Confira o estudo inédito de Saúde & Performance de pessoas empreendedoras!
Pesquisar
Close this search box.

De onde vêm os Unicórnios? A jornada de fundadores de Unicórnios dos Estados Unidos e de Países Emergentes

Os unicórnios, empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão de dólares, não são tão míticos como eram há 10 anos, mas ainda estão envoltos em fantasias e mitos.

Para descobrir quais são as histórias reais por trás desses fundadores, a Endeavor Global comparou as jornadas entre 100 dos principais fundadores de unicórnios em mercados emergentes, além de 100 nos Estados Unidos.

Embora estudamos os principais unicórnios pelo valuation de suas empresas, esta não é a única medida de sucesso. Unicórnios não apenas crescem, mas também contribuem para as futuras gerações de empreendedores, iniciando um ciclo virtuoso que chamamos de Efeito Multiplicador. Quase todos os unicórnios deste estudo inspiraram seus funcionários a iniciar suas próprias empresas, e muitos dos fundadores de unicórnios são mentores e investidores.

Destacamos abaixo os resultados do estudo:

Fonte: Endeavor Global | Endeavor Insight
Este gráfico traça os caminhos que os 200 fundadores contemplados no estudo seguiram para fundar uma scale-up unicórnio. Cada linha representa um fundador de uma empresa unicórnio em um mercado emergente ou nos Estados Unidos. Os nós ovais representam experiências-chave ao longo de sua jornada para fundar sua empresa unicórnio — o tamanho do nó reflete a quantidade de fundadores com essa experiência.

Case Endeavor Brasil: Sergio Furio, fundador da Creditas

Fundadores de unicórnios não estudaram em universidades de elite e tiveram longa jornada profissional

Universidades de elite não são tão comuns entre os fundadores de unicórnios. Quase todos (97%) dos 200 principais fundadores analisados obtiveram um diploma universitário, mas apenas um terço deles recebeu um diploma de bacharel de uma universidade de alto renome. Se incluirmos programas de mestrado e doutorado, um pouco menos da metade dos fundadores completou seus estudos em uma instituição desse tipo.

O fundador médio tem 10 anos de experiência de trabalho. Não há atalhos no caminho para construir uma empresa unicórnio. Os fundadores de unicórnios incluídos neste estudo ganharam uma década de experiência após sua formação universitária, em média, adquirindo experiência empreendedora e construindo uma rede ao longo do tempo.

Formação em STEM é mais comum que em negócios

Metade dos fundadores de unicórnios trabalhou anteriormente em uma startup ou scale-up. A maioria dos fundadores de unicórnios de sucesso no mundo não tem experiência de trabalho com empregadores considerados de elite. Normalmente, eles trabalhavam para uma scale-up antes de lançarem sua própria empresa unicórnio.
Muitos desses fundadores atuaram como executivos de alto escalão em startups e scale-ups de tecnologia ou cresceram dentro da empresa. Um número significativo desses empregadores eram eles próprios empresas unicórnios. Na maioria dos casos, o empregador empreendedor teve uma saída de sucesso, seja indo a público ou sendo adquirido. Fundadores em ascensão que trabalham para empresas que têm uma saída como essa ganham uma experiência de primeira mão inestimável.

Apenas 20% dos fundadores de unicórnios trabalharam para um empregador considerado de elite. A experiência de trabalho em empregadores de elite, incluindo grandes empresas de consultoria, big techs e bancos de investimento de grande porte, foi rara entre esse grupo de empreendedores.

Maturidade do ecossistema: Metade dos fundadores de unicórnios são empreendedores seriais

Experiências anteriores empreendendo fortalecem futuros unicórnios. Cerca de 49% são empreendedores seriais, isto é, iniciaram um negócio antes de lançarem sua empresa unicórnio. Além disso, a maioria desses empreendedores em série obteve êxito em suas saídas.

Evolução dos ecossistemas emergentes: unicórnios de países emergentes atingem o status antes de unicórnios americanos

Os fundadores em mercados emergentes têm conjuntos de habilidades diferentes de seus pares nos Estados Unidos. Os fundadores de mercados emergentes tinham dez vezes mais probabilidade do que os fundadores nos Estados Unidos de terem trabalhado anteriormente em finanças, consultoria, desenvolvimento de negócios ou marketing. Contudo, os fundadores nos Estados Unidos tinham maior probabilidade de terem trabalhado em funções de produto e engenharia.

Os fundadores em mercados emergentes escalam suas empresas mais rapidamente que os fundadores dos Estados Unidos. Os fundadores em mercados emergentes alcançaram o status de unicórnio para suas empresas em uma média de cinco anos e meio, enquanto os fundadores nos Estados Unidos levaram mais de seis anos.

Para se aprofundar

Saiba mais sobre as análises acima e a metodologia do estudo neste documento: