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6 dicas para fazer boas campanhas de facebook ads

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6 dicas para fazer boas campanhas de facebook ads

Alcançar resultados com facebook ads não é uma tarefa tão simples quanto parece. Confira dicas importantes para não errar

Uma das empresas mais valiosas do mercado, o facebook também é a maior rede social do mundo, um espaço virtual que reúne pessoas de todos os países, idades, gêneros, gostos, profissões, opiniões, objetivos e sonhos. São mais de 1,35 bilhões de usuários ao redor do mundo. Não é à toa que as empresas utilizam esse meio, e todos os recursos que ele disponibiliza -o facebook ads entre eles –  para encontrar e se comunicar com seu público-alvo.

Agora, ao mesmo tempo, pensar que as pessoas estão no facebook, é como pensar que há peixes no oceano. Basta jogar uma isca para que centenas de milhares caiam na sua rede? Não exatamente. Para cada tipo de peixe há um tipo de isca, técnica específica, local e por aí vai. O mesmo vale para a rede social. Cada empresa precisa pensar com muita calma, testar e experimentar os melhores caminhos para fisgar seus consumidores nas redes sociais. O mesmo vale para estratégias de marketing digital que usam facebook ads.

Para você não ficar com dúvida: Facebook ads é o nome dado para anúncios pagos do facebook. Hoje, há diversos formatos de anúncios pagos e escolher qual é a melhor estratégia para alcançar consumidores e transformar esse contato via rede social em vendas não é um trabalho tão simples assim.

Muito pelo contrário. É preciso entender as métricas do facebook, e testar e avaliar constantemente diferentes estratégias para conseguir mensurar resultados e estabelecer os melhores caminhos para seguir.

Já atualizo minhas redes com frequência. Por que devo investir em facebook ads? 

Ótimo, a primeira coisa que você tem que fazer, mesmo, é produzir conteúdo relevante e postar com frequência (isso é: algumas vezes por dia). Mas, infelizmente o algoritmo do feed do facebook não está exatamente ao seu lado. Isso quer dizer que está cada vez mais difícil alcançar likes e compartilhamentos de forma orgânica e o motivo é simples: menos de 10 por cento de seus fãs na rede verá as suas mensagens se elas não foram patrocinadas. Isso é um fato.

Então, é hora de pensar se investir em anúncios pagos é um caminho vantajoso para você e como você deve fazer isso.  A seguir separamos algumas dicas para você melhorar suas estratégias de marketing digital.

1. Na hora de segmentar anúncios, coloque seus principais concorrentes entre os interesses do público que você quer atingir

Se você quer vender papinha de neném, selecione os nomes das principais empresas que vendem esse tipo de produto no filtro de interesses do público que você quer atingir. Essa dica parece besta, mas muitas pessoas esquecem desse detalhe. Pode ser que algumas pessoas sejam fiéis às marcas que já compram, mas com certeza chamará sua atenção uma empresa com melhores preços ou que traga algum diferencial que agregue valor ao produto. Nesse momento, você precisa ser sagaz para montar o seu anúncio, testar diferentes textos e imagens para ver qual tipo de linguagem traz os melhores resultados.

2. Use seu mailling de clientes nos facebook ads

Um dos recursos do facebook permite que você personalize audiências para direcionar seus anúncios. Com esse recurso, você pode importar o seu mailling de clientes para o facebook e direcionar os anúncios da sua campanha para eles. Aquelas pessoas que usarem o endereço de e-mail que você tem para o login na rede social vizualizará o seu anúncio. Outra dica interessante é integrar campanhas de e-mail marketing e facebook ads. Estudos recentes indicam que, quando os consumidores recebem uma mesma mensagem na sua rede social e no seu e-mail, a taxa de resposta tem um aumento de 22%. Ficou animado para botar aquela listona de contatos para rodar, não é? Então tenha cuidado. É recomendável que você acrescente uma linha em sua política de privacidade para informar os consumidores de que você pode eventualmente usar seu endereço de e-mail com esse fim.

3. Conheça seu público e vá além da segmentação relativa apenas ao interesse pelo seu negócio

Apesar da possibilidade de segmentação dos facebook ads ser grande, ainda há muitas limitações de alcance. Uma dica para driblar essa limitação é direcionar anúncios para públicos com outros interesses, além daqueles ligados diretamente ao seu negócio. Voltando ao exemplo das papinhas de criança, além de buscar pessoas com interesses ligados à maternidade, primeira infância e etc, que tal expandir para um público que se interesse por saúde? Yoga? Ou temas que também podem ser de interesses para uma pessoa que preza a qualidade da alimentação de seu filho. Quanto mais e melhor você conhecer o seu público-alvo e souber o perfil dele, melhor conseguirá pensar que filtros deve colocar para alcançar ele na rede. Mais uma vez: faça testes diferentes para validar os melhores caminhos.

4. Use a segmentação local para levar pessoas para sua loja física

Usar critérios geográficos para segmentar anúncios também é possível, e pode ser um caminho interessante. Em geral, as pessoas segmentam por estado ou país, mas a rede social já disponibiliza recursos de micro-target, que possibilitam, por exemplo, que determinada empresa segmente seus anúcios para pessoas que estejam dentro de determinado raio de geolocalização. Esse recurso é uma forma de levar pessoas do mundo virtual para lojas físicas. Para isso, é preciso saber que o celular é o meio prioritário que as pessoas usam para acessar as redes sociais – fato. Então, não basta fazer anúncios direcionados, é preciso pensar em formatos atraentes para esse o usuário que estiver acessando a rede via mobile.

5. Usar vídeos para facebook ads

Os vídeos são a onda do momento e também o formato de conteúdo que mais tem crescido em termos de resultados para os anunciantes. Você pode montar um vídeo mostrando o seu produto em uso, uma nova campanha, ou produzir um material que explore os valores da sua marca. Mais uma vez, o que vai nortear que conteúdo você fará é o seguinte pensamento: “o que meu cliente vai se interessar mais?” ou “eu clicaria nesse link?”. Anúncios como esses podem ser importantes iscas para levar seus clientes até o seu site.

6. Se sua empresa tem um aplicativo, use o facebook para anunciar ele

Se sua empresa trabalha com um aplicativo, então o facebook pode ser um meio muito importante para você aumentar seus downloads. Aliás, já é possível  para uma pessoa baixar aplicativos diretamente da rede social para seus smartphones.

Pensar estratégias de marketing digital não é uma coisa simples. Há muitos caminhos a serem perseguidos, e as possibilidades são inúmeras. Não tem segredo: você precisa testar e validar as melhores estratégias peara a sua audiência. Outra coisa: os recursos e possibilidades dos facebook ads estão sempre mudando. Então, não deixe de se manter sempre bem informado. Nesta página do facebook você acompanha dicas básicas de formatos, número de caracteres e possibilidades para começar sua campanha.

Boa sorte!

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