facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Empreendedorismo na veia

LoadingFavorito

Como o empreendedorismo de significado pode aumentar o engajamento dos stakeholders da sua empresa.

Parte do desafio de criar um negócio vencedor, sólido e sustentável passa pela eficácia em engajar os diferentes atores que gravitam à órbita da organização. Clientes, colaboradores, fornecedores, investidores, financiadores, acionistas, governo, comunidade e sociedade interagem de modo distinto – e por diferentes razões – com a empresa. Mas todos têm um ponto em comum: são partes interessadas e intervenientes em um mesmo empreendimento. São os chamados stakeholders.

Ora, o que de melhor o empreendedor pode querer de todos seus stakeholders se não um engajamento de corpo e alma? Ótimo, mas como?

Essa é uma das perguntas que mais vale a pena se fazer. É pauta que se justifica quando discutimos atração de talentos, desenvolvimento da liderança, ou mesmo quando idealizamos iniciativas de relacionamento com clientes, fornecedores, governo e sociedade. Que atitudes podemos sonhar para esses indivíduos quando interagem com nossos recursos, processos, produtos, serviços, marcas e negócios? Resposta: um engajamento de corpo e alma, uma verdadeira militância a favor da nossa proposta de valor. Como?

Vejo possíveis respostas no que chamo de “Empreendedorismo de Significado”. Organizações que engajam de corpo e alma provocam as pessoas a perceber que vivem uma causa significativa, mais do que uma simples relação de emprego e trabalho. Seus líderes esforçam-se para viver esta causa todos os dias e para inspirar os demais em torno dela, apoiando seus times – e os demais stakeholders – a enxergarem como podem contribuir para esta causa. Os talentos das pessoas são colocados a serviço dessa causa, gerando nos indivíduos a percepção de que estão comprometidos com algo maior do que eles.

Este é um dos temas tratados na nova edição do meu livro “Empreendedorismo na Veia – um aprendizado constante”, publicado pela Elsevier e pelo Sebrae. Espero que curtam a leitura!

Rogério Chér tem 45 anos e é sócio da Empreender Vida e Carreira. 

, Empreender Vida e Carreira, Sócio
Rogério Chér é sócio da Empreender Vida e Carreira. Na DBM do Brasil atuou como Consultor de Carreira, coordenou o Núcleo de Empreendedores e foi Vice Presidente de Operações para América Latina. Chér foi Diretor Corporativo de RH da Natura e é professor da FAAP nas disciplinas de Formação de Empreendedores e Comportamento Organizacional. Também atua como professor nos cursos da FGV sobre Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios. É autor de livros sobre Empreendedorismo e Gestão, cujo último título lançado chama-se "Empreendedorismo na Veia - Um aprendizado constante". Como conferencista participou de eventos, em dezenas de cidades Brasileiras, ministrando palestras em Instituições e empresas de diversos segmentos como: GS&MD - Gouvêa de Souza, ADCOS, Íntegra Medical, DBM, Queiroz  Galvão, Prefeitura de São Paulo - Secretaria da Saúde, Pieracciani, Faex Transportes, BR Construtora, Amcham, UFMG, Sebrae, Blue TreeHotels, Endeavor, FAAP, Insper, FGV, entre outras.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: