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Como um fracasso da Pepsi ajudou a Pizza Hut e o KFC

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Um grande erro pode influenciar muito mais que um acerto.

Esse é o caso de David Novak, criador de uma bebida da Pepsi que fracassou. Com isso, ele aprendeu lições de liderança que o ajudaram a liderar o crescimento da Yum Brands, dona do KFC e Pizza Hut, onde foi presidente de 1999 a 2016. A sua grande falha foi a Pepsi Crystal, uma bebida de cola transparente e sem cafeína.

O produto chegou ao mercado originalmente em 1992 e se espalhou pelos Estados Unidos no ano seguinte. O refrigerante foi descontinuado pouco tempo depois do lançamento. Apesar de ter chamado a atenção e ter alcançado 0,5% do mercado de refrigerantes, não conseguiu atingir a participação planejada de 2% e nem fidelizar o consumidor.

Agora, a companhia está relançando o produto em uma campanha para avivar a nostalgia dos fãs da bebida, disponível por poucas semanas nos EUA e Canadá. Novak disse ao Business Insider que essa foi “a melhor ideia de sua carreira” e também sua maior lição. Quando a Crystal Pepsi foi apresentada para um mercado reduzido para testar a aceitação, ela foi um sucesso.

No entanto, os funcionários da PepsiCo levantaram uma preocupação: o gosto ainda não estava completamente correto. O sabor não era tão parecido com o da Pepsi, o que poderia deixar os consumidores confusos. Novak falou que “os engarrafadores disseram que ‘a ideia é ótima e podemos fazer um grande produto, mas precisa ter um sabor mais parecido com a Pepsi’. Mas eu não queria ouvi-los. Estava expandindo a bebida nacionalmente, mas não os ouvi”.

O sabor do refrigerante não foi o único motivo para o fracasso – os concorrentes também lançaram bebidas transparentes e abafaram o produto da PepsiCo. Mas, para Novak, a lição ficou. Quando ele se tornou CEO da Yum Brands, dona do KFC, Pizza Hut e Taco Bell, ouvir sua equipe foi uma de suas principais preocupações:

“Aprendi que você precisa reconhecer que, quando pessoas levantam problemas, elas podem estar certas”

Ele ainda disse que ouvir as ideias e sugestões dos funcionários pode fazer com que eles estejam mais engajados em achar uma solução. Reconhecimento dos funcionários é, inclusive, o tema de seu livro, “O Great On”.

O esforço teve resultado. Quando ele se aposentou, há um mês, a rede tinha 41.000 restaurantes em 125 países pelo mundo e mais de US$ 33 bilhões de valor de mercado.

Conteúdo originalmente postado e adaptado de Exame.com

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