facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Facilitar a abertura de empresas pode criar “startups marginais”

LoadingFavorito
Facilitar a abertura de empresas pode criar “startups marginais”

Barreiras que aumentam o custo e o tempo para a abertura de novos negócios são normalmente vistas como entraves ao crescimento e a criação de empregos. Ainda assim, a pergunta continua: reduzir as regras para facilitar a abertura de empresas realmente impulsiona a economia?

Uma nova pesquisa analisou a relação entre as barreiras de entrada e a criação de empresas, estudando os efeitos das mudanças nas leis de abertura de empresas em Portugal. Os resultados foram podem ser analisados sob diversos espectros.

Após facilitar a abertura de empresas com a criação de “balcões únicos” (one-stop-shops) para empreendedores, Portugal viu um crescimento de 17% no número de startups criadas. A maioria dessas empresas, no entanto, eram “marginais”, tipicamente de baixa tecnologia e liderados por empreendedores com baixo nível educacional, e em geral foram criadas justamente por causa do custo baixo de registro.

Curiosamente, as empresas marginais criadas graças às novas políticas eram também menos propensas a sobreviverem por mais de dois anos. Isso indica que os benefícios da redução de regulamentações podem não ser tão grandes como alguns legisladores acreditam. Como os autores do relatório concluem, “o impacto social da desregulamentação dos processos de abertura de empresas pode ser limitado pela qualidade das empresas que ele cria”.

Para ler o estudo completo, acesse aqui.

Artigo originalmente publicado e gentilmente cedido pela Endeavor Insights.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: