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Os 4 erros mais comuns na sua estratégia de marketing digital

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Marketing digital vai muito além de simplesmente fazer postagens nas mídias sociais. Envolve planejamento e muita análise de dados.

Você sente que se esforça muito para manter o marketing digital da sua empresa e não tem o retorno esperado? Vamos te revelar um segredo: muitas vezes focamos em um objetivo tão grande que acabamos esquecendo dos detalhes. É como um maratonista que leva um ano para se preparar para uma corrida de 42 quilômetros e na hora da prova esquece os cadarços dos tênis.

Em uma estratégia de marketing digital, precisamos estar atentos a cada etapa para que o sucesso seja garantido. Se você está insatisfeito com os resultados que você está obtendo em sua empresa, veja os 4 erros que podem estar te separando do sucesso que você tanto deseja. Vamos começar?

1. Você não está pensando no seu público

Pode parecer óbvio, mas suas ações de marketing digital não são feitas para você. Afinal, você não é o seu próprio consumidor. Por isso, é necessário definir para quem suas campanhas de marketing digital vão ser dirigidas. E se você já está pensando “a minha empresa tem vários consumidores e cada um possui hábitos e personalidades diferentes.” não se preocupe, um bom planejamento de marketing digital também pensa nisso.

E para planejar as suas ações, ainda mais se a sua empresa tiver muitos públicos, você vai precisa definir o perfil do seu consumidor ideal. Afinal, é com esse consumidor que você quer falar, pois é ele quem faz os negócios da sua empresa irem para frente. Esse perfil ideal é chamado de persona e reflete comportamentos de um cliente típico da sua empresa, tanto os hábitos de consumo como as preferências pessoais.

Saiba como criar uma  persona: Você não pode gritar para as massas – escolha sua audiência

Com uma definição de persona em mãos, sua estratégia de marketing digital tem muito mais chances de dar certo. Você vai saber com quem falar e sobre o que falar. Além disso, não vai desperdiçar tempo nem dinheiro com as pessoas que não irão gerar negócios para você.

2. Você não está planejando sua estratégia

Já ouviu a expressão “não coloque todos seus ovos em uma cesta”? Ela é muito utilizada no mercado financeiro e significa que você precisa diversificar seu esforços. O mesmo pode ser aplicado no marketing digital.

Investir em apenas uma vertente do marketing digital, como postar conteúdos no seu blog, não leva sua empresa a lugar algum. A sua estratégia precisa ser completa e para isso você tem que se planejar com antecedência. Por exemplo, se você decidisse fazer, no início do mês, um artigo no seu blog sobre “10 melhores destinos de lua de mel”, mas no meio do mês publicasse no Facebook um artigo sobre “melhores rações de passarinho” e ainda dedicasse parte do seu orçamento para a palavra-chave “chá verde emagrece” a sua estratégia teria sido desastrosa.

Leia também: 10 principais erros no marketing de conteúdo

Para garantir o sucesso do seu marketing digital, planeje qual tipo de conteúdo você vai produzir, em quais canais vai publicar e como suas ações vão contribuir para o seu objetivo final. Não se esqueça de focar na sua persona, levando em conta que tipo de informação será relevante para ela desde o primeiro contato com a sua empresa até o momento da compra. Além disso, tenha em mente onde publicar essas informações e com qual frequência.

3. Você não está definindo seus objetivos

Mesmo se você já estiver planejando sua estratégia de marketing digital, seu negócio ainda corre o risco de não ter dedicado tempo suficiente para definir os objetivos que deseja atingir. E sem eles você não tem parâmetros para medir seu sucesso e pode acabar com a impressão de que seus esforços estão sendo em vão, quando, na verdade, sua estratégia está gerando bons resultados.

O inverso também é verdadeiro, pois às vezes seu negócio pode demonstrar sinais de melhora, mas sem uma análise com base em seus objetivos fica impossível definir se os resultados são realmente o ideall. É por isso que empresas que têm suas metas de marketing digital bem definidas são capazes de focar ações relevantes para alcançar seus objetivos.

Leia também: Plano de metas: você mede esforço ou resultado?

Por isso, defina os objetivos da sua estratégia de marketing digital. Os objetivos mais eficazes são planejados com antecedência e atendem aos seguintes pré-requisitos: são específicos, mensuráveis, atingíveis, reais e têm intervalo de tempo definido. Por exemplo, “aumentar o número de oportunidades de vendas” não é um objetivo eficaz, pois não tem intervalo de tempo definido e não é específico.

Afinal, se você não especifica quantas oportunidade quer gerar, sua empresa não consegue medir seu objetivo e muito menos atingi-lo, pois ele não será um objetivo real. Já um objetivo como “gerar 100 oportunidades de vendas por meio de campanhas de email marketing” é eficaz, fácil de ser acompanhado e gera motivação para você e sua equipe.

4. Você não está analisando seus resultados

Antes de ler esse texto, como você avaliou se sua estratégia de marketing digital estava funcionando ou não? Se sua resposta for “eu achei que” ou “eu senti que” isso já é um bom indívio do porquê sua estratégia não está dando resultados.

O mundo do marketing digital não tem lugar para suposições e achismos. Várias ferramentas, como programas gratuitos ou ferramentas de automação, providenciam dados que possibilitam medir suas ações de e acompanhar todas as etapas da jornada de compra do seu consumidor. Assim sendo, não há desculpas para fazer estimativas ou tentar adivinhar resultados, afinal, marketing é o melhor amigo dos dados e objetivos.

Leia também: Funil de vendas: como vender mais

É comum ficar perdido em meio à grande quantidade de dados providenciados sobre o comportamento dos seus consumidores online. Por isso é necessário saber o que medir. Suas métricas precisam ser definidas a partir dos seus objetivos e, além disso, também é importante separar quais métricas medir em cada etapa do funil de vendas.

Por exemplo, em um artigo de blog que tem como objetivo atrair visitantes para o seu site, a métrica a ser medida será o número de visitantes. Já uma página que contém um formulário para falar com um consultor de vendas, a métrica de sucesso será número de solicitações para falar com o consultor.

Leia também: [Ebook] A mágia das métricas no Marketing

Por todos esses motivos, a estratégia de marketing digital da sua empresa não pode ser algo que você faz às pressas. Dedique seu tempo para ter certeza de que você está planejando sua estratégia, definindo seus objetivos, avaliando seus resultados e falando com seu público-alvo.

Correalização:

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, Resultados Digitais, Cofundador e Head de Marketing
André Siqueira é administrador pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi professor de pós-graduação na disciplina de marketing em redes sociais e é co-fundador e Head de Marketing da Resultados Digitais, empresa líder de automação de Marketing na América Latina.

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1 Comentário

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  1. marcorj1334@hotmail.com - says:

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    Artigo muito específico para iniciantes no mundo do marketing digital, visando ajudar a evitar erros básicos e quais passos devemos ter cuidado para montarmos a nossa estratégia, que pontos devemos observar com atenção e no que focar. Muito Bom!

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