facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Energia limpa: como fazer dar certo

LoadingFavorito

Fontes alternativas de energia estão cada vez mais em evidência. Em um mercado tão novo, veja como fazer dar certo e ainda ajudar o planeta.

Este texto foi baseado na transcrição do vídeo ’10 tips when starting a cleantech company, with Mike Ahearn and George Bilicic', do blog da Endeavor Global, de 16/05/2012.

Muitos dizem que a revolução das empresas “verdes” criará o maior mercado de oportunidades da história. O mundo precisa de produtores de energia renovável e qualquer descoberta pode mudar o rumo da humanidade.

Mas como ter sucesso com a geração de energia limpa? O preço é muito importante, é necessário conhecer o seu mercado local para competir com o preço do gás natural ou do petróleo, por exemplo.

Confira dicas para te ajudar a empreender no setor, com os especialistas Mike Ahearn, chairman da First Solar e parceiro da True North Venture Partners, e George Bilicic, diretor de Energia e Infraestrutura da Lazard e parceiro da Omidyar Network.

Pense grande, execute aos poucos

Os impasses em relação à energia no mundo são muito grandes. Em países como Índia e China, a demanda por eletricidade é maior do que a produção pode oferecer. Em um planeta com 6 bilhões de pessoas, temos um problema de larga escala que precisa ser levado em consideração. No entanto, agir regionalmente com eficiência é o primeiro passo. Reflita “como mudar a principal fonte de eletricidade mundial, o carvão, para alternativas que sejam verdes e sustentáveis?”, mas programe suas ideias primeiro em seu projeto para, depois, crescer – o mercado ainda é novo e as incertezas são grandes.

Trabalhe ao lado do setor público

Muita coisa que está sendo feita e que precisa ser feita depende de permissões e apoio governamental. Uma organização eficiente tem que descobrir como se posicionar ao lado do setor público e vê-lo como uma parceria. Comece pelas lideranças locais, de acordo com o que é necessário em cada etapa.

Pensar em marketing (e não em vendas)

Para você começar a operar em um empreendimento de energia limpa, a negociação pode levar meses – até anos. É um paradoxo: você precisa de margem para manter-se durante esse período, porém, encarecer um produto irá provavelmente diminuir suas vendas.

A saída é pensar nos clientes que precisam de seu produto. Eles irão consumi-lo e, se você fizer um trabalho bem feito, passarão seu nome para frente. Pense neste marketing com os clientes em potencial mais do que nas vendas, porque, a partir das primeiras vendas que você realizar, elas irão gerar os seus negócios futuros.

Separar o conhecido do desconhecido e ser flexível

Se você quer trazer novidade e inovação em um mercado que quase não existe, estará lidando com experimentos. Pode pesquisar o que você quiser e conseguir, mas, enquanto não tentar, não irá saber a reação do mercado. Chegará um momento no qual você terá confiança do que é conhecido, o que não é e o que funciona e o que não funciona.

Entretanto, como o mercado ainda é muito nebuloso e novo, a saída é separar em caixas: o que achamos que dá pra fazer e o que ainda não temos confiança de que funcionará. Tenha uma visão do que você quer como base.

Institucionalizar a melhoria contínua

Depois de um tempo, você já terá aprendido muito desde a época em que começou. Mas não é só isso. O importante agora é pensar “posso acelerar os processos de aprendizagem?”. Crie métricas e metas específicas para área de melhorias. Colete informações com benchmarking e networking e as traga de volta ao seu time para traduzir tudo isso em ação.

Faça seu sucesso ser vital para seus stakeholders

O último ponto é: trabalhe com stakeholders e os tenha alinhados à proposta para seus clientes e investidores. É particularmente importante na área de energia renovável, ao passo que novos mercados são definidos e a estrutura regulatória é estabelecida.

 

 

 

 

 

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: