facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Entenda as finanças básicas da sua empresa

LoadingFavorito
Entenda as finanças básicas da sua empresa

Gerir bem os negócios exige um bom entendimento e planejamento das finanças da sua empresa. Saiba como as finanças são parte de todo o sucesso.

Ser um empreendedor exige muito mais do que uma boa ideia e ser um líder nato. É preciso compreender a fundo o que são de fato as finanças da empresa. Tudo para que não haja tropeços que podem significar não só um balde de água fria para os negócios, como também o extremo, ou seja, o fechamento do empreendimento.

Por isso, saiba que as finanças não são um bicho de sete cabeças. Pelo contrário, se houver planejamento e algumas ações básicas, é possível fazer a empresa ser altamente competitiva e ampliar seus resultados em um tempo relativamente curto.

Vantagem competitiva

Em primeiro lugar, nada como fazer um estudo sobre a área de atuação do empreendimento. Pode ser uma pesquisa informal, que terá como principal objetivo saber qual a vantagem competitiva do seu negócio. No que ele é bom, no que se diferencia, o que oferece de novo para o seu público? A partir dessas informações será possível planejar suas ações, que resultarão no sucesso dos seus rendimentos.

Separando as finanças pessoais e profissionais

Outra ação básica é saber que a vida pessoal e a profissional de um empreendedor devem caminhar separadas. A união das duas, principalmente quando se trata de dinheiro, pode causar inúmeras confusões no caixa. Superada essa questão, é essencial que se pense no futuro da empresa e em possíveis investimentos que podem ser necessários ao longo dos meses. Portanto, é sempre bom ter uma reserva financeira extra.

Planejando o Fluxo de Caixa

Há também que se ressaltar um dos pontos mais importantes que envolvem as finanças, o fluxo de caixa. Esse item nada mais é do que controlar, equilibrar e destinar com qualidade tudo que entra e sai de valores da sua empresa. O fluxo de caixa bem feito é aquele que programa bem seus gastos com seus ganhos, faz investimentos corretos para formar uma empresa sustentável e está sempre em dia com os valores e oportunidades que envolvem o negócio.

Contador confiável para suas finanças

Caso números, balancetes e relatórios não sejam o forte do empreendedor, a melhor indicação é contratar um contador confiável para ajudar nessa parte da gestão. Mas o ideal é que se faça um acompanhamento rotineiro para estabelecer quais têm sido os fatores positivos, e também os desafios do negócio.

Por fim, para que as finanças se multipliquem há algumas regras básicas como a de sempre planejar e nunca gastar mais do que se ganha. Esse é um dos principais problemas de muitos empreendedores brasileiros. Quando você começar a ter de volta resultado do investimento que fez na empresa, então chegou a hora de separar uma parte para o reinvestimento.

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: