Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!

Empreendedorismo é Geração de Emprego

LoadingFavorito

A prioridade dos países do G20 é a criação de emprego. Mas por que eles não estão falando de empreendedorismo?


Esse texto foi baseado no original 'From Endeavor Insight: G20 nations’ top priority is job creation. Why aren’t they talking about entrepreneurship?', do blog da Endeavor Global, do dia 18 de junho de 2012.
 

Dezenove países e a União Europeia reuniram-se no México, no último dia 18, no encontro anual do G20, para discutir a situação da economia mundial e o sistema financeiro.

O Endeavor Insight analisou os mais recentes discursos das nações do grupo para entender suas prioridades políticas. Os discursos que foram ouvidos incluem o Discurso sobre o Estado da União, nos Estados Unidos, e similares ao redor do planeta. Descobrimos que a criação de empregos é o tópico mais importante para as nações do G20. Na verdade, o problema em torno da criação de empregos foi considerado muito mais crítico do que outros como segurança alimentar e meio-ambiente, tópicos que eram prioridade na agenda do encontro daquele fim de semana.

 

 

Mesmo a criação de emprego sendo o assunto mais importante para os países do G20, o empreendedorismo é raramente discutido em discursos políticos feitos por líderes destes Estados, e não faz parte das prioridades oficiais do encontro do G20. Além disso, Austrália, Canadá, Indonésia, Japão, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia e o Reino Unido nem mencionaram palavras relacionadas ao empreendedorismo, como “empreendedor” ou “startup”, em nenhum dos discursos analisados. As menções mais frequentes vieram do Brasil e dos Estados Unidos, que tiveram três e quatro referências ao tema, respectivamente.

O empreendedorismo é a melhor solução para o problema de oferta de trabalho ao redor do mundo. Mais especificamente, os empreendedores de alto impacto criam empregos e estabilizam as economias mundiais. Em uma pesquisa de cinco anos, com 800 mil adultos em 60 países, o Global Entrepreneurship Monitor mostrou que apenas 4% destes eram empreendedores de alto impacto – e eram responsáveis por 38% do total de empregos criados.

Se os líderes mundiais realmente querem criar empregos, o empreendedorismo precisar ser colocado como mais importante do que é visto hoje. Esperamos que, ano que vem, os líderes do G20 incluam nesta discussão a melhor ferramenta de criação de empregos do planeta: empreendedores.

 

Originalmente publicado no Endeavor Global Entrepreneurship Blog.

 

 

 

 

 

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 20 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Acreditamos que a força do exemplo é o caminho para multiplicar empreendedores que transformam o Brasil e por isso trazemos aprendizados práticos e histórias de superação de grandes nomes do empreendedorismo para que se disseminem e ajudem empreendedores a transformarem seus sonhos grandes e negócios de alto impacto.

Deixe seu comentário

Parceiros
Criação e desenvolvimento: