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Matriz SWOT: Entenda como usar e as vantagens para sua empresa

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Matriz SWOT

A Matriz SWOT funciona como um diagnóstico de sua empresa ou projeto. Veja como ela pode facilitar suas análises estratégicas.

Imagine que você tenha a opção de viajar para um país novo mês que vem e vai fazer um quadro de pós e contras para tomar essa decisão. Você vai pesar fatores que dizem respeito a você, como disponibilidade de tempo, de dinheiro e aptidão física, mas também se fará sol ou chuva nesse destino, se a moeda está favorável, se há boas condições de segurança, entre diversas características que fogem do seu controle. Nas empresas, a Matriz SWOT cumpre esse papel de colocar na balança o que há de vantagem e desvantagem em uma empreitada.

Conhecida no Brasil como Matriz FOFA, ela mede as forças (S, de stregths) fraquezas (W, de weakenesses) do negócio – fatores internos – assim como oportunidades (O, de opportunities) e ameaças (T, de threats) do macroambiente – fatores externos. Muito utilizada pelas empresas durante o planejamento estratégico e para novos projetos, a Matriz SWOT consiste em uma análise detalhada da situação do negócio no cenário econômico, o que ajuda o empreendedor na tomada de decisão. Seu principal objetivo é dar um diagnóstico estratégico que deve prever e prevenir condições negativas, além de firmar diretrizes que façam o empreendimento se diferenciar.

Como montar uma matriz SWOT?

O primeiro passo para colocar em prática essa técnica estratégica é definir quais são os pontos fracos e fortes do ambiente interno do negócio, ou seja, o que é controlado pela empresa. Os pontos fracos ou fraquezas consistem em analisar o que pode ser feito para melhorar o negócio: se os funcionários possuem as capacidades que o cargo exige, quais as deficiências de seus funcionários, produtos e/ou serviços, e porque seus clientes não voltam após uma compra.

Em seguida, definem-se os pontos fortes, que devem ser algo como: o que você faz de melhor na empresa, de quais recursos o empreendimento dispõe, o que seu negócio possui de melhor em relação ao concorrente e o que faz seus clientes retornarem à empresa.

Por fim, deve-se analisar o ambiente externo do negócio, ou seja, o que a empresa não consegue controlar.  Nesse quesito, são observadas as oportunidades que existem no mercado, como as tendências/novidades, expansão da linha de produtos, chances de conquistar novos clientes, ou seja, o que pode gerar receita e valor. Também são exploradas as ameaças que a empresa pode sofrer, como novas empresas para o mesmo nicho, queda no padrão de consumo, investimento de novas tecnologias por concorrentes ou o que puder afetar negativamente a receita ou a imagem do negócio.

Uma dica é listar todos os pontos levantados em um quadrante, separado nesses 4 aspectos. Depois, dê uma nota de prioridade para cada item, seguindo o critério de sua preferência, e classifique cada item da lista de 5 (excelente) a 1 (fraco). Multiplique a nota de prioridade pela classificação, logo obterá um valor x sobre aquele item final, que te dará uma visão ampliada sobre onde focar esforços.

Mantendo a empresa preparada para os desafios

Em tempos incertos, a Matriz SWOT cai como uma luva para definir relações existentes entre os pontos fortes e fracos da empresa com o que se verifica de mais importante no mercado, seja a nível local ou global. A análise permite entender a posição de sua empresa comparada a seus concorrentes, conferindo mais confiança, segurança e força para lidar com os imprevistos e situações desafiadoras.

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Ferramenta Análise SWOT

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

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13 Comentários

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  1. STRAVE Planejamento Estratégico e Qualidade - says:

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    Para criar o planejamento estratégico, como também acompanhar a execução utilize o software Strave (http://www.strave.com.br). Ele integra SWOT, PEST, mapa estratégico (BSC), planos de ação, análise critica de indicadores. O plano de ação é baseado na 5W2H, assim cada colaborador sabe o que fazer, quando, onde, de que forma. Além disso, o software alerta cada gerentes sobre pendências e atrasos.

  2. Andreia de Castro e Silva - says:

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    Bom dia! Sou professora do ensino técnico e superior e as matérias e arquivos do site sempre me ajudam. Tentei baixar o material da análise SWOT mas deu erro e não consegui. Se possível gostaria que me enviassem via e-mail (andreiacsilva@gmail.com) e verificassem o que ocorreu de errado com meu cadastro. Desde já agradeço a atenção.

  3. Gerson Viergutz - says:

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    Tem uma Planilha muito boa de Matriz SWOT no site http://www.minhasplanilhas.com.br/planilha-analise-swot/

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    Demais ! Wonderful .

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    Demais . Awesome .

  6. Eduardo Aparizi - says:

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    Fantástica matéria, ajuda demais a empresa ficar nos eixos. http://www.coralize.com.br

  7. Marcelo Ferreira Gonçalves - says:

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    Muito bom para quem quer crescer com responsabilidade, ok Marcelo da #mfgimoveis

  8. Josué Souza - says:

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    Muito bom o Artigo.
    O mostra a grande importância das empresas trabalharem com o sistema swot.
    Assim as empresas conseguem ser mais competitivas no mercado e se organizar internamente.

  9. Bruno Gennaro - says:

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    Muito legal o artigo!

    Fiz um eBook gratuito (http://bit.ly/1LdCWF9) que talvez possa ajudar a estruturar ou melhorar a gestão da sua empresa para que ela seja cada vez mais competitiva no mercado. O eBook fala sobre ferramentas (gratuitas e pagas) que facilitam e muito a gestão de qualquer tipo de negócio.

    Abraços!

  10. Leandro Borges - says:

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    Você também pode fazer a sua análise SWOT usando uma planilha de excel! A LUZ Planilhas oferece uma já pronta nesse link: https://luz.vc/planilhas-empresariais/planilha-de-analise-swot

    Abraços!

  11. GEORGE IFFARRAGUIRRE - says:

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    A coblue.com.br tem um sistema que conta com a ferramenta da análise swot.
    Acessa lá.
    http://www.coblue.com.br

  12. ARI MACIEL FILHO - says:

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    Muito interessante o artigo! E quando estamos tratando de fornecedores (distância, relação de parceria, etc.). Tratamos como algo interno ou externo à empresa?

    1. GEORGE IFFARRAGUIRRE - says:

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      Olá… os fornecedores fazem parte do microambiente, pois de certa forma esta relação permite um controle, pois você pode trocar de fornecedor quando achar que é conveniente, ao contrario da situação econômica da sua região ou país, que não tem como você controlar e ajustar, no máximo poderá se precaver com a criação de planos de ação para possíveis possibilidades.

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