facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Dicas e ferramentas para manter as suas finanças em ordem

LoadingFavorito
Dicas e ferramentas para manter as suas finanças em ordem

Com estas informações básicas, dicas úteis e sugestões de ferramentas, queremos te ajudar a melhorar a gestão das suas finanças.

Se você acessa nossos conteúdos com alguma frequência, deve saber que, quando se trata das finanças da sua empresa, nós não poupamos esforços. Pode dar uma olhada: tem muita coisa – artigos, workshops, palestras, e-books… Tem para todas as ocasiões e gostos.

E para facilitar sua vida, vamos repetir aqui o que já fizemos com inovaçãolucrocontabilidade e outros assuntos: retomaremos os conceitos-chave sobre finanças e faremos um apanhado dos conteúdos mais bacanas disponíveis aqui no portal da Endeavor. São dicas e ferramentas sobre o assunto que podem fazer a diferença na hora em que algum processo emperrar, ou mesmo para você aprimorar o que já está funcionando bem.

Primeiro, algumas dicas básicas sobre as finanças da sua empresa

Este conteúdo mais introdutório traz algumas informações importantes para começarmos.

A primeira questão a ser considerada é que as finanças da sua empresa não devem ser tratadas como um bicho de sete cabeças. Pelo contrário, se houver um bom planejamento e algumas ações básicas, é possível fazer com que suas operações sejam altamente competitivas. É também possível ampliar seus resultados em um tempo relativamente curto.

Vamos a algumas dicas para isso:

_conheça seus diferenciais – em primeiro lugar, faça um estudo sobre a área de atuação do seu empreendimento. Não tem problema ser uma pesquisa informal, pois o objetivo é saber qual a vantagem competitiva do seu negócio. No que ele é bom? O que oferece de novo para o seu público? A partir dessas informações, será possível planejar suas ações, que resultarão no sucesso dos seus rendimentos.

_separe as finanças pessoais e profissionais – outra premissa básica das finanças é saber que a vida pessoal e a profissional de um empreendedor devem caminhar sempre separadas. A união das duas, principalmente quando se trata de dinheiro, pode causar inúmeras confusões no caixa. Isto posto, é essencial que você pense no futuro da empresa e em possíveis investimentos que podem ser necessários ao longo dos meses. Portanto, é sempre bom ter uma reserva financeira extra.

_planeje e acompanhe o fluxo de caixa – há também que se ressaltar um dos pontos mais importantes que envolvem as finanças: o fluxo de caixa. Esse item nada mais é do que controlar, equilibrar e destinar com qualidade tudo que entra e sai de valores da sua empresa. O fluxo de caixa bem feito é aquele que programa bem seus gastos com seus ganhos, faz investimentos corretos para formar uma empresa sustentável e está sempre em dia com os valores e oportunidades que envolvem o negócio.

_tenha um contador confiável para suas finanças – se os números, os balancetes e os relatórios não são o seu forte, a melhor indicação é contratar um contador confiável para ajudar nessa parte da gestão. Mas o ideal é que você acompanhe de perto, no dia a dia, a confecção destes relatórios, para entender direitinho quais têm sido os fatores positivos, e também os desafios do negócio.

Agora, algumas informações sobre gestão das finanças

De acordo com este artigo, a premissa mais importante da gestão financeira: gaste menos do que ganhe. Mas como fazer para gastar menos do que se ganha? Os especialistas em finanças costumam recomendar um guia básico, com três regras eficazes: planejar, fugir do ciclo vicioso de dívidas e desenvolver o importante hábito da poupança. Abaixo algumas informações a respeito dessas recomendações:

_planeje - dez entre dez especialistas afirmam que a melhor ferramenta para uma administração financeira é o planejamento por meio de um orçamento realista. É com ele que você vai prever e controlar minuciosamente todos os gastos; e é este orçamento que mostra onde os recursos podem ser aplicados corretamente. Com um mercado cada vez mais exigente e competitivo, é preciso estar sempre preparado para novas oportunidades.

_ciclo de dívidas: fuja a qualquer custo - como você deve imaginar, o ciclo vicioso das dívidas pode ser extremamente nocivo para os seus negócios. Para não cair nele, evite compras a prazo que comprometam dinheiro com o qual você ainda não conta no caixa. Os analistas chamam isso de hábito da dívida – ou seja, o péssimo costume de assumir uma prestação seguida da outra, superando-se o próprio limite de renda e de qualquer possibilidade de investimentos ou de poupança.

_falando em poupança… - esse é um hábito absolutamente saudável para as suas finanças; não deixe de praticá-lo. Considere que sua empresa também está sujeita às oscilações da roda da fortuna, que pode experimentar períodos de bonança e de escassez. Por isso, é muito prudente manter uma poupança para administrar os problemas financeiros em possíveis épocas de vacas magras.

O recomendável é um bom plano de gestão das finanças anual que viabilize reservar como poupança, um valor mínimo de pelo menos três vezes o total dos gastos da empresa por mês.

Para terminar, algumas ferramentas de finanças que podem ajudar muito

É normal que, quando se trata de finanças, você imagine ser necessário todo um departamento de profissionais especializados para fazer pagamentos, depósitos, emissão de boletos, controle de estoque etc. Bem, quando a empresa já está consolidada, estes profissionais são mesmo fundamentais.

Mas no começo, quando há poucos colaboradores além dos sócios (e pouco dinheiro para investir), é sempre possível contar com a ajuda de ferramentas de finanças para realizar essas atividades. Veja aqui algumas que são simples e práticas de usar e não causam danos aos bolsos:

_gestão financeira empresarial - focado em pequenas e médias empresas, o software Conta Azul oferece controle financeiro, controle de estoque integrado às vendas, integração bancária, emissão de notas fiscais e relatórios gerenciais.

Outra recomendação é o Zero Paper. Esta ferramenta é indicada para profissionais autônomos e microempreendedores, e tem as funções de contas a pagar e receber (fluxo de caixa), relatórios, alertas por e-mail e SMS sobre vencimentos, emissão de boletos, entre outros. E o melhor: totalmente gratuita.

_pagamentos - existem ótimas opções para você integrar seus pagamentos online – e algumas, até offline. Inclusive via boleto ou de forma parcelada:

- PayPal, gigante internacional;
- Moip, ótima opção brasileira;
- PagSeguro, provida pelo UOL;
- Mercado Pago, provida pelo Mercado Livre; e
- Bcash, provida pelo Buscapé.

Estas foram algumas informações e ferramentas que consideramos bem importantes para a gestão das suas finanças. Esperamos que o conteúdo tenha ajudado!

Onde posso me informar mais?

Este artigo traz dicas para controlar melhor suas contas a pagar.

E este artigo te ajuda a manter suas finanças corporativas sempre em ordem.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

1 Comentário

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. 0 curtidas
     
    Curtir

    Excelentes dicas! Tem um escritório de contabilidade online que fornece um aplicativo web de gestão financeira e contábil junto com a mensalidade da contabilidade. É bem legal, quem quiser dar uma olhada, segue o site: https://osayk.com.br/

Parceiros
Criação e desenvolvimento: