melhores empresas para trabalhar melhores empresas para trabalhar

Como pivotar durante a pandemia e ser uma das melhores empresas para se trabalhar

André Ferraz
André Ferraz

Empreendedor Endeavor, fundador e CEO da Incognia.

Apesar de todo o caos no mundo durante o último ano, tenho o prazer de anunciar que a Incognia foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar pelo Great Place to Work – GPTW -, marcando 94 de 100 pontos.

2020 não foi um ano fácil. Tínhamos um plano estratégico ambicioso para a empresa, que incluía pivotar o modelo de negócios e uma expansão global para os Estados Unidos. 

No meio de uma pandemia global. 

Doze meses depois, temos não só uma nova solução e uma expansão de mercado em andamento, como também uma equipe motivada, que sente que Incognia é uma ótima empresa para trabalhar. Isso reforça minha crença de que a vida é muito curta para construir algo pequeno!

Ao longo de minha jornada como fundador, e particularmente durante esses últimos doze meses, aprendi muitas lições e divido com vocês a seguir. 

A importância de ter uma visão de longo prazo

Ter uma visão de longo prazo é o que te ajuda a se manter focado, não importa os desafios que apareçam em seu caminho. 

A visão original para Incognia foi definida em 2010, inspirada por Mark Weiser de construir uma identidade digital para a era da computação onipresente, sem atrito e invisível. 

Em 2010, o mercado não estava pronto para implementar essa visão. Não havia rede 5G e poucas pessoas conheciam ou usavam IoT – internet das coisas. No entanto, isso não significa que não poderíamos começar a construir a empresa para tornar essa visão realidade. 

Justo em 2020 precisamos dar um grande passo em direção a essa visão de longo prazo. E o que eu descrevo abaixo foi o que tornou a nossa pivotagem possível. 

O timing do mercado é um fator crítico

Todo mundo sabe a importância do market timing. Mas, as vezes uma crise toma a decisão por você. 

Fomos os pioneiros em tecnologia de localização em 2014 e essa solução permitiu que a Incognia crescesse de forma lucrativa. No entanto, sempre acreditamos que havia um uso mais importante para a nossa tecnologia. Também sabíamos que era apenas uma questão de tempo até que as big tech, como Google e Facebook, entrassem agressivamente em nosso mercado. 

No final de 2019, duas grandes coisas aconteceram:

1) O Google e o Facebook começaram a oferecer um produto semelhante ao nosso e ganhando participação no mercado de forma agressiva.

2) O Google anunciou que outros aplicativos para celular não serão mais capazes de usar dados de localização para publicidade. 

E então, quando parecia que as coisas não poderiam ficar mais complicadas, a pandemia começou. Em questão de semanas, nosso negócio lucrativo passou a dar prejuízo, pois o mercado ficou saturado e o mundo virou de cabeça para baixo.

Naquele momento, decidimos que era hora de pivotar. 

Tenha uma visão, mas concentre-se na execução do seu negócio

Março de 2020 foi um mês doloroso para nós. Tivemos que reduzir a equipe, já que nosso negócio não era mais lucrativo, em um cenário de lockdown. Isso derrubou a moral de toda a equipe. 

Foi uma experiência difícil para mim, um fundador de uma empresa que cresceu muito nos últimos cinco anos. Nesse ponto, tivemos que nos comprometer com nossa visão e navegar para fora da crise.

Construa uma cultura baseada em agilidade, colaboração e transparência

Ao longo dos anos, nós criamos uma cultura forte em torno de agilidade e colaboração. Reconhecemos que erros acontecem e usamos isso para desenvolver uma cultura que permite que as pessoas experimentem rápido. Costumamos dizer: “preferimos que você se desculpe do que peça permissão”. 

Além disso, operar a empresa com transparência foi vital para passar por este ano difícil.

Crie uma plataforma que permita que sua empresa pivote

Outro fator decisivo foi a nossa infraestrutura de tecnologia flexível, que permite mudanças rápidas no produto. Os investimentos em tecnologia provaram que valeram a pena, como a construção de uma plataforma de dados que permitiria que as equipes de engenharia criassem aplicativos fácil e rapidamente.

Comprometa-se

Uma parte importante da nossa pivotagem foi a expansão para os Estados Unidos. Depois de pivotar, você precisa se comprometer, mesmo que esteja enfrentando uma pandemia global.

Em 2020, me mudei para os EUA para lançar a Incognia como uma empresa global. Concluímos nossa pivotagem de uma empresa de tecnologia de publicidade para uma empresa de segurança da informação em apenas alguns meses, o que incluiu a venda de nosso negócio de publicidade. 

Em junho de 2020, lançamos nossos novos produtos e iniciamos os primeiros testes com clientes.

Agora, nove meses depois, estamos protegendo dezenas de milhões de usuários móveis em todo o mundo, incluindo grandes provedores de pagamentos, bancos, varejistas e até redes sociais. Estamos entusiasmados nesta nova fase de crescimento e por estarmos tão próximos de nossa visão original de construir uma identidade digital para a era da computação onipresente, sem atrito e invisível. 

Como meu pai costumava dizer: “nada supera o trabalho duro“.

Construa uma das melhores empresas para se trabalhar

E depois de tudo o que aconteceu em apenas doze meses, a Incognia foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar pelo Great Place to Work, marcando 94 de 100 pontos. Os pontos mais altos foram o respeito pelo time e a credibilidade que manteve os valores e a visão da empresa, mesmo durante uma crise.

Tivemos uma pontuação ainda maior do que antes de pivotar e da pandemia acontecer. Surpreendente! 

Nossa missão é construir uma plataforma de identidade digital para computação ubíqua. Nossa visão é fazer com que os computadores desapareçam, para torná-los menos irritantes e invasivos.

Junte-se a nós! A vida é muito curta para construir algo pequeno.