facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Quão longe sua ideia pode ir? Descubra avaliando a escalabilidade dela

LoadingFavorito
Quão longe sua ideia pode ir? Descubra avaliando a escalabilidade dela

Quanto mais escalável for o seu negócio, mais investimentos ele poderá atrair. E é por isso que a escalabilidade deve estar sempre entre as suas prioridades 

Já falamos, neste artigo, sobre os princípios da economia de escala. Vimos como o conceito tem sua origem na produção em escala, isto é, no aumento da atividade sem que isso resulte em um aumento dos custos – a chamada “produção em massa”. Inclusive, a leitura desse texto é um importante complemento para o assunto de que trataremos aqui, a escalabilidade.

Neste caso, procuraremos entender como a escalabilidade pode ser um medidor do potencial de crescimento do seu negócio. Uma definição precisa do termo é a seguinte:

A escalabilidade é a capacidade que uma empresa, ou sistema, possui de crescer atendendo às demandas sem perder as qualidades que lhe agregam valor.

O gráfico abaixo ilustra bem o conceito. A linha vermelha representa as despesas, e a azul, o faturamento.

Escalabilidade

Fonte: clique aqui

Perceba que, para que ocorra a escalabilidade, é necessária uma separação entre as linhas, de modo que o faturamento cresça em uma proporção maior que a dos custos.

E já assumindo que seu modelo é escalável – ou, como vimos, tem capacidade de aumentar o faturamento sem precisar elevar proporcionalmente os custos –, aqui veremos como a escalabilidade servirá para você entender como e onde ele poderia falhar. Além disso, é para este indicador que um eventual investidor anjo, por exemplo, poderá olhar primeiro.

Mas, antes, vale uma recapitulação geral:

O que significa um negócio “ser escalável”?

Significa que ele pode funcionar com sucesso enquanto se desenvolve. Um negócio escalável é aquele que apresenta potencial de expansão – de preferência, sem limites. Ou seja, entender se o seu negócio é escalável é um indicativo essencial para avaliar quão longe ele pode ir.

Geralmente, para ser escalável, o modelo da sua empresa deve apresentar três características:

1 – É ensinável

O fato de você conseguir ensinar seu processo de produção a qualquer outro funcionário é sinal de escalabilidade. Assim, sua empresa se torna maleável, e pode se expandir de acordo com o planejamento realizado.

2 – É valioso

É aquela operação que você já conhece: o valor é gerado pela oportunidade aliada ao conhecimento único. É por meio da especialização em uma atividade específica que você se distinguirá dos concorrentes, que agregará mais valor ao produto ou ao serviço que oferece ao mercado.

3 – É replicável

Outra prova de escalabilidade é o fato do seu processo ser reproduzido e gerar receita recorrente. Isso indica que seu modelo de produção funciona, e, mais importante, que há mercado para expansão.

Algum exemplo?

Neste artigo com dicas para montar um processo de vendas escalável, o fundador da Rock Content, Diego Gomes, compartilha a definição prática de escalabilidade concebida pelo filósofo libanês Nassim Nicholas Taleb. Segundo o pensador, dentistas, taxistas e vendedores não são profissões escaláveis; enquanto que corretor de ações, escritores e músicos são atividades consideradas escaláveis.

Por quê? Ora, porque as profissões não escaláveis seguem a mesma regra: para que o profissional ganhe mais, tem que trabalhar mais – ganha por serviço, por cliente atendido, e este ganho é limitado.

Já corretores, escritores e músicos podem escalar seus ganhos. Gomes cita o caso da autora J. K. Rowling: ela não precisa escrever um novo livro cada vez que um fã quiser se entreter com as peripécias de Harry Potter. Os livros já estão escritos, e só precisam ser reproduzidos. Este processo, teoricamente, não tem limites.

Para que buscar a escalabilidade?

Antes de tudo, para identificar o verdadeiro potencial de crescimento do seu negócio. É por meio da escalabilidade que você poderá descobrir se a sua empresa será capaz de gerar o faturamento necessário para devolver o investimento feito no início da operação.

A escalabilidade também é um dos critérios mais analisados pelos investidores. Além dos “anjos”, os fundos de investimento e outros operadores do mercado olham com todo o cuidado para o quanto as startups em suas miras são escaláveis. Assim, conseguem reduzir os níveis de incerteza, e avaliam mais precisamente o retorno a ser obtido no negócio nos próximos anos.

É importante ressaltar, porém, que uma empresa que não tenha um modelo de negócios escalável também pode ser altamente lucrativa. São comuns os casos de organizações que desenvolvem atividades únicas, respondendo a necessidades específicas dos consumidores, mas cujas operações não são ensináveis ou replicáveis.

No entanto, no panorama do empreendedorismo atual, a escalabilidade tem sido cada vez mais valorizada. É essencial que as sartups sejam capazes de desenvolver modelos de negócios facilmente replicáveis, e que possam ser difundidos por meio de ações de marketing e vendas.

De que forma posso transformar meu negócio em escalável?

Neste artigo da Exame, o empreendedor e investidor anjo Cassio Spina aponta o sistema de franquias como forma de dar escalabilidade ao seu negócio. Ele afirma que, abrindo franquias, você poderá expandir o atendimento a clientes – e em consequência, suas vendas – sem ter que aumentar significativamente a infraestrutura, já que esta fica sob responsabilidade dos franqueados.

O especialista indica também outro modelo de replicar sua ideia de negócio: é o licenciamento do know-how, que permite aumentar o seu faturamento – por meio dos direitos pelo uso que você receberá – sem que os custos cresçam.

Mas uma operação própria também pode ser escalável! Veja algumas dicas nesta mentoria online com um dos sócios da Dauper, uma das maiores fabricantes de biscoitos do Brasil: Como fazer sua empresa ser maior que você.

Enfim, estes são apenas alguns aspectos que indicam a relevância da escalabilidade para a sua empresa. Se você tem um sonho grande, não perca estas questões de vista: elas serão indispensáveis para realizá-lo.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: