facebook
Você já se perguntou por que
nosso conteúdo é gratuito?
Somos uma ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto que capacita
4 MILHÕES
DE EMPREENDEDORES
A CADA ANO
Faça a sua doação e contribua para continuarmos
este trabalho em 2016!
Informações Adicionais
Sobre o Empreendedor

Joaquim Caracas

Impacto ProtensãoCeará

"Invenção só é inovação se emitir nota fiscal."

Nascido em 1956 em Guaramiranga, interior do estado do Ceará, Joaquim Antônio Caracas Nogueira teve uma infância com muita fartura junto aos seus sete irmãos. Aos 15 anos ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), da Aeronáutica em Barbacena, Minas Gerais e teve a chance de conhecer todas as regiões do país. Ao retornar, tinha 19 anos, entrou na Universidade Federal do Ceará para cursar Engenharia Civil.

Na mesma época, uma crise financeira afetou sua família. Sendo o mais velho dos homens, se sentiu na obrigação de ajudar a manter a casa. A terra em que vivia era muito fértil, e dali sempre brotava bananas em abundância. Então, com o carro da família, ele e os irmãos saiam em direção a capital para vender as bananas colhidas em suas propriedades.

Joaquim começou a aprimorar sua experiência empreendedora e passou a desenvolver suas habilidades de negociação. Ao terminar a faculdade, conciliou seu perfil empreendedor com a capacidade de criar soluções inovadoras que mudariam o cenário da construção civil.

1996

Caracas trás o conceito de protensão não aderente para o Brasil

2004

Concessão da primeira patente em 2004, que havia sido solicitada em 1997

2013

É selecionado como Empreendedor Endeavor pela Impacto Protensão

Ano de Fundação

1997

Apoio Endeavor:

desde 2013

Segmento:

Construção Civil

"A Impacto promove o desenvolvimento da construção civil, oferecendo soluções economicamente viáveis, sustentáveis e inovadoras."

A Impacto Protensão é uma empresa Cearense que desenvolveu um sistema de construção de lajes de prédios que utiliza diversos dispositivos patenteados envolvendo plástico reciclado, design inteligente e protensão de concreto que é capaz de promover economia de 85% de uso de madeira nessa etapa da construção e até 45% em mão de obra, se mostrando um formato inovador e sustentável de construir lajes e podendo reduzir em até 2% os custos totais da construção de um prédio.

Além disso, o modelo reciclável de sua cadeia de produção e avançados investimentos em P&D permitiram criar, com o lixo que seu sistema produz, os "contâiners sustentáveis", construídos por peças plásticas encaixáveis que podem servir como uma solução móvel e de baixo custo para canteiros de obras, escolas, refeitórios e até casas residenciais.

Criação e desenvolvimento: