Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

7 Dicas para Estruturar um Grande Negócio

LoadingFavorito

Liderança, gestão de pessoas e cultura forte são ingredientes para um negócio que cresce de forma sólida. Confira uma lista de sete dicas do Portal Endeavor e descubra como dar os passos rumo ao sucesso.

Não basta só tirar sua ideia do papel. Para transofrmar uma startup em um grande negócio, é importantíssimo, também, que o empreendedor tenha um time de qualidade que dê suporte para crescer – e que cresça junto com você. Preparamos uma lista de sete dicas do Portal Endeavor para entender, passo a passo, o processo de estruturação de um time eficiente, que te acompanhe ao longo dos anos com alta produtividade.

1. Contrate bons profissionais. É fundamental contratar um time de primeira e cuidar de sua reputação e cultura. Mas como fazer isso? Dicas de Alexandre Ribenboim, sócio fundador da Casa do Saber do Rio. Leia mais.

2. Deixe clara a responsabilidade e autoridade de cada um. Alinhe as expectativas de todos e defina as metas de forma bem clara e justa para ter engajamento. Mas esse trabalho não é apenas do empreendedor, deve contar com a ajuda de seus gestores. Aprenda com Eduardo Bezerra, CEO  da Exection. Leia mais.

3. Energize seu time. O especialista André Bianchi defende que o bom chefe tem que ter vontade todos os dias e a capacidade de dividi-la com as pessoas em sua volta. Sem ela, não há inovação e a rotina pode acabar com a produtividade das pessoas gradativamente. É importante dar espaço para a produção de novas ideias. Leia mais.

4. Crie uma cultura forte. Leila Velez, fundadora da rede de salões Beleza Natural, admite que “gente dá trabalho”. Mas é preciso amar as pessoas próximas de você. “Nós empreendedores somos o primeiro espelho da cultura que queremos formar”. Leia mais.

5. Faça sua equipe crescer e cresça ao lado dela. Existem várias medidas que podem ajudar a criar um ambiente muito mais agradável e incentivador. Uma “sessão pipoca”, por exemplo, é uma bela dica para discutir assuntos relevantes, e vídeos no YouTube (e aqui no Portal!) de palestras, eventos e TED ensinam e inspiram. Sandra Betti, da MBA Empresarial, fala mais em seu artigo sobre o assunto. Leia mais.

6. Seja transparente. Mais uma excelente dica de Sandra Betti: depois de dar tanta atenção para o seu grupo de funcionários, não se esqueça de si mesmo: seu time depende da sua postura e dos seus valores. Eles potencializam o trabalho das pessoas em sua volta e inibem problemas. Leia mais.

7. Exercite seu perfil como líder. Não basta apenas ser o fundador, é preciso ser atuante e se renovar como um verdadeiro gestor. A palestra de José Augusto Figueiredo é uma ótima fonte para tirar dúvidas e conhecer exemplos. Assista abaixo:
 

 

Por Vinícius Victorino, da equipe de Cultura Empreendedora – Endeavor Brasil.

 

 

 

 

 

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: