facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Exemplos para o mundo: como ‘nascem’ os Empreendedores Endeavor

LoadingFavorito

Quem são, o que fazem e como são escolhidos os Empreendedores Endeavor? Nesse documentário inédito, a Endeavor abre as portas do Painel Internacional de Seleção (ISP) para contar como funciona cada engrenagem da nossa máquina de bons exemplos.

Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline!

Nós acreditamos na força do exemplo. É por isso que, há 17 anos no Brasil, a Endeavor trabalha para multiplicar o poder transformador brasileiro. Mas se o potencial de um exemplo é grande, o desafio de encontrá-lo é maior ainda.

Em um país em que mais da metade da população quer empreender, é de se imaginar que essa não seja uma tarefa tão difícil. No entanto, apesar da vontade, os empreendedores brasileiros ainda sonha pequeno. Uma pesquisa feita pela Endeavor no ano passado indicou que a maioria dos empreendedores espera que no futuro suas empresas sejam apenas uma fonte de renda — e nós, como organização, estamos em busca de empreendedores de alto impacto, que queiram ser as maiores e melhores dos seus setores. De fato, transformar a realidade, o país.

Porém, mais do que ambição para crescer, o empreendedor brasileiro precisa, cada vez mais, entender seu papel de protagonista. Isso passa por estar à frente de uma empresa que cresce, soluciona problemas da sociedade, gera empregos.

Mas também significa ser agente ativo do ecossistema empreendedor brasileiro, ajudando outros empreendedores por meio de mentorias, atuando no mercado investindo em novos negócios e também sendo exemplo para aqueles que estão começando ou nem enxergam a carreira empreendedora como possibilidade.

Fazer com que o Brasil seja reconhecido não apenas pela quantidade de empreendedores, mas pelo poder de transformação deles no mundo, é o desafio da Endeavor.

E esse é um desafio e tanto. Todo ano, o time da Endeavor avalia mais de 5 mil empresas, de acordo com três critérios:

criterios-selecao (2)

Potencial de liderança do empreendedor e seu impacto no ecossistema, seja investindo em outras empresas, mentorando outros empreendedores ou se tornando um grande exemplo multiplicador.

Momento ideal para receber o apoio da Endeavor: quando estão vivendo um ponto de inflexão-chave na sua trajetória de crescimento.

Negócios com alto potencial de escala e aceleração, que vão se tornar negócios de alto impacto na geração de receita e empregos, saídas e atração de investimentos.

Dessas 5 mil avaliadas, apenas 15 chegam à etapa internacional de seleção. Se aprovados, esses empreendedores passam a assumir o papel — e a responsabilidade — de serem Empreendedores Endeavor.

O Empreendedor Endeavor é aquele que está à frente de uma empresa que cresce aceleradamente e multiplica seu impacto. Ele mentora, investe em outras empresas e conta a sua história para inspirar novos empreendedores. São empreendedores que têm o poder de inspirar os brasileiros a criar negócios transformadores e gerar empregos e inovação, deixando um legado para que outros sigam o mesmo caminho.

O processo passa pelas seguintes fases:

1. Primeiro contato

O time da Endeavor faz uma busca ativa de empreendedores, além de contar com indicações da rede, para uma avaliação preliminar com base nas informações disponíveis e entender se faz sentido evoluir para a fase de entrevistas.

2. Entrevista

O time da Endeavor entrevista os candidatos para conhecer o negócio e o empreendedor.

3. Scale-Up Endeavor

Os empreendedores com alto potencial entram para um dos programas de aceleração, nos quais serão acompanhados por um mentor padrinho e participarão de encontros coletivos focando em seus desafios durante aproximadamente 8 meses. É possível ver quais programas estão com inscrições abertas na página do programa Scale-up Endeavor.

4. Contato com a rede

São conduzidas entrevistas entre os candidatos a Empreendedor Endeavor e mentores da rede para analisar em profundidade aspectos como potencial de crescimento, momento e impacto do negócio e do empreendedor.

6. Painel Local

Os empreendedores apresentam o seu negócio para uma banca formada por conselheiros e mentores mais engajados da rede Endeavor, para que validem se os candidatos têm potencial para se tornarem Empreendedores Endeavor. Eles então entram na fase de experiência de atendimento e começam a se preparar para o ISP.

7. International Selection Panel (ISP)

Encontro internacional com a rede global de mentores da Endeavor, no qual os candidatos são entrevistados, e a rede delibera se eles têm o perfil para serem reconhecidos como Empreendedores Endeavor. Essa é a última etapa do processo e todos os mentores podem participar como observadores. Para que haja aprovação, é preciso que os painelistas tomem uma decisão unânime.

Após a aprovação, os empreendedores passam a receber formalmente o apoio da Endeavor. O nosso modelo de apoio é sustentado na crença de que são as conexões que mudam a vida dos empreendedores. Por isso, os ajudamos em algumas frentes de trabalho:

- Aprendendo com quem já fez: ajudamos o empreendedor a ultrapassar os desafios de seu negócio e a se desenvolver como líder, por meio, por exemplo, de conexões com mentores voluntários.

- Desenvolvendo o time: auxiliamos na busca e desenvolvimento dos talentos que a empresa precisa para continuar crescendo. Temos um banco de talentos online e preparamos, ao longo do ano, fóruns para os times de C-levels dos Empreendedores Endeavor.

- Fazendo parte de uma comunidade: nosso papel é criar oportunidades para que os empreendedores façam trocas entre si e de fato se sintam parte de uma comunidade, por meio de fóruns de desafios comuns e eventos ao longo do ano.

- Acesso a uma rede global: Ser um Empreendedor Endeavor é fazer parte de uma comunidade global de empreendedores de alto impacto. Há, por exemplo, oportunidades de cursos em universidades como Harvard e Stanford.

Desde que a Endeavor chegou ao Brasil, em 2000, foram selecionados 190 Empreendedores Endeavor. Atualmente o portfólio que recebe apoio ativo da organização conta com 55 empresas. Esse grupo, que faturou R$ 1,17 bilhão em 2012, deve terminar 2017 com um faturamento de cerca de R$ 4 bilhões. Um crescimento de 28% ao ano. Um índice e tanto se considerado o momento bastante desafiador da nossa economia.

Esses empreendedores são a prova de que é possível crescer sem pegar atalhos. Que ser chamado de louco também pode ser um elogio. E, principalmente, de que quando você tem um sonho grande, uma boa capacidade de execução e pessoas ao seu lado para compartilhar a jornada, nada no mundo vai pará-lo.

Quer ver de perto quem são esses empreendedores? Dê o play no vídeo acima e seja o nosso convidado para conhecer os bastidores do Painel Internacional de Seleção da Endeavor, que aconteceu no Rio de Janeiro, em abril de 2017, e reuniu empreendedores de 12 países diferentes, todos eles conectados pelo menos propósito: multiplicar seu poder de transformação com o apoio da rede Endeavor.

Ebook histórias - CTA do Porta

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

3 Comentários

Faça login para deixar seu comentário sobre este conteúdo
ordernar por: mais votados mais recentes
  1. Timoteo Rocha - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    Cara, isso me emocionou de verdade!

  2. Henrique de Oliveira - says:

    0 curtidas
     
    Curtir

    No primeiro parágrafo a palavra “transformador” repete duas vezes. Excelente texto. Valeu.

    1. Gabriela de Jesus - says:

      0 curtidas
       
      Curtir

      Também gostei muito do texto! Tudo que envolve empreendedorismo me fascina.

Criação e desenvolvimento: