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Fidelização de clientes: 5 dicas essenciais para encantar o comprador

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Fidelização de clientes: 5 dicas essenciais para encantar o comprador

Investir na fidelização de clientes pode te dar muito mais vantagens que aumentar o portfolio de compradores.

Se tivéssemos que eleger a maior riqueza dentro de uma empresa, independentemente de seu porte ou segmento, não pensaríamos duas vezes: o cliente fiel. Segundo Steve Denning, autor de The Secret Language of Leadership, empresas que mantêm o foco na fidelização de clientes, ou no que ele denomina “encantamento de clientes”, garantem um exército de porta-vozes para sua marca. Esses clientes, com seu potencial de engajamento, funcionam como um núcleo de atração para novos compradores, e disseminam a boa imagem da marca.

Mais que isso, estima-se que manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo, sendo que eles chegam a responder por até 65% de todas as vendas de uma empresa. Mas, afinal, como fidelizar clientes? Entenda neste post por que é tão importante investir na fidelização de clientes e confira como fazer isso com cinco dicas essenciais para encantar o comprador.

Satisfação versus fidelização

Ok, sua empresa oferece os melhores produtos e serviços e, por isso, está sempre atraindo novos olhares. Mas saiba que isso não é suficiente. Em um mercado cada vez mais concorrido, não há produto ou serviço bom o bastante que não possa ser copiado e ou melhorado. Mais do que qualidade na entrega, para fidelizar clientes é preciso ultrapassar os limites da satisfação pessoal do comprador.

Se, por um lado, um bom produto ou serviço abre portas, atrai o interesse e te coloca na briga de mercado, por outro, ele não é o suficiente para garantir que aquele cliente jamais ceda às tentações da concorrência. Este “encantamento” é um trabalho de médio a longo prazo e que inclui, além da qualidade do que se oferece, uma estratégia capaz de construir um vínculo afetivo entre a marca e o cliente. Veja a seguir 5 dicas para a fidelização de clientes:

1 – Atenda o cliente como ele gostaria de ser atendido

Comece encarando o atendimento como um diferencial. Ele é, talvez, o diferencial menos perene dentro de uma empresa, já que “quase” todo o resto pode ser reproduzido pela concorrência. Assim, ter — e manter — um bom atendimento é o primeiro passo para encantar clientes.

Mas, afinal, o que é um bom atendimento? Para Steve Denning, o atendimento diferenciado começa quando a equipe de vendas é treinada para atender o cliente como ELE gostaria de ser atendido. Uma boa equipe de vendas não insiste no atendimento (ou produto/serviço) que acha que é o melhor para o cliente. Ela capta os sinais dados pelo futuro comprador e embarca nas suas preferências e necessidades. Até mesmo o tipo de abordagem (mais ou menos agressiva), é definida de acordo com as respostas do cliente. Para isso, além de muita sensibilidade, o vendedor precisa saber calar seus pensamentos, ouvir e se colocar no lugar de quem está comprando.

2 – Direcione o foco para o cliente certo

Antes de gastar suas energias tentando abraçar o mundo, saiba que para fidelizar clientes é preciso manter o foco no público certo. Somente direcionando as ações estratégicas de sua empresa para as pessoas certas será possível garantir um atendimento de qualidade.

Quem são seus clientes em potencial? Onde eles estão? O que eles estão buscando? O que eles esperam dos seus produtos ou serviços? Saber responder a essas perguntas é fundamental para direcionar sua estratégia de negócio (e de marketing) para o público certo e garantir a fidelização de clientes. Não adianta pensar que é possível oferecer a todos os nichos o melhor atendimento do mercado. Não há produto ou serviço que agrade a todos.

3 – Fidelize clientes com a teoria da pirâmide invertida

Na teoria da pirâmide invertida, o cliente se encontra no topo, e para ele são destinados os maiores esforços dentro de uma empresa. Abaixo estão os vendedores e todos os que lidam diretamente com o cliente e, por fim, os líderes e gestores, aos quais cabe todo o suporte necessário para sustentação deste sistema.

A imagem descrita mostra o papel dos clientes dentro de uma empresa que visa a fidelização: eles são o motivo que justifica todo o trabalho. Aqui o foco não é o produto, nem os processos internos, mas sim o cliente. Vendedores, líderes e gestores se posicionam como o pivô que sustenta toda a estratégia de atendimento. Isso significa, na prática, uma cultura empresarial do bom atendimento, que além de visar o relacionamento de qualidade com cada cliente, reconhece o valor de ferramentas como SAC, ouvidoria, pesquisa de mercado, segmentação em marketing, entre outros.

4 – Para clientes fiéis, dê tratamento VIP

Se os clientes fiéis podem responder por até 65% de todo o faturamento de sua empresa, eles merecem, no mínimo, um tratamento diferenciado. Para isso, invista em ações de relacionamento como newsletters exclusivas, cupons de desconto e vantagens de um clube de fidelidade.

Para esse clientes, vale antecipar lançamentos e ofertas e investir em conteúdo personalizado. Lembre-se de que eles são o maior capital de sua empresa.

5 – Monitore, sempre

Toda ação voltada para a fidelização de clientes (seja uma campanha de e-mail marketing, ou o lançamento de um conteúdo exclusivo) pode — e deve! — ser monitorada. Para isso, conte com um bom CRM (Customer Relationship Management) e uma equipe focada em resultados. O monitoramento permite a otimização constante de sua estratégia e, a partir dos resultados de cada investida, você pode reunir cada vez mais informações relevantes sobre seu público-alvo, suas preferências de abordagem e necessidades. Encare esse processo como um ciclo virtuoso: quanto mais você monitora, mais conhece seu público e maior é a sua capacidade de criar estratégias para fidelizar clientes.

Pronto para dar o primeiro passo? Comece treinando sua equipe de vendas para um atendimento de excelência, reforçando junto aos funcionários valores e práticas de como ouvir o cliente para entender como ele deseja ser atendido, qual a abordagem mais eficiente para cada perfil, quem são os clientes foco dentro da empresa e como cativá-los em um processo contínuo que não se encerra na venda. Reforce essa estratégia e veja o processo de fidelização de clientes realmente acontecer!

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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13 Comentários

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  1. Sisnando Amaro - says:

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    Demonstrar verdadeiramente interesse por seus clientes e identificar seus gostos, desejos e necessidades, são fatores importantes para a fidelização de clientes. Parabéns pelo excelente artigo. Escrevi sobre esse assunto no meu blog: http://empreendedorplus.com/fidelizacao-de-clientes

  2. Isadora Lopes - says:

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    Ótimo conteúdo! Inclusive usamos como referência em nosso texto no blog do Moskit CRM!

    https://www.moskitcrm.com/blog/relacionamento-com-clientes/

  3. Pablo Reis - says:

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    Ótimo artigo. Parabéns!
    Nós da Cliente Fiel (http://appclientefiel.com.br) estamos sempre atentos a estas dicas.

  4. Bruno Gennaro - says:

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    Parabéns pelo artigo!

    Fiz um post no meu blog que mostra como identificar oportunidade de melhoria na gestão da sua empresa! http://bit.ly/1Kd3QJn

  5. Manoel Monteiro - says:

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    Fundamental e necessário, principalmente no momento atual,em que se muito se houve: RETRAÇÃO DE MERCADO, o foco de grande parte das incorporações é preço, onde o relacionamento é pouco valorizado, inclusive dentro das incorporações com o seu publico interno, imagino que o caminho da sustentabilidade está no bom relacionamento, no treinamento e em um novo formato onde o CLIENTE esteja no topo da pi

  6. Gustavo Macedo Gubert - says:

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    Legal! Quem quiser se aprofundar também escrevi sobre fidelização de clientes. Segue o link para quem tiver interesse: http://www.arsenalempreendedor.com/fidelizacao-de-clientes-como-fidelizar-e-encantar-seus-clientes/

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    Muito Bacana o conteúdo, temos um sistema de marketing de fidelização 100% online para as empresas que querem investir nessa área. veja mais em nossa fanpage: https://www.facebook.com/clubemaisvantagens

  8. Thales Felicio Lima - says:

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    Estamos trabalhando alguns diferenciais na nossa Empresa, exatamente com o foco na fidelização.
    Portanto, foi de muita valia ler esta matéria sôbre como fidelizar o cliente. Muito obrigado.

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      Prezado Thales, temos um sistema de marketing de fidelização 100% online para as empresas que querem investir nessa área. veja mais em nossa fanpage: https://www.facebook.com/clubemaisvantagens

  9. tereza cristina rocha lopes lopes - says:

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    muito bom ,já despertou em mim um novo olhar para meu cliente

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      Prezada Tereza, temos um sistema de marketing de fidelização 100% online para as empresas que querem investir nessa área. veja mais em nossa fanpage: https://www.facebook.com/clubemaisvantagens

  10. Nalberto Vedovotto - says:

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    Parabéns!
    Conteúdo de altíssima relevância, para profissionais de vendas e empresas que querem fazer a diferença no mercado: vender mais e encantar cada vez mais seu público.
    Fortíssimo abraço
    Nalberto

  11. vaniaa@uol.com.br - says:

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    Adorei este artigo e quem trabalha na área de atendimento e relacionamento com clientes como eu, sabe o quanto estas considerações tem aderência ao nosso dia a dia. Aproveitei a oportunidade para divulgar no meu Blog (Blog do Call Center).

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