

Infográfico: Como Montar um Plano de Crescimento

A Endeavor é a rede formada pelas empreendedoras e empreendedores à frente das scale-ups que mais crescem no mundo e que são grandes exemplos para o país.
Ao infinito e além! Se essa é a direção que você quer dar ao seu negócio, veio ao lugar certo. Para fazer sua empresa alçar novos vôos, montar um plano de crescimento é um bom primeiro passo.
Esteja você precisando traçar o caminho da sua estratégia de expansão ou seduzir seus investidores que financiem essa expansão, é preciso entender o passado e olhar para o futuro para colocar em prática os sonhos que você tem para sua empresa! O infográfico abaixo reúne tudo que você precisa saber para montar um plano de crescimento completo. E assim começamos a contagem regressiva para seu negócio decolar!
10, 9, 8, 7, 6…
O que é?
Se você está pensando nele, deve ser um empreendedor que sonha grande! O plano de crescimento é o que vai te fazer olhar para o futuro, colocar as ambições no papel para conquistar seu espaço e transformar seu negócio em um daqueles de alto impacto!
Para que serve?
1. O empreendedor e sua equipe. O plano é a materialização da sua estratégia, é a bússola que você deverá consultar no dia a dia dos negócios. Ao fazê-lo, é certo que o empreendedor ampliará o nível de conhecimento que tem do próprio negócio – o que se tem e para onde se vai. Às vezes, ao elaborar o plano, você descobrirá as melhorias que precisam ser promovidas em seu negócio a fim de prepará-lo para crescer. E quanto antes, melhor!
2. O mercado – sejam os bancos, os fundos de investimento ou os investidores que compram títulos ou ações comercializadas em bolsa. O plano precisa convencê-los. Seduzi-los, até. Precisa conquistar sua confiança e não deixar o mais simples traço de dúvida em relação à estratégia e à natureza da empresa. Deve demonstrar que o investidor pode ter um retorno compatível com suas expectativas.
Escolha o caminho para sua expansão
Uma vez que o empreendedor visualiza seu desejo de crescer, vale decidir que direção tomar. Usemos um exemplo: o varejo. Nesse setor, crescer significa, na maioria das vezes, expandir o número de lojas ou pontos comerciais. Há três maneiras comuns de se fazer isso:
Tendo feito essa decisão, chega o momento de calcular o custo dessa expansão.
Imagine que o caminho escolhido seria abrir lojas próprias.
Dica de ouro: confronte o padrão de comportamento de seu negócio com os números que mostram a realidade do mercado para o qual quer expandir
A partir dessas reflexões, reflita:
Leia mais: [eBook] Financie seu sonho
Que informações levantar para montar o plano de crescimento?
Passado, presente e futuro: para crescer, entenda antes de onde você está vindo e aonde quer chegar.
Você vai precisar ter em mãos o histórico, retrato atual e projeções desses pontos:
1. Mercado
2. Finanças
3. Operação
4. Empresa
5. Controle e governança
6. Pessoas
7. Políticas e estratégias de vendas e marketing
8. Produtos e serviços
9. Recursos
10. Gestão de riscos
Com essas informações detalhadas, resta estruturá-las, definir ações e prazos e você estará pronto para decolar!
Saiba mais sobre esse processo no Guia “Como Crescer”, realizado pela EY em parceria com a Endeavor