Informações Adicionais
Sobre o Empreendedor

Heloísa (Zica) Assis

Beleza NaturalRio de Janeiro

"A gente não queria tratar só o fio de cabelo, mas também a alma, o sentimento."

Nascida na comunidade do Catrambi, no Rio de Janeiro em uma família humilde com 12 irmãos, Zica, começou a trabalhar aos 9 anos. Foi babá, faxineira e empregada doméstica, mas nunca desistiu do seu sonho: desenvolver um produto para tratar seu cabelo, crespo e muito volumoso. Não queria alisá-lo, mas não existiam produtos no mercado que “domassem” os seus cachos. Fez um curso de cabeleireira para encontrar as respostas e conseguiu matérias-primas para desenvolver seu produto em casa. Com uma bacia e uma colher de pau, começou a fazer testes no próprio cabelo e no de seu irmão mais novo. Dez anos, muitos experimentos e muita queda de cabelo depois, chegou à fórmula do Super-Relaxante.

A ideia de abrir seu próprio salão veio dos vários pedidos de amigas, que também queriam sentir a sensação de cabelos soltos e brilhantes balançando nas costas. Contou com o suporte e coragem do marido Jair para vender o único bem da família, um Fusca, além da experiência do irmão, Rogério, e da amiga Leila, que, como ex-funcionários do McDonald’s, trouxeram um processo inovador, semelhante a uma linha de montagem, para ganhar agilidade no atendimento. Não demorou muito para as filas começarem a se formar e a equipe trabalhar até de madrugada para tentar atender toda a demanda.

Os anos que se seguiram foram de muito trabalho. Com o excesso de demanda, começaram a surgir problemas de gestão dos clientes, e foi então que o expertise de sua sócia, Leila, entrou. Mecanizaram o processo e abriram novos salões, e isso foi se espalhando. Hoje são mais de 25 institutos de beleza, com mais de 50 cremes de tratamento para ajudar mulheres como elas a viverem seus dias com mais autoestima e cachos soltos.

1993

Depois de 10 anos de experimentos, Zica chegou à fórmula do Super-Relaxante e vendeu o carro do marido para abrir seu primeiro salão no bairro da Muda (Grande Tijuca)

2005

Com 100 lojas do Beleza Natural e 1.200 funcionários, é selecionada como Empreendedora Endeavor ao lado de Leila, Rogério e Jair

2013

Entra para a lista das 10 mulheres mais poderosas do Brasil pela Forbes. O Beleza Natural recebe investimento de R$ 400 milhões pela GP Investments para financiar o plano de expansão de 50 pontos em 6 anos.

Ano de Fundação

1993

Apoio Endeavor:

desde 2005

Segmento:

Beleza & Bem Estar

"O Beleza Natural devolveu auto-estima a quem tem cabelos cacheados e crespos"

O Beleza Natural é uma cadeia de salões de beleza com foco em consumidores da classe C. Fundada em 1993, a empresa desenvolveu produtos e serviços inovadores e exclusivos para cabelos crespos e ondulados.

Hoje, o Beleza Natural tem mais de 25 institutos de beleza em diversas cidades, –atendendo mais de 130 mil clientes por mês. Além do Super-Relaxante, todos os produtos usados no Beleza Natural são de fabricação própria e ficam disponíveis à venda. Por mês, são produzidas mais de 360 toneladas de cremes, shampoos, condicionadores, entre outros, na Cor Brasil Cosméticos, seu braço industrial, local que conta também com um laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa possui ainda um Centro de Desenvolvimento Técnico (CDT), que ministra cursos para os funcionários. O Beleza Natural emprega atualmente cerca de 3000 pessoas, sendo 80% delas ex-clientes, o que reforça seu aspecto social de inserção da classe C no mercado de trabalho e políticas de primeiro emprego.

Com um crescimento médio de 30% no faturamento desde 2001, recebeu em 2013 investimento de R$70milhões da GP Investments para financiar o plano de expansão para 120 lojas em 5 anos. E o sonho de se tornar uma empresa internacional já começa a ser construído com a escolha de um ponto no Harlem, em Nova York, para no futuro ser o primeiro Beleza Natural fora do Brasil.

Criação e desenvolvimento: