Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Flávio Augusto da Silva: da periferia para o mundo, aprenda as lições deste grande empreendedor

LoadingFavorito
Flávio Augusto da Silva: da periferia para o mundo, aprenda as lições deste grande empreendedor

Flavio Augusto, fundador da WiseUP, saiu da periferia do Rio de Janeiro para ganhar o mundo. Conheça um pouco mais sobre a sua história empreendedora.

É, sim, possível transcender barreiras sociais e econômicas no Brasil. E, sim, o empreendedorismo é um dos caminhos para se chegar lá. A inspiradora trajetória de Flavio Augusto (conhecido por ser o fundador da WiseUp) é um exemplo. Mais do que isso, é uma mina de ouro de aprendizados para o empreendedor que deseja ir além, expandir, transformar e construir o seu sonho de negócio.

De uma infância simples na periferia do Rio de Janeiro, Flavio Augusto galgou uma caminhada ascendente e, hoje, é um dos empreendedores mais admirados e respeitados do país. Ele fundou a WiseUp em 1995, hoje não é mais o dono da empresa, ainda assim, continua empreendendo em outras áreas e impactando a vida de muitas pessoas pelo mundo.

Da infância simples à sua primeira oportunidade

Desde garoto, Flavio se destacava por ser perseverante. Aluno de escola pública, estudou duro por três anos para entrar no colégio naval. Mas aquele não era o lugar para ele. Não se encaixando às regras da escola, foi convidado a se retirar.

Aluno brilhante, quando chegou o momento do vestibular, foi aprovado em diversas universidades em São Paulo (USP e Unicamp entre elas) e no Rio de Janeiro. A escolha foi o curso de Ciência da Computação da UFF (Universidade Federal Fluminense), curso que iniciaria em 1991. Isso, é claro, se os seus sonhos não o tivessem levado para outra direção.

Um pouco antes de começar a faculdade, Flavio Augusto arrumou o seu primeiro trabalho, “para ter um dinheirinho para ir ao cinema com minha namorada”, como conta. A vaga era para a equipe de vendas de uma escola de inglês.

Ele não planejava isso, mas seu desempenho no trabalho foi tão bom, que rapidamente o emprego se tornou, também, a fonte de uma grande inspiração para abrir um negócio. E a faculdade foi ficando para trás…

“Todo empreendedor que colocou em prática seu projeto começou com uma visão”

Aos poucos, conforme crescia no trabalho, Flavio começou a perceber que o seu sonho estava além da segurança daquela atividade. Ele queria mais. E, então, foi empreender.

Munido apenas de sua coragem, da experiência adquirida em alguns anos no departamento de vendas da antiga empresa, de uma boa ideia e de alguns (poucos) tostões no bolso, Flavio abriu seu primeiro negócio, a WiseUp.

Sempre pensamos grande e sempre acreditamos que a empresa seria líder mundial

Para ele, o propósito estava claro. E foi pela capacidade de Flavio de enxergar um novo mercado, que a empresa rapidamente se destacou. Enquanto todas as outras escolas de inglês tinham um posicionamento voltado ao público infantil e adolescente, ele achou no público adulto o seu oceano azul. (Saiba mais sobre propósito aqui e sobre o que é oceano azul aqui)

Em apenas 3 anos de atuação, a WiseUp contabilizava 24 novas escolas, distribuídas entre diversas cidades brasileiras. Com um posicionamento de mercado claro, aliado à uma grande capacidade de criar novos produtos e materiais didáticos diferenciados, muito investimento em comunicação interna e externa, e uma área comercial muito ativa, a empresa deslanchou.

O poder de realização de um líder

Quem conhece Flavio destaca a sua capacidade de liderança e de influenciar e gerir sua equipe como uma de suas grandes qualidades – e, também, como um importante ativo da empresa. Com essa característica, valorizando sempre uma gestão mais humana de pessoas, Flavio trouxe para a WiseUp excelentes resultados. E ele se tornou, de fato, a alma do seu negócio.

Mas tudo tem um ônus e um bônus. E se tornar indispensável para sua empresa também veio com um alto custo pessoal para Flavio: durante bons anos, toda semana, o empreendedor dividia seu tempo entre, pelo menos, 4 cidades brasileiras para acompanhar de perto e orientar o funcionamento das unidades da escola de inglês.

A primeira crise traz o primeiro grande aprendizado

Em 1999, a empresa, fundada 4 anos antes, já tinha uma estrutura financeira razoavelmente sólida, e a expectativa de crescimento era de 30%. Todos estavam felizes e a empresa se preparava para acompanhar esse crescimento.

“E, então, cometi um dos grandes erros que um empreendedor pode cometer: achei que tinha o direito de não ter mais saco para determinadas coisas”

É assim que Flavio descreve uma tomada de decisão errada.  Independente de qual tenha sido essa estratégia, a mensagem ficou clara. A empresa não estava preparada para andar sozinha, e Flavio, o empreendedor, não podia se afastar de suas tarefas de uma hora para a outra.

O erro custou caro. Em vez da produção subir 30%, como era previsto, ela caiu 50%. E isso gerou um rombo no fluxo de caixa. “Fechávamos todos os meses com mais de 100 mil dólares negativos”, relembra. (Saiba mais sobre fluxo de caixa aqui)

Sim, eles sobreviveram. E não teve milagre nenhum. Para superar a crise, Flavio precisou sentar, fazer muitas contas e tomar decisões. Ou melhor, voltar atrás de muitas decisões, cortar custos e reajustar o orçamento até a situação se normalizar.

“As crises fazem parte. Mas o fundamental é o empreendedor se antecipar a esses momentos. Crise é sinal de oportunidade, é sinal de se reinventar e crescer”, ensina.

O desenvolvimento nunca para. Qual é o próximo objetivo?

O próximo passo era transformar a WiseUp em uma franquia. Para isso, foi necessário, antes de mais nada, investir em governança corporativa. “Queria que a operação funcionasse bem sem a minha presença. Queria trabalhar de forma estratégica, sem precisar ficar lá presencialmente”, explica. (Saiba mais sobre governança corporativa aqui).

Isso aconteceu por volta de 2009, quando o empresário e sua família se mudaram para os Estados Unidos. “Formei pessoas e pude sair da operação. Me concentrei nas atividades estratégicas. Essa foi uma grande conquista”.

O modelo de liderança e a postura da WiseUp em relação aos seus franqueados, mais uma vez, fez a empresa se destacar muito. “Nós exercíamos uma liderança ativa. Por meio dos diretores dos nossos departamentos, tínhamos uma ação direta com as franquias. Com isso, garantíamos ótimos resultados operacionais”.

“Tenho medo de perder a minha essência”

A capacidade de lidar com riscos é um dos maiores diferenciais de um empreendedor. Quando perguntado sobre se teria medo de perder tudo, Flavio é simples e objetivo na resposta:

“Medo de perder tudo? Não tenho. Tudo é o que? Dinheiro? Eu sempre tive muito mais do que dinheiro, mesmo antes de ter dinheiro. A única coisa de que tenho medo é perder a minha essência”

Conselhos de empreendedor para empreendedor

Para quem está começando seu negócio:

“Comece certo. Isso significa entender sobre o negócio que você quer abrir, estudar sobre o mercado e, de preferência, empreenda em uma área onde você já trabalhou. Mas, não se iluda: você vai trabalhar muito. Então, para ser bem sucedido, entre com essa disposição, de trabalhar mais do que qualquer outra pessoa”.

Para quem está enfrentando dificuldades com seu negócio:

“Pare um pouco para refletir. Tire um final de semana. Questione seus métodos, seu produto, seu formato, sua estratégia e seus preços”.

Para o empreendedor que já chegou lá:

“Não se acomode. Se você desliga o motor de um boing, por mais alto e tranquilo que seja o seu voo, o avião vai começar a cair imediatamente. O mesmo vale para o seu negócio. Então, crie desafios que te tirem sempre da zona de conforto”

Flavio Augusto vendeu a Wise up em 2013, mas não está parado. O empreendedor continua investindo em novos empreendimentos, como Orlando City Soccer Club, e seu projeto de abrir, nos próximos 5 anos, 800 unidades de escolinhas de futebol espalhadas pelos EUA pelo Brasil. Ele também criou o Instituto Geração de Valor e a plataforma de ensino de empreendedorismo Meusucesso.com.

* As informações deste artigo foram retiradas de documentário sobre a vida do empreendedor disponibilizado no site meusucesso.com 

 

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

4 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. Valdir Oliveira - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    Vejam vocês que as escolas WISE UP tem mais de 1000 reclamações na internet, vamos começar a rever nossos valores, os clientes são desrespetados, trabalhar com abuso da confiança não é fazer sucesso, se for eu nunca quero fazer, o Flavio sabe dos problemas mas não tem feito nada. Estou denunciando na PF e no MPF.

  2. Pedro Quintanilha - says:

    1 curtidas
     
    Curtir

    O Flávio é minha grande referência como empreendedor. Principalmente por ser quem ele é! Exemplo de integridade e autenticidade. Isso vale mais do que qualquer bem material ou conquista que sabemos que são muitas. Sua sabedoria, estilo de vida e paciência me mostram que é possível vencer guardando a essência. Ainda poder ajudar outros a subir quando se está no topo. Isso é Geraçao de VALOR!

  3. Débora Gonsalez Pastana - says:

    7 curtidas
     
    Curtir

    O Flávio é um EXEMPLO de empreendedor ! Conheci a página do Geração do Valor logo que comecei a empreender, incrível como seus posts, insights, pensamentos me ajudam no dia a dia. Também sou assinante do meusucesso.com, é uma escola de VERDADE.

    É de empreendedores assim que devemos ter como referência !!! Sou Fã ! Sou GV.

    E não percooo o Day1 deste ano :) rsrs

  4. Armando Junior - says:

    6 curtidas
     
    Curtir

    Flávio Augusto inspira milhares de empreendedores e aspirantes a empreendedores há tempos com seu “Geração de Valor”.
    Suas “palavras” diárias servem como alento a muitos jovens que buscam amparo para suas incertezas e inquietudes. Me incluo nesse rol.
    E acompanhar sua trajetória é enxergar que com muito esforço e persistência, suas chances aumentam.
    Mantenha sua essência, Flávio :-) Sucesso

Parceiros
Criação e desenvolvimento: