5 tendências de varejo para 2017: descobertas da maior feira do setor

Adir Ribeiro
Adir Ribeiro

Presidente e fundador da Praxis Business. É Administrador de empresas, Pós-graduado em Marketing com especialização em Varejo (FGV-SP) e Executive MBA in Franchising. Atua há 19 anos em Franchising, Varejo e Canais de Vendas como Franqueador, Franqueado, Consultor. É um Palestrante especializado em Varejo e Franchising e co-autor dos livros: Gestão Estratégica do Franchising – Como construir redes de franquias de sucesso e Franchising – Uma Estratégia para a Expansão de Negócios.

Quem são os imigrantes digitais? Como usar a realidade aumentada nas lojas físicas? O que as maiores varejistas do mundo estão fazendo para repensar a jornada do usuário? Essas e outras perguntas foram respondidas na principal feira de varejo do mundo: a NRF 2017.

Participar da feira da NRF (National Retail Federation) em Nova York anualmente é sempre desafiante e nos permite conhecer antecipadamente o que pode impactar os negócios de varejo e franquias no Brasil. A edição da NRF Big Show de 2017 nos trouxe várias mensagens relevantes e reflexões que poderão orientar os rumos e decisões estratégicas dos negócios. Na minha visão, a principal delas é o reforço do conceito FISITAL (a junção do físico com o digital), apesar do termo não ter sido usado explicitamente nas palestras.

O desafio de sintetizar esse volume enorme de informações é sempre recorrente, ano após ano, por isso compartilho aqui os insights sobre os principais temas apresentados e debatidos em palestras, reuniões, visitas e networking:

1. Transformação digital

2. Loja física

No fundo, trata-se de levar um pouco do ambiente do e-commerce para a loja física, com mais animação.

3. Capital humano

4. Gestão

5. Inspirações para o franchising

Este artigo é uma parceria de produção entre Endeavor e Sebrae

Correalização:

Logo Sebrae SITE