Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Empreender ou não: eis a questão

LoadingFavorito

Reconheça os motivos realmente legítimos para se tornar um empreendedor de sucesso.

Qual o melhor conselho para quem quer empreender? Grande dúvida, mais ainda lembrando que nem todos os empreendedores são iguais, existem perfis muito diferentes.

Minha primeira reação quando perguntam isso é devolver uma nova pergunta: O que te motiva a empreender? As respostas variam bastante, mas poderiam ser agrupadas basicamente em cinco grandes categorias: necessidade (“não encontro espaço no mercado de trabalho”), independência (“ser dono do próprio nariz”), ganhar mais dinheiro (“quero melhorar de vida”), realização pessoal (“fazer alguma coisa de que goste de verdade”) e flexibilidade de horário (“quero ter uma vida menos cansativa”).

Para a primeira e a última categorias, o meu conselho é igual: “Talvez o empreendedorismo não seja a melhor opção para você”. Afinal, vida mais tranquila não combina em nada com as demandas e os riscos de um negócio próprio, principalmente em fase inicial.

Mas e a independência, não seria esse um desejo legítimo para um empresário? As aparências enganam. Salvo em situações muito específicas, todo empresário depende de uma série de outras pessoas, empresas e entidades públicas a fim de fazer com que o seu negócio dê certo. E, em diversos momentos, esses grupos terão objetivos e comportamentos diferentes dos idealizados pelo empreendedor. Resultado: você pode até se livrar da figura do chefe ou patrão, mas não será necessariamente mais independente do que antes.

Seria a necessidade um bom motivo para empreender? Para milhões de empresários do setor informal e de pequeno porte a resposta é certamente sim. Afinal, muitas vezes esta é a única opção existente para o sustento da família. Existem casos, inclusive, em que o negócio iniciado pela necessidade prosperou, se profissionalizou e rende frutos há diversas gerações. No entanto, infelizmente, na maioria das vezes, essa não é a regra.

A maior parte dos empreendedores “por necessidade” encontra dificuldades para sustentar a família e vive na corda bamba. São os equilibristas da vida, pequenos heróis do cotidiano. Meu conselho para eles: “Façam o melhor que puderem e aproveitem todas as chances para aumentar a sua qualificação e a de seus filhos”. Mesmo quando há poucas oportunidades, saber aproveitá-las é fundamental e o esforço pessoal legítimo sempre compensa – mesmo que em gerações posteriores.

Falta falar sobre quem busca recompensa financeira e realização. São motivos válidos, mas é importante se preparar adequadamente e gerenciar as expectativas. Como fazer isso? Na próxima coluna, darei algumas dicas baseadas na minha experiência pessoal. Até lá, recomendo navegar bastante pelo portal da Endeavor. Afinal, estar bem informado é sempre o melhor começo.

 

Ricardo Bomeny é CEO da BFFC (Brazil Fast Food Corp.), holding que controla as marcas Bob’s, Yoggi, In Bocca ao Lupo, Doggis e KFC (no Brasil), e Pizza Hut (na cidade de São Paulo).

 

 

 

 

, Brazil Fast Food Corp., CEO

Ricardo Bomeny ocupa desde maio de 2002 o cargo de CEO da BFFC (Brazil Fast Food Corp.), holding que controla as marcas Bob’s, Yoggi, In Bocca ao Lupo, Doggis (no Brasil), KFC (no Brasil), e Pizza Hut (na cidade de São Paulo). É sócio fundador e atual membro do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), Presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e colaborador voluntário da Endeavor. Exerce a Vice-Presidência do SindRio (Sindicato de Restaurantes e Bares do Rio de Janeiro) e é sócio fundador e atual vice-presidente da ANR (Associação Nacional de Restaurantes). É membro do YPO (Young President Organization) capítulo Rio de Janeiro, é membro do FIRAE (Forum para Executivos de Associacões Internacionais de Varejo e do Conselho Consultivo do WTC Brasil (World Trade Center).

É formado em Administração de Empresas, com Pós- Graduação em Marketing, MBAs em Finanças Corporativas e Varejo. Desempenhou diversas funções em empresas de Food Service ao longo dos últimos 20 anos com experiências em várias regiões do Brasil e no exterior.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: