franquias de sucesso.

6- Perfil do franqueado

Uma franqueadora deve saber com precisão qual o perfil que os candidatos devem ter para alcançarem o sucesso na gestão da franquia. Experiência prévia, formação, capital disponível, tudo deve ser avaliado com minúcia.

7- Modelo de gerenciamento dos pontos franqueados

Franquia e filial são formatos bem diferentes. Enquanto a filial recebe recursos financeiros da matriz, a franquia organiza seu fluxo de caixa sozinha, o que lhe garante maior autonomia em relação ao primeiro modelo.

Exemplos de franquias de sucesso

1- Casa do Construtor

Primeira e única franquia de aluguéis de máquinas do Brasil.

Fundada em: 1993

Apoio Endeavor: 2011

Caminho traçado: a empresa foi criada por dois amigos de infância que, ao término do curso de engenharia, decidiram montar sua própria construtora. O dia a dia do negócio, entretanto, os fizeram perceber que havia um “buraco” na construção civil, no que se referia ao aluguel de equipamentos. Em um ato de ousadia e visão de futuro, abandonaram o primeiro negócio para se dedicar à locação de máquinas para construção. Hoje, a empresa possui 10 lojas próprias e 75 franquias, tendo sido escolhida pela ABF, em 2010, como a “Melhor Franquia do Brasil”. A meta da empresa é atingir 1000 lojas até 2020.

2- Grupo Trigo

Tem como carro chefe o restaurante Spoleto, que une a sofisticação da culinária italiana com a rapidez do sistema fast-food.

Fundada: 1998

Apoio Endeavor: desde 2003

Caminho traçado: ex-subgerente do Hotel Intercontinental, Eduardo Ourívio decide dar um passo adiante em sua carreira e monta, ao lado do amigo Mario Chady, um restaurante de culinária contemporânea que, por problemas de gestão, não vingou. Após algumas experiências infrutíferas no ramo gastronômico, o empreendedor materializa o conceito que iria se tornar febre no país: juntar culinária italiana com rapidez de fast-food! O sucesso é a consequência natural dos obstinados: o Spoleto tem atualmente mais de 480 restaurantes no Brasil e no exterior, contando com um crescimento de 21,7% em 2013 e um faturamento de mais de R$ 700 milhões.

3- Grupo Prepara

Maior rede de cursos profissionalizantes do Brasil em número de unidades.

Fundada: 2004

Apoio Endeavor: desde 2012

Caminho traçado: Rogério Gabriel tem o empreendedorismo correndo nas artérias. Fundou sua primeira empresa ainda aos 25 anos, ligada a produtos de informática. A dificuldade de competição com gigantes do setor fez com que Rogério redesenhasse seu caminho, utilizando o mesmo escritório para desenvolver um novo negócio: um curso híbrido, que misturasse os recursos tecnológicos com a presença do educador no processo de aprendizado. Nasceu, assim, a Prepara Cursos, grupo que hoje conta com 800 franquias, sucesso absoluto em cursos profissionalizantes!

Cuidados na gestão de uma franquia

Para o franqueador:

  • Analisar com atenção o perfil dos candidatos, sobretudo sua capacidade financeira.
  • Contratar uma consultoria de negócios para auxiliar na pesquisa de potencial de mercado (capilaridade).

Para o franqueado:

  • Avalie meticulosamente a COF (Circular de Oferta de Franquia).
  • Certifique-se que a franqueadora é associada à ABF (Associação Brasileira de Franchising).
  • Avalie com imparcialidade se seu perfil corresponde ao que será exigido no setor escolhido

O mercado de franquias está muito distante de entrar em estado de saturação. São inúmeras oportunidades de negócios e ótimas perspectivas para franqueador e franqueado. Mas, como você viu neste post, franquias de sucesso são construídas com planejamento e parceria, em um longo caminho de desenvolvimento e reinvenção. Siga o exemplo dos vencedores e dê você também um passo de ousadia em seus negócios!

Leia mais: Como lidar com as dores do crescimento sem perder a cabeça

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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1 Comentário

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  1. Francis Magalhaes - says:

    1 curtidas
     
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    Hoje atuo em uma empresa que disponibiliza um modelo de negocio diferenciado. Temos CASE de sucesso, onde nossos clientes tiveram o retorno do investiemnto na primeira formação analista comportamental DISC. Para maiores informações entre em contato: francis@solides.com.br

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