DNVB: o modelo de negócio que combate as ineficiências de indústrias tradicionais

Endeavor Brasil
Endeavor Brasil

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Veja o que o varejo pode aprender com as marcas verticais nativas digitais (DNVB) e a forma como interagem com seus clientes.

Dominique Oliver, fundador da Amaro, nasceu em Zurique, hoje considerada a cidade mais cara do mundo, segundo índice da Numbeo. Depois, morou por quatro anos em Nova York, 8ª da lista. Ainda assim, quando entrou pela primeira vez em um shopping de São Paulo, ficou impressionado com os preços.

No Brasil, o markup na indústria da moda, por exemplo, pode ser de até 12 vezes o custo de produção. Os produtos que queremos comprar, em sua maioria, não são caros. No entanto, o modelo de varejo tradicional faz com que valores nas etiquetas alcancem números altíssimos.

Mas além da questão do custo, Dominique explica também que a conexão do setor com consumidores digitais não é forte o suficiente. Enquanto eles buscam um propósito e uma experiência integrada, ainda há negócios colocando códigos de referência dos produtos nas legendas de suas fotos no Instagram.

O varejo tradicional muitas vezes falha em conhecer seus clientes, seus hábitos de consumo e as interações que eles têm com a marca em cada canal ou por quanto tempo. Ele falha em fazer bom uso de dados e perde oportunidades valiosas no meio do caminho.

É por isso que modelos DNVB (Digitally Native Vertical Brand, ou marcas verticais digitalmente nativas, em tradução literal) estão escrevendo uma história diferente.

Eles provam que empresas de varejo que têm seus processos, integração de canais, análise de dados e outras vertentes nativas no mundo online, ao venderem diretamente para o usuário, melhoram a eficiência de produção, logística, e a experiência do cliente — o que impacta diretamente suas margens, níveis de satisfação e lifetime value.

Conheça mais sobre as DNVB na fala de Dominique no Scale-up Summit 2019 e veja como seu negócio também pode aprender com elas!

É empreendedor? Conheça os Programas Scale-Ups Endeavor e faça parte da comunidade que está transformando o Brasil. Saiba mais!